Os tempos atuais mudaram vários conceitos e, inevitavelmente, algumas celebrações também. O carnaval, sinónimo de muita música, ritmos brasileiros, folia, reunião de amigos e alegria, sofre com as consequências do novo coronavírus.

Com o confinamento obrigatório, estamos todos um pouco privados de celebrar o carnaval como sempre o conhecemos. No entanto, vamos ajudar-te a recriar alguns momentos para festejares o carnaval 2021, mesmo sem sair de casa.

Vamos começar por criar uma fantasia de carnaval?

Turbante com frutas

Inspirado no ícone de Hollywood, Carmen Miranda, é o chapéu de frutas que podes fazer, num simples projeto DIY, para preparar uma vestimenta a rigor neste carnaval.

Materiais necessários:

Mãos à obra:

  • Começa por fazer o turbante colocando o tecido à volta da cabeça e cola o arco de cabelo por baixo. Se preferires, podes forrar o arco com o próprio tecido;
  • Usa a cola quente para fixares as frutas e flores artificiais no tecido, de forma intercalada;
  • Deixa secar bem, verifica se está tudo bem preso e… está pronto.

Tiara de flores

Se a Frida Kahlo é um dos teus ícones femininos favoritos, vamos ajudar-te a recriar o famoso adereço desta artista mexicana. Depois da tiara, não te esqueças de tratar da make up a condizer.

Materiais necessários:

  • Um arco de cabelo ou tiara grossa, que suporte bem as flores;
  • Flores de cores variadas, sem esquecer a rosa artificial;
  • Fita vermelha;
  • Tesoura;
  • Cola quente.

Mãos à obra:

  • Corta as flores artificiais, de forma a que fique apenas um pequeno caule, que irá servir para colar no arco.
  • Se o caule das flores for em arame, como é comum, podes enrolá-lo no arco ou, em alternativa, usar cola quente para o fixar.
  • Cola todas as flores, misturadas nos formatos e cores, intercaladas com as rosas características da personagem.
  • No final, usa a fita vermelha para entrelaçar o arco e as flores, de forma a tapar qualquer imperfeição. 
  • Agora é só exibir a tua tiara de flores, com uma make up para compor a fantasia.

Joker

Fãs do Joker podem aproveitar para recriar uma das suas versões favoritas. Algumas são fáceis, como o Joker em Suicide Squad.

Materiais necessários:

Mãos à obra:

  • Começa por pintar o cabelo de verde, garantindo que não acertas em nada que não o teu próprio cabelo. Por via das dúvidas, se o fizeres sozinho, afasta-te de roupas e toalhas que possam ser atingidos;
  • Procura algumas imagens da personagem do Joker no filme Suicide Squad e inspira-te nas tatuagens que vês. Pega no lápis preto e toca a desenhar!
  • Por fim, basta vestir a camisa. Agora não te dispas sem fazer uma bela de uma sessão de fotos.

Fred Mercury

Os apaixonados pelo legado de Freddy Mercury podem aproveitar a ocasião do carnaval para homenagear o cantor.

Materiais necessários:

Mãos à obra:

  • Começa por procurar no armário o dress code adequado. Se não tiveres nada que se enquadre, podes procurar por roupa em segunda mão;
  • Depois do outfit, trata do cabelo. Aplica o gel e penteia-o bem certinho;
  • Finaliza com os óculos de sol e bigode e, claro, podes pegar num microfone e começar o show.

Preparar a casa para a receção do carnaval

Enfeites e decoração carnaval

Depois de tratada a fantasia, é hora de preparar também a casa. Decora com enfeites de carnaval e, para estar tudo dentro do clima, prepara uma playlist exclusiva com músicas carnavalescas.

Os menus destes dias de folia são, essencialmente, de petiscos variados, salgadinhos e doces. Prepara alguma variedade e tem sempre disponível na mesa. Não te esqueças que a base da hidratação é a água.

Atividades para realizar em casa neste carnaval

Sessão de cinema

Prepara o teu home cinema sem carregar no orçamento. Coloca o milho a saltar no tacho, escolhe um bom filme e junta a família para assistir a um filme divertido.

Uns dias antes, prepara uma lista de filmes para ver e façam as vossas críticas, como se dos Óscares se tratasse.

Festa do pijama

Se tens crianças em casa, podes dedicar-lhes esta noite especial. Começa por afastar os móveis, para terem mais espaço. Monta uma tenda tipi e estende alguns colchões pelo chão.

Prepara lambarices, pizza, sanduíches mistas, entre outras coisas rápidas e práticas. Compõe a noite com um filme divertido, jogos de tabuleiro, uma caça ao tesouro ou outros desafios para a noite.

E que tal incluir na festa um momento de Mindfulness com as crianças?

Sessão de fotografias

Se prepararam a vossa casa e estão fantasiados, então aproveitem para registar esse momento. Podem preparar um cenário numa parte específica da vossa casa ou simplesmente ir tirando ao longo do dia. No final, o que importa é que mais tarde possam recordar por fotos e pequenos vídeos, este carnaval diferente.

Conhece o top 5 das melhores máquinas fotográficas instantâneas

Assistir a shows de carnaval

Procura desfiles do ano anterior, de Portugal ou até do Brasil, e sintam a magia desta festividade a invadir-vos a casa. Elevem a fasquia e façam desfiles, como se pertencessem a uma escola de samba.

Concurso de máscaras pelo Zoom

Uns dias antes do carnaval, lança o desafio aos amigos e combinem uma hora para, no dia D, se juntarem no Zoom e apresentarem as vossas máscaras. A mais divertida, original e hilariante deve sair vencedor.

Nesse encontro podem, ainda, ir eliminando mascarados por rondas, até encontrar o vencedor. Conforme as pessoas sejam eliminadas, pode ter como consequência a obrigação de cantar um trecho de uma música típica do carnaval.

Banner com texto "Encontra tudo no OLX" e botão para o site.

Este carnaval pode até ser diferente do habitual, mas nem por isso tem de ficar na gaveta. Planeia a tua festa com alguma antecedência e dá um salto ao OLX, para encontrares tudo o que precisas para teres um carnaval de sucesso e, sobretudo, em segurança.


Próximas leituras:

Alongamentos matinais: 8 exercícios para fazer em casa
Os alongamentos são importantes para começares o dia da melhor forma: com …
Exercícios para o cérebro: 7 desafios para a mente
Está hora de aguçar a mente com estes exercícios para o cérebro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *