As casas de pássaros são uma ótima forma de atrair pássaros para o teu jardim e quintal. Mas e se não tiveres tempo ou habilidade para fazer uma? Aqui está como podes fazer uma casa para pássaros em apenas 10 passos simples.

1. Escolhe O Material Certo

Escolhe O Material Certo 

Casa para pássaros DIY - Como fazer uma?
https://www.istockphoto.com/photo/craftsman-making-a-wooden-birdhouse-with-tools-or-equipment-and-wood-plank-all-gm1224148465-359828040

O melhor material para uma casa de pássaros é a madeira. Mas também podes usar outros materiais como bambu, plástico reciclado, ou mesmo papel maché.

O material que escolhes deve ser suficientemente resistente para suportar os elementos e o peso dos pássaros. Se estiveres a usar materiais reciclados, certifica-te de que estão limpos e livres de toxinas. Certifica-te também que o material que escolhes é seguro para os pássaros.

2. Escolhe o tamanho certo

Escolhe o tamanho certo
https://www.istockphoto.com/vector/cages-for-birds-doodle-set-gm1296447393-389860474

O tamanho certo para uma casa de pássaros vai depender do tipo de pássaros que queres atrair. Por exemplo, pássaros pequenos como os pintassilgos vão precisar de uma casa mais pequena do que pássaros de maior tamanho como corujas. Ao escolheres o tamanho, considera também o buraco de entrada.

O buraco deve ser suficientemente grande para o pássaro entrar, mas não demasiado grande para que os predadores possam entrar. Também é importante ter a certeza que a casa do pássaro não é demasiado pequena ou demasiado grande para o pássaro. Se for demasiado pequena, o pássaro não conseguirá mover-se e se for demasiado grande, o pássaro poderá não conseguir manter a casa quente.

3. Corta os Pedaços

Corta os Pedaços
https://www.istockphoto.com/photo/hands-with-triangle-nested-wood-triangles-and-hexagons-concentric-figures-stacking-gm1387338521-445308358

Quando tiveres o teu material e o tamanho certo, é altura de começares a cortar as peças para a tua casa de pássaros. Vais precisar de quatro paredes, um fundo, e um telhado. As peças devem ser cortadas no tamanho certo e depois lixadas para que não haja arestas afiadas.

Além disso, as paredes devem ser inclinadas para que a chuva possa escorrer. Se houver buracos nas paredes, cobre-as com rede de arame para que os pássaros fiquem protegidos. Os pássaros gostam de fazer ninhos nas cavidades das árvores, por isso tenta fazer com que a tua casa dos pássaros pareça uma cavidade de árvore.

4. Furos para a ventilação

Furos para a ventilação
https://www.istockphoto.com/photo/nestbuilding-gm115946076-3178207

As aves precisam de ar fresco, por isso certifica-te de que fazes buracos nos lados da tua casa de pássaros para ventilação. O fluxo de ar é importante para a saúde da ave e para manter o ninho seco. Os buracos devem ser suficientemente grandes para que o ar passe mas suficientemente pequenos para que os predadores não consigam entrar. As aves também podem ficar presas nos buracos de ventilação, por isso certifica-te de que os tapas com rede de arame.

A ventilação adequada é especialmente importante no verão, quando as temperaturas podem ficar muito quentes. Tem em mente que a casa dos pássaros vai ficar muito quente ao sol, por isso certifica-te que a colocas num local com sombra.

5. Monta a Casa dos Pássaros

Monta a Casa dos Pássaros
https://www.istockphoto.com/photo/birdhouse-on-table-gm1136580349-302745090

Agora está na hora de começares a montar a tua casa de pássaros. Começa por prender as paredes ao fundo, e depois adiciona o telhado. Após montares a casa dos pássaros, podes começar a pintá-la ou a adicionar qualquer decoração.

Lembra-te de usar tintas não tóxicas e materiais que sejam seguros para os pássaros. Embora queiras que a tua casa para pássaros tenha bom aspeto, a segurança dos pássaros deve ser a tua prioridade máxima.

6. Pinta ou Decora a tua Casa

Pinta ou Decora a tua Casa
https://www.istockphoto.com/photo/little-girl-painting-bird-house-gm531351477-55457554

Isto é opcional, mas um pouco de cor pode contribuir muito para tornar a tua casa mais atrativa para os pássaros. Pintar a casa dos pássaros também vai ajudar a protegê-la dos elementos naturais.

Se decidires pintar a casa do pássaro, usa tinta não tóxica e evita usar cores brilhantes que possam atrair predadores. Também podes decorar a casa dos pássaros com materiais seguros para os pássaros, como galhos, folhas ou bagas. É melhor evitares o uso de cola ou qualquer outro material tóxico.

7. Pendura a tua Casa para Pássaros

Pendura a tua Casa para Pássaros
https://www.istockphoto.com/photo/boy-hanging-birdhouse-on-a-tree-gm1360104808-433234464

O último passo é pendurar a tua casa de pássaros num local onde é provável que os pássaros a visitem. Uma árvore, cerca ou varanda são todas boas escolhas. Pendurar a casa dos pássaros demasiado alto ou demasiado baixo pode impedir os pássaros de a usarem, por isso certifica-te de que a colocas à altura certa.

A casa dos pássaros também deve estar virada na direcção certa para que o buraco de entrada não esteja sob a luz directa do sol. Se não tiveres a certeza onde pendurar a casa dos pássaros, podes pedir conselhos a um especialista local.

8. Diverte-te a observar os pássaros!

Assim que a tua casa de pássaros estiver a funcionar, podes sentar-te e desfrutar de observar os pássaros que te vêm visitar. Mas não te esqueças de verificar a casa dos pássaros de vez em quando para te certificares de que está em boas condições.

Se notares algum problema, certifica-te de que o resolves imediatamente. Com um pouco de cuidado, a tua casa para pássaros proporcionará um refúgio para pássaros durante anos!

9. Mantém a tua Casa de Pássaros Limpa

Com o tempo, a tua casa de pássaros vai ficar suja devido aos excrementos dos pássaros que a usam. Para a manteres limpa e atraente, dá-lhe uma boa limpeza de poucos em poucos meses.

Se não quiseres ser tu fazê-lo, podes contratar um profissional de limpeza para a casa dos pássaros. De qualquer forma, é importante manter a casa dos pássaros limpa para que os pássaros continuem a voltar!

10. Certifica-te de que reparas qualquer dano

Se notares algum dano na tua casa de pássaros, certifica-te de que o reparas imediatamente. Isto irá ajudar a manter os pássaros seguros e assegurar que eles podem continuar a usar a tua casa para pássaros nos próximos anos.

Na maioria das vezes, só precisas de uma chave de fendas e um pouco de cola de madeira. Mas se o dano for mais extenso, poderás precisar de substituir algumas das peças.

Com estas dicas simples, podes facilmente construir uma casa para pássaros que te proporcionará uma casa segura e confortável para os pássaros. Lembra-te apenas de usar materiais não tóxicos, manter a casa limpa, e reparar qualquer dano assim que reparares nela. Com um pouco de cuidado, a tua casa para pássaros será um paraíso para os pássaros durante muitos anos!

Como Atrair os Pássaros para a tua Casa?

Como Atrair os Pássaros para a tua Casa?
https://www.istockphoto.com/photo/great-tit-and-diy-nest-box-birdhouse-with-a-white-retro-motorcycle-helmet-tit-with-gm1395296486-450455623

Se estás à procura de adicionar alguns amigos com penas ao teu quintal, uma casa de pássaros é uma ótima forma de o fazeres. Mas como é que te certificas que os pássaros a usam realmente? Aqui estão algumas dicas:

1.      Localização, localização, localização! Coloca a tua casa de pássaros numa área segura de predadores e que tenha muita comida e água por perto. Um bom local para pendurar a tua casa de pássaros é num ramo ou poste de árvore, a cerca de 1,5-6 metros do chão.
2.      Torna-o confortável. As aves gostam de espaços pequenos e acolhedores para nidificar, por isso certifica-te de que a abertura da tua casa para pássaros tem o tamanho certo para o tipo de ave que estás a tentar atrair. O buraco deve ter cerca de 2-3 polegadas de diâmetro.
3.      Mantém-na limpa. As aves são atraídas pelas casas de pássaros limpas, por isso certifica-te que limpas regularmente os ninhos e os detritos antigos.
4.      Acrescenta algum talento. As aves também são atraídas pelas casas de pássaros que são decoradas com tinta colorida ou outras características. Por isso diverte-te e torna-te criativo!

Seguindo estas dicas, de certeza que vais atrair alguns amigos com penas para o teu quintal num instante.

Conclusão

Se estás à procura de um projeto de fim-de-semana divertido, considera fazer a tua própria casa para pássaros. É fácil de fazer e pode ser uma ótima maneira de apanhar ar fresco enquanto desfrutas da natureza.

Além disso, existem muitos tutoriais online que te podem ajudar a percorrer o processo. Quer queiras optar por um design tradicional ou ser criativo com algo mais único, montar uma casa para pássaros é um projeto divertido e gratificante que pode trazer horas de diversão (e esperemos que alguns novos amigos emplumados) para o teu quintal.

Alguma vez fizeste uma casa para pássaros? Como foi a tua experiência? Diz-nos nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *