Champô sólido: porque são melhores para o cabelo?
O champô sólido é uma alternativa mais orgânica e sustentável. Descobre todas as vantagens desta solução e qual o mais adequado ao teu tipo de cabelo.
Os avanços do mundo da cosmética trouxeram-nos descobertas importantes para a saúde e para o meio ambiente. Aos poucos, a cosmética tem ensaiado um regresso ao natural, ao orgânico e sustentável. É neste contexto que surge o champô sólido, uma proposta tão tradicional que é inovadora. Descobre em que consiste o champô sólido e quais as vantagens.
O champô sólido não tem água na sua composição, ao contrário dos champôs tradicionais que são 70% água. Como não tem este ingrediente, não necessita de conservantes químicos que afetam o cabelo. A sua composição conta apenas com ingredientes ativos.
Numa palavra, sim. O PH do champô sólido é semelhante ao da nossa pele, os ingredientes são mais saudáveis e naturais e não têm silicones ou químicos agressivos como sulfatos. Os cabelos ficam com aspeto macio, limpo e, acima de tudo, mais saudável.
Sim. A maioria das marcas que oferecem champô sólido trabalha com ingredientes naturais que são tão eficazes quanto os champôs líquidos tradicionais. Este é um dos motivos que faz com que o champô sólido seja agora um dos produtos mais procurados para a rotina diária.
Para além de ser uma solução mais saudável para o cabelo, o champô sólido é melhor para o ambiente. Estes produtos não contêm sulfatos ou silicones artificiais na sua composição, mas sim ingredientes naturais ou biológicos. Também não vêm em embalagens descartáveis dos champôs líquidos, já que são quase sempre de papel ou cartão.
O champô sólido precisa de menos água durante a produção e os ingredientes não poluem a água. Por fim, os champôs sólidos são cruelty free, ou seja, não são feitas experiências em animais.
Artigo relacionado: 7 dicas para dizeres não ao plástico de utilização única
Uma unidade de champô sólido equivale a cerca de dois frascos de champô líquido, acabando por ser uma solução mais económica. Ao contrário do que acontece com o champô líquido, o sólido permite dosear a quantidade necessária à lavagem do cabelo, evitando cair em excessos.
Existem champôs sólidos para todo o tipo de cabelo, seja ele normal, seco, oleoso, pintado ou de outro tipo, que carece de diferentes necessidades. À semelhança do que acontece na escolha de um champô tradicional, a escolha do champô sólido mais adequado depende da natureza do teu cabelo, frequência de utilização e aroma.
Se o teu cabelo tem raiz seca, opta por champôs sólidos indicados para cabelos secos, com ingredientes hidratantes, como é o caso da manteiga de karité.
Se a raiz é oleosa, opta por champôs para cabelos oleosos, cuja composição está idealizada para uma lavagem eficaz, como é o caso do eucalipto, e que devolvam a frescura aos fios.
Se o cabelo é pintado, o mais indicado é o champô para cabelos secos ou danificados, pois tem componentes que vão proteger o pigmento.
Se tens o couro cabeludo sensível, é importante escolher um champô sólido sem perfume ou no qual este seja bastante suave, para não correres o risco de o deixares irritado.
Seja qual for a tua escolha e o teu tipo de cabelo, deves ter presente que a adaptação ao champô sólido pode não ser imediata. O teu cabelo está habituado a produtos com muitos ingredientes artificiais que, embora agressivos, acabavam por já ser bem recebidos.
No início, alguns cabelos podem parecer um pouco mais oleosos, opacos ou até mesmo com a sensação de ressecamento ou franzido. Essa fase passa e, num curto espaço de tempo, o resultado vai valer a pena.
Portanto, podes não o sentir no ponto que idealizavas ao final da primeira lavagem, mas deves experimentar manter a lavagem com o teu novo champô sólido por, pelo menos, três semanas até trocares de produto.
Artigo relacionado: Como fazer sabonetes caseiros
O champô sólido amolece em contacto com a água, tornando-se mais suave e fácil de aplicar no cabelo. Esfrega-o diretamente nos fios do teu cabelo ou esfrega primeiro na mão até fazer espuma.
É importante lembrar que o champô sólido não faz a mesma espuma que o champô dito convencional. No entanto, isso em nada afeta o seu desempenho.
Entre as lavagens do teu cabelo, deves armazenar o champô sólido da melhor forma possível, para que se mantenha seco e evitar que o mesmo amoleça demasiado, desgastando-se mais rápido do que vais desejar.
Em caso de transporte, leva-o num recipiente selado, de preferência reutilizável e adequado ao tamanho do teu champô.
No mesmo sítio de sempre, no OLX. Aqui encontras dezenas de opções de champô sólido para todas as utilizações.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta