Existem vários quilómetros de ciclovias em Portugal. Se gostas de viajar e de andar de bicicleta, esta é uma das melhores formas de conhecer o país, principalmente as zonas menos urbanizadas.

Portugal tem uma temperatura média anual de 16ºC e muitos dias de sol, mesmo durante o inverno. Por isso, é possível pedalar praticamente durante todo o ano. À exceção dos meses de julho e agosto, o resto do ano é ameno, perfeito para pedalar.

As ciclovias em Portugal têm captado a atenção e as infraestruturas têm sido melhoradas. São mais de 1330 km de trilhos identificados em diversos centros de BTT ao longo do país e da Rede Nacional de Cicloturismo.

Estás ciente dos benefícios de dar ao pedal?

  • Faz bem à saúde – É uma atividade física muito completa, excelente para manter a forma física. Pedalar reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e reforça os músculos. Oferece benefícios fisiológicos ao nível do stress, bem-estar, memória e sono.
  • Dá a conhecer novos lugares – Através das ecovias e ciclovias em Portugal, é possível conhecer uma região, viajar e contemplar paisagens que não seria possível com outro meio transporte.
  • É amigo do ambiente – É menos ruidosa e poluente que os outros veículos e a sua manutenção regular não implica grandes custos.
  • Pode ser uma atividade em grupo – É possível praticar com amigos e família, e desfrutar de momentos de descontração e partilha.

Ciclovias em Portugal: de Norte a Sul

Sabias que podes percorrer o país de Norte a Sul a pedalar? Existem várias opções e o mais difícil vai ser escolher as paisagens que vais querer descobrir pelo caminho.

Ecopista do Rio Minho – 17 km

Proveniente do ramal ferroviário que ligava Valença a Monção, desativado há já vários anos, surgiu a ecopista destinada ao cicloturismo e a passeios pedonais. Esta foi a segunda via ecológica do país a aproveitar linhas ferroviárias antigas e desativadas para este fim.

Ciclovia da Mãe d’Água – 2 km

Esta ciclovia em Portugal fica no antigo canal ferroviário da Linha do Tua, acompanha a nova Circular Interior de Bragança e desenvolve-se paralela ao corredor pedonal, que liga à antiga Estação de Comboios.

Ecopista da Linha do Sabor – 25 km

Inaugurada em 1938, ligava a Linha do Douro, na Estação do Pocinho, a Miranda do Douro, na Estação de Duas Igrejas. Foi desativada pela Refer em 1988 e, passados 18 anos, transformada em Ecopista pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Ecovia do Rio Lima – 25 km

Divide-se em 5 percursos de ciclovias em Portugal que se estendem pelas margens, passando pelos municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. As rotas coincidem com o Caminho de Santiago.

BTT é a tua onda? Vê tudo o que precisas para fazer trekking com uma bicicleta de BTT

Ecopista do Vale do Vouga – 10 km

Resulta da parceria entre o Município de Sever do Vouga e a Refer, pela reabilitação da antiga Linha Ferroviária do Vouga, que ligava Sernada do Vouga a Viseu. Tem início no Lugar da Foz, do lado de Rio Mau, seguindo para Norte, em paralelo ao Rio Vouga, até aos limites de Oliveira de Frades.

Ciclovia Póvoa-Famalicão – 28 km

Após o trabalho de recuperação da antiga linha férrea entre Famalicão e Póvoa de Varzim, efetuado pela Câmara Municipal, surge uma nova ciclovia em Portugal que liga estas duas cidades.

Ecopista da Linha do Tâmega – 52 km

Da Estação de Livração, no Marco de Canaveses, à Estação de Arco de Baúlhe, entre a Linha do Tâmega e a Linha do Douro, surge esta ecopista. A margem direita do Rio Tâmega passa por paisagens urbanas e vinícolas.

Ecopista do Dão – 48 km

Da antiga Linha do Dão, então desativada, surge a maior Ecopista de Portugal. Está assente no antigo Ramal do Dão e une os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

Nesta ciclovia em Portugal, vais passar pelos montes e vales, sempre ao lado do Rio Paiva. Há quem arrisque dizer que é uma das ciclovias mais bonitas do país.

Ciclovia da Marinha Grande – 35 km

A Rede Municipal de Ciclovias da Marinha Grande reúne 14 vias cicláveis ao longo de toda a sua extensão. O objetivo da rede é potenciar a utilização da bicicleta como transporte alternativo, promovendo as ciclovias em Portugal como vista a uma mobilidade mais sustentável.

Ecopista Ramal de Mora – 20 km

O Ramal Ferroviário de Moura funcionou entre 1908 e 1990, dando lugar a um percurso pedonal e ciclável. Prevê-se o prolongamento desta ecopista por mais 40 km, entre Évora e Mora.

Ciclovias de Lisboa – 20 km

Situam-se ao longo da zona ribeirinha, em terreno plano, do centro da capital até ao Parque das Nações e em direção a Belém.

Ciclovia do Guincho – 9 km

Esta ciclovia em Portugal é mais antiga do concelho de Cascais e situa-se entre a Marina de Cascais e a Praia do Guincho. Sempre paralela ao mar, proporciona um agradável passeio, com paisagens deslumbrantes do litoral português.

Ecovia do Algarve – 214 km

Com acesso direto a várias praias, a Ecovia do Litoral atravessa o Algarve de um extremo ao outro, por um corredor verde que se liga do Cabo de São Vicente até Vila Real de Santo António.

O Algarve não é apenas um dos destinos de férias mais populares do verão. Por esta ciclovia, pedalas pelos 12 concelhos e dás de caras com cenários de cortar a respiração.

Vamos pedalar até às ilhas?

  • Ciclovias de Ponta Delgada – Com um Plano de Mobilidade Sustentável, o município está a construir corredores cicláveis por todo o concelho. Em Ponta Delgada estão já em funcionamento duas ciclovias ao longo da nova Avenida do Mar e na frente marítima da cidade.
  • Ciclovia do Funchal – A cidade inaugurou a primeira ciclovia em 2009. Após um prolongamento, surge agora uma terceira fase de intervenção para estender a ciclovia até ao centro da cidade do Funchal.
  • Ciclovia de Porto Santo – Foi a primeira e a maior ciclovia em Portugal, pertencente à Região Autónoma da Madeira, atingindo praticamente 5 km de extensão. O concelho conta ainda com diversos Percursos Pedestres e de Natureza por toda a ilha.

Vê qual é a melhor altura

Entre março e junho e de setembro a outubro, as melhores regiões para percorreres as ciclovias em Portugal são na região do vale do Douro, no Norte de Portugal.

Se pretendes pedalar à descoberta da região vinícola do Alentejo, a altura ideal é de março a junho e de setembro a novembro. A Costa do Alentejo e do Algarve fazem-se bem entre março e julho ou de setembro a outubro.

A zona do Porto e o Caminho de Santiago são boas para pedalar nos meses de maio, junho, julho, setembro e outubro. A capital e as serras de Sintra e Arrábida, para pedalar na montanha, são indicadas entre abril e outubro. Nas ilhas, aproveitas bem entre março e outubro.

Já escolheste a ciclovia? Agora no OLX encontras tudo o que precisas

Bicicletas

No OLX encontras uma série de opções de bicicletas para uso citadino ou de montanha. A bicicleta ideal vai depender da utilização que lhe pretendas dar. No momento da compra considera a sua ergonomia, o conforto e a altura.

Como comprar uma bicicleta adequada ao teu dia a dia

Proteções

Para te sentires mais seguro, podes adquirir uma série de proteções: capacete, joelheiras, cotoveleiras e óculos

O capacete é essencial e existe uma grande variedade de modelos à venda. Nota que este deve respeitar as nomas ISO de qualidade aplicáveis a este tipo de equipamento.

Os óculos podem ser úteis para proteger dos raios solares e de agressões ambientais, como poeiras e insetos.

Retrovisores, buzinas e faróis

Estes itens aumentam a segurança da própria bicicleta e são fáceis de instalar. Os retrovisores vão permitir ver tudo ao teu redor, com a buzina sinalizas  a tua presença e farol pode ser útil se pedalares à noite.

Roupas e coletes refletores

São importantes para criar mais visibilidade da tua presença na estrada. Prefere roupas claras, com riscas ou ma capa refletora. Se te tornares um adepto assíduo da bicicleta, podes mesmo comprar um fato ou calções adequados ao ciclismo, com um reforço almofadado na zona que assenta no selim. 

Sapatilhas adequadas vão evitar que escorregues e, para os dias de chuva, podes adquirir uma capa impermeável, de tecido leve e que não comprometa os teus movimentos.

No OLX tens tudo o que precisas para te fazeres à estrada, a pedalar!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *