Climatizador ou ar condicionado: estas são as diferenças
O teu próximo investimento passa por um climatizador ou ar condicionado, mas não sabes por qual optar? Descobre aqui as diferenças entre eles e as suas vantagens e desvantagens.
Há uma certa tendência para confundir o climatizador com o ar condicionado, mas são dois dispositivos e conceitos diferentes. Estas são as principais diferenças entre estes dois equipamentos.
Sabias que para arrefecer, um ar condicionado primeiro aquece? E que um climatizador funciona com evaporação de água e por isso não é tão eficaz em locais húmidos? As diferenças começam logo no método fundamental de funcionamento, que vai influenciar todas as restantes características destes equipamentos. Estes são os princípios gerais de cada um.
Os climatizadores funcionam por evaporação, isto é, arrefecem a temperatura do ar por meio de água. O aparelho absorve o ar da divisão, que passa por um filtro húmido e é transformado em ar fresco, para ser expulso na divisão através de um ventilador.
É necessário encher o depósito de água para que o processo de evaporação ocorra. Importa também referir que quanto mais calor e menos humidade estiver, mais baixa será a temperatura alcançada.
O ar condicionado funciona um pouco como um frigorífico, e combina funções de ventilação, aquecimento, circulação, arrefecimento e filtragem do ar. Confuso? Tudo acontece em 5 passos.
Durante todo este processo, o ar do ambiente interno para o qual o aparelho está voltado é continuamente refrigerado e sofre gradualmente uma perda de humidade. Ao mesmo tempo, a parte externa do equipamento torna o ar mais quente e húmido.
O ar condicionado tem maior capacidade para baixar a temperatura do que o climatizador, em média. Em climas secos, os climatizadores podem reduzir a temperatura entre 10 e 12 graus. Já em climas húmidos, a redução pode verificar-se entre 5 e 7 graus.
Clica aqui e encontra o ar condicionado ideal para casa com estas dicas
Se vives em zonas muito húmidas, o ar condicionado, devido ao seu método de funcionamento, é a melhor solução para ti. Em geral, é o que apresenta maior capacidade de refrigeração.
Neste ponto a grande diferença é a necessidade, ou não, de abrir a parede para criar uma ligação ao exterior.
Os climatizadores mais comuns não precisam de tubo com saída para o exterior, basta apenas ligá-los à corrente elétrica. Além de que não requerem obras para instalação, os climatizadores são portáteis, fáceis de transportar.
O ar condicionado pode ser colocado em qualquer divisão da tua casa ou do teu escritório, mas necessita de uma abertura para o exterior por onde passará o tubo por onde obtém o ar. Por isso, exige obras.
Se não estás disposto a contratar um profissional para instalar o ar condicionado, o climatizador é a melhor opção para ti.
Também neste capítulo há diferenças importantes entre os dois.
Os climatizadores são mais eco-friendly em relação aos aparelhos de ar condicionado, o que pode representar uma poupança de até 80% em energia. O seu consumo oscila entre 60 e 180 W, consoante o modelo que escolhas.
Podes ter como ponto de partida as seguintes recomendações:
O ar condicionado, para além da necessidade de uma saída de ar para o exterior, tem um consumo energético superior.
O primeiro ponto a considerar é que não há um só tipo de ar condicionado, mas vários:
Cada tipo de ar condicionado tem consumos padrão distintos, pelo que devem ser comparados apenas modelos da mesma tipologia.
Por outro lado, alguns modelos oferecem uma funcionalidade conhecida como Inverter, que permite uma maior poupança energética, melhoram a qualidade do ar, fazem menos ruído e têm design leve e compacto. Como referência, a potência destes equipamentos pode facilmente atingir 1.000 a 2.000 W, portanto muito superior aos climatizadores, e com consumo energético proporcional.
Mas nenhuma comparação estará completa sem se considerar os BTU (ou British Termal Units), métrica que avalia a capacidade de refrigerar de um equipamento. Para os mesmos 1.000 W de potência, um equipamento pode atingir os 7.500 BTU e outro os 10.000 BTU. Isto quer dizer que o segundo é mais eficiente, ou seja, que com a mesma potência e consumo arrefece mais.
No que toca a consumo energético, o climatizador sai vencedor. Mas tudo depende do utilizador. Evita mudanças de temperatura acentuadas, uma vez que o consumo energético aumenta 7% cada vez que aumenta a temperatura apenas 1ºC. A temperatura ideal da casa deve rondar os 18ºC e os 22ºC.
Sabes o que é a Aerotermia? Lê tudo sobre este sistema aqui
Quanto maior o alcance do equipamento, maior a capacidade de arrefecer uma sala de grandes dimensões. Neste campo, existem diferenças importantes e um claro vencedor.
O climatizador é perfeito para espaços pequenos, mas não está desenhado para arrefecer a casa toda. Mesmo assim, a maioria destes equipamentos possui rodas para que possam ser facilmente transportados.
A capacidade de arrefecimento de um ar condicionado é expressa em BTU. Para encontrar um modelo que arrefeça uma área grande basta escolher um modelo com mais BTU. Como referência:
Área da sala | BTU |
até 10 m2 | até 7.500 BTUs |
12 m2 | 7.500 BTUs |
15 m2 | 10.000 BTUs |
20 m2 | 12.000 BTUs |
30 m2 | 15.000 BTUs |
40 m2 | 18.000 BTUs |
50 m2 | 21.000 BTUs |
70 m2 | 30.000 BTUs |
O vencedor é claro: se tens um espaço grande para arrefecer, prefere o ar condicionado.
A qualidade do ar é cada vez mais uma preocupação e, muitas vezes, o ar interior é mais poluído do que o exterior. Isto porque não há uma renovação eficiente, problema que a melhoria dos isolamentos veio agravar.
Outra das vantagens dos climatizadores é a capacidade de renovar o ar para obter um ambiente mais limpo, fresco e filtrado, evitando fumos e odores. Alguns modelos incluem ainda um ionizador e, por isso, revelam-se adequados para pessoas com problemas respiratórios.
A instalação do ar condicionado exige uma saída de ar para o exterior, mas não existe captação direta de ar do exterior para dentro de casa nem a recirculação de ar entre espaços. O aparelho que está na sala de estar arrefece o ar que já estava na sala de estar. Por si só, o ar condicionado não garante a necessária renovação do ar.
É por isso que se recomenda a abertura frequente de janelas e portas. Neste caso, é preferível abrir as janelas mais vezes durante o dia e por períodos de tempo de cinco a dez minutos. Assim, pode ligar o seu aparelho de ar condicionado, e evitar que o ar fique “viciado”.
Neste capítulo, o vencedor é o climatizador. Mas é sempre preferível a renovação natural do ar, abrindo as janelas.
Encontra o teu climatizador mais barato no OLX
A versatilidade é a capacidade de adaptar a utilização dos equipamentos a diferentes espaços e necessidades, com um esforço mínimo. Quem vence?
Sabias que o climatizador pode ser utilizado no interior da casa e também no exterior, como em terraços? Em ambientes secos, é perfeito, já que evapora a água.
Por outro lado, não é recomendado em climas húmidos. De facto, é necessário ventilar a divisão com frequência para evitar a condensação de humidade e para que o climatizador possa resfriar o ar novo repetidamente.
A instalação do ar condicionado pode ser complexa e mudar o local de instalação exigirá obras. No entanto, adapta-se melhor a ambientes mais húmidos, um dos problemas do climatizador.
Por outro lado, existe sempre a hipótese de escolher um ar condicionado “portátil”, alguns dos quais vêm com rodas. Mas nota que são equipamentos pesados, e alguns podem medir quase um metro de altura. Tendem também a ser mais caros do que os fixos, para os BTU que apresentam.
Depende. Se precisares de mobilidade, o climatizador é a melhor opção. No entanto, o ar condicionado funciona melhor numa variedade grande de condições ambientais.
Qualquer uma das opções exige manutenção e cuidados. É importante seguir o plano de manutenção para evitar a acumulação de bactérias e fungos que podem ser perigosos para a saúde. Estas são as diferenças entre os equipamentos.
O climatizador requer manutenção e limpeza superiores ao de um ar condicionado, uma vez que ao operar com água é propenso a acumular cal e outros resíduos nocivos. É necessário efetuar uma inspeção e limpeza anual do depósito de água, para que o teu climatizador funcione nas melhores condições. É também recomendado fazer ainda uma última inspeção do aparelho no final da temporada de utilização.
A manutenção do ar condicionado passa pelos seguintes elementos:
O ar condicionado sai vencedor, mas os dois precisam de cuidados regulares. Se detectares um problema e não saibas como resolver, pede ajuda a um técnico especializado.
Normalmente, o preço de um climatizador é inferior ao de um ar condicionado.
Resumindo as várias características principais, estes são os mais adequados para cada situação:
Qual é o melhor para ti? Qualquer que seja a tua escolha, não te esqueças de que o mercado em segunda mão é uma excelente opção para adquirires estes equipamentos, a preços mais baixos. Quanto a isso, conta com o OLX!
Próximas leituras:
Deixe um comentário