A eletricidade é um bem indispensável para o quotidiano de todos nós. Precisamos desta energia para o trabalho, para o lazer e para as mais simples tarefas do dia. Na verdade, com o aumento de eletrodomésticos e dispositivos eletrónicos nas casas, precisamos cada vez mais dela. 

Contudo, poderá chegar um momento em que esta falhe. Nunca te aconteceu o quadro da eletricidade disparar? A não ser que tenha havido um corte de energia, provavelmente, aconteceu devido ao elevado número equipamentos ligados em simultâneo.

Nestes casos, o que acontece é que a potência contratada é inferior ao consumo dos equipamentos que se encontram ligados no momento. Portanto, quantos mais equipamentos quiseres ligar em simultâneo, maior terá de ser a tua potência contratada.

Estás a ponderar alterar a potência, mas tens medo do impacto na fatura? Então relaxa. Podes fazê-lo sem grandes custos. O OLX dá-te toda a informação de que precisas.

O que é a potência contratada

A potência contratada define a quantidade de eletricidade que pode ser canalizada em simultâneo para alimentar os equipamentos elétricos da tua casa. Ou seja, determina quantos equipamentos podes ligar ao mesmo tempo.

A sua importância explica-se de uma forma bastante simples. Basta recordar o que acontece se excederes os limites que contrataste. Basicamente, se excederes a potência vais fazer “disparar” o quadro elétrico e ter uma quebra no fornecimento de eletricidade tua casa. Para além do transtorno que isso te pode provocar, pode ainda danificar os equipamentos da casa.

Então e o impacto na fatura? Inevitavelmente, um aumento de potência acarreta um aumento do preço a pagar pela energia. Contudo, existem formas de reduzir o impacto. Podes poupar ao renegociar o preço com o fornecedor ou mudar de fornecedor e contratar outra tarifa de eletricidade. Mesmo que não pretendas mudar a tarifa, estas dicas poderão ser-te úteis. 

Mudar de fornecedor

Assim como podes alterar a potência contratada, também podes mudar de fornecedor de luz. Com a abertura do mercado, mudar a titularidade, alterar as potências e mudar de fornecedor são ações possíveis e bastante simples.

Se encontrares uma tarifa mais conveniente para ti, podes sempre mudar de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e geralmente demora entre 5 e 7 dias úteis para ser realizada. Basta contactares a nova companhia com que desejas celebrar o novo contrato de luz. Automaticamente, o contrato com a empresa anterior será cessado.

Mudar a tarifa

Deves ter a informação completa sobre a alteração da potência contratada, pois existem casos em que o preço do kWh muda sem o cliente saber. As tarifas têm preços de consumo e preços de potência, com um preço diferente para cada nível de tensão contratada. Isto quer dizer que para cada potência existe um preço diferente por kWh.

Para que não faças uma má escolha, compara as diferentes tarifas que existem no mercado da eletricidade e contrata a empresa comercializadora com a tarifa mais adequada para ti.

A maioria dos fornecedores oferece várias possibilidades, que se dividem entre a tarifa simples, bi-horária e a tri-horária. Saber qual destas tarifas de eletricidade é a melhor para ti vai depender dos teus hábitos de consumo. Mudar de tarifa e alterar o contrato de energia é gratuito.

Como alterar a potência contratada

Caso repares que a potência que tens contratada não é suficiente, pois o disjuntor está constantemente a disparar, talvez esteja na hora de mudar. Neste caso deves aumentar a potência elétrica, e ter mais tensão para poder ligar mais aparelhos ao mesmo tempo.

Cada instalação tem um limite próprio de potência. Se quiseres aumentar a potência, a tua instalação deve conseguir aguentar essa pressão adicional. 

Para saberes se a tua instalação suporta o a potência que pretendes contratar, deves verificar a ficha técnica do teu ramal. Caso não suporte, deves contactar a companhia de distribuição ou um técnico especialista.

Ao fazeres o pedido de alteração, poderás colocar a questão à empresa de fornecimento e, se for necessário, uma equipa técnica irá avaliar a instalação.

A alteração do contrato da eletricidade não apresenta quaisquer custos. Contudo, existe uma exceção. Caso pretendas contratar uma potência para a qual a tua atual instalação não está preparada, terás de pagar os custos associados ao reforço da instalação elétrica.

No OLX podes encontrar eletricistas qualificados

Informação necessária para a alteração

Na verdade, não precisas de grande coisa. Para poderes proceder ao pedido de alteração da tua potência contratada reúne a seguinte informação: 

  • Dados do titular do contrato – consta na fatura, a menos que pretendas mudar de titular;
  • Potência a contratar – que deves previamente escolher;
  • Código do ponto de entrega (CPE) – consta também na fatura.

Que potência contratar?

Os consumidores domésticos, lojas, escritórios e pequenas empresas usam baixa tensão, com potências iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. 

Para consumo doméstico existem 13 diferentes potências que podes contratar. Na hora da escolha deves ter em conta vários fatores:

  • Número de pessoas do agregado familiar;
  • Número de eletrodomésticos e a sua eficiência energética;
  • Tempo que passas em casa.

Dia da Energia: encontra os teus eletrodomésticos A+++ no OLX

Escolher a potência certa pode ajudar-te a poupar. Para que fiques já com uma ideia da potência necessária em função do número de eletrodomésticos ligados, consulta a tabela que se segue.

Potência contratadaEletrodomésticos que pode utilizar simultaneamente
3.45 kVAFrigorífico, máquina de lavar roupa ou loiça e televisão
4.60 kVAFrigorífico, máquina de lavar roupa ou loiça, microondas ou aquecedor e até duas televisões
5.75 kVAFrigorífico, máquina de lavar loiça, máquina de lavar roupa, microondas ou aquecedor e até três televisões
6.90 kVAFrigorífico, arca congeladora, máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça, placa de indução ou até dois aquecedores, forno e três televisões

A adequação da potência contratada é essencial para que possas usufruir ao máximo da tua casa. Para além de ser simples, é um processo que não envolve grandes custos. Não adies mais o assunto. Muda já hoje a potência contratada da tua casa. E já sabes, se tiveres dúvidas, contrata um profissional. Podes encontra-lo no OLX!


Próximas leituras:

Nintendo Switch: tudo sobre a consola da Nintendo
A Nintendo Switch é uma consola fantástica para todos os tipos de …
Intercomunicadores para bebés a partir de 25€
Os intercomunicadores para bebés são ferramentas essenciais para acompanhar os bebés nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *