As escadas são um sistema complexo composto por grades, tirantes, degraus, bússias, etc. No entanto, a maioria dos guinchos são causados pelo atrito, geralmente devido ao desgaste nos componentes da escada de madeira. Por isso, a menos que confies nas tuas escadas para saber se os teus filhos andam a chegar a casa depois da hora de dormir, o guincho pode ser uma fonte de irritação constante.

Uma vez que a escadaria é uma das passagens mais usadas numa casa, é inevitável e natural que os pregos usados para segurá-la começam a soltar-se da madeira. É melhor consertar o rangido antes que se torne um problema grave.

Felizmente, há maneiras fáceis de consertar uma escada que range, sem gastar muita energia ou muito dinheiro. Tudo o que precisas de fazer é ir ao site do OLX para comprares as ferramentas básicas que precisas e começares a trabalhar. Este artigo é para ti, se quiseres explorar mais sobre como podes facilmente consertar escadas a guinchar. Vamoscontinuar.

Localiza o rangido

Antes de consertar uma  escada de madeira  que range, é crucial identificar  o ponto exato do rangido. Em seguida, podes usara localização do rangidopara determinar o tipo de reparação que vais fazer. Para saber de onde vem o guincho, sobe suavemente as escadas e presta atenção ao som de cada passo. Podes marcar cada passo com uma nota adesiva ou fita-cola.

Quando encontrares a parte que faz barulho, fica no meio do passo defeituoso e vai de um lado para o outro para determinar se o ruído vem de trás, da frente ou do lado. Então, se o ruído vem dos lados, significa que a culpa é do banzo. Se o guincho vem de trás, significa que a culpa é do bocel.

No entanto, o banzo é o componente vertical de um degrau, o piso é a superfície plana em que coloca as pernas, e o bocel é a placa em cada lado da escada fixada a cada tirante. O bocel é o que ajuda a adicionar apoio e manter as escadas juntas.

Assim que souberes onde está o guincho, escolher o método de reparação adequado é o próximo passo.

Se guinchar perto da parte de trás

Se o guincho estiver localizado perto da parte de trás ou do lado do degrau, podes livrar-te do som indesejado utilizando um lubrificante seco. Utiliza o lubrificante para preencher o espaço entre o tirante e o piso por baixo. Por favor, evita usar um lubrificante à base de óleo porque pode tornar o passo escorregadio ou fazer com que a madeira se deforme.

Para aplicar o lubrificante, deite-o na fenda na parte de trás do piso. Certifica-te de que o lubrificante vai o mais fundo possível. Podes empurrá-lo usando um dedo ou um pincel velho. Embora este método não impeça obanzo e o piso de se moverem uns contra os outros, eliminará o atrito que causa o ruído. Se reparares que o barulho ainda lá está, não hesites em aplicar mais lubrificante à fenda.

Se guinchar à frente

Se a escada guinchar pela frente, introduz novos parafusos para apertar o conector entre o piso e o tirante. É aconselhável que utilizesparafusos  de cabeça para esta tarefa. Os parafusos são mais fáceis de esconder uma vez que a cabeça é mais pequenaem comparação com parafusos normais.

Para isso, faz três furos piloto uniformemente espaçados na secção frontal do piso onde encontras o banzo. Insere os parafusos no orifício e empurra até chegarem por baixo da superfície do piso para evitar ferimentos nos pés.

Após perfurares os parafusos ao ponto de serem suficientemente baixos para não causarem ferimentos num descalço insuspeito, podes utilizar um enchimento de madeira para esconder as cabeças dos parafusos. Embora seja aconselhável que escolhas uma cor que corresponda adequadamente à madeira nas suas escadas, não é a maior preocupação, uma vez que há muitas cores que podes escolher.

Se guinchar por trás

Se o guincho for de trás ou de lado do degrau, a abordagem será diferente. Neste cenário, deves pregar o piso no bocel em ambos os lados das escadas. Prega5 cm de pregos a 45 graus em relação um ao outro, criando uma pinça. Podes utilizar um perfurador pneumático se tiveres um, ou melhor ainda, usa a tua mão. Se preferires, podes então encher os entalhes com um enchimento de madeira que corresponda à cor das tuas escadas.  

Como apertar um bocel

Como falamos anteriormente, podes pregar a rosca para o bocel dirigindo em pregos de acabamento de 5 cmnum ângulo de 45 graus de distância um do outro, criando uma pinça. No entanto, deves ser capaz de usar a posição dos pregos existentes para dizer onde está o bocel ou tentar verificar por baixo para confirmar se podes aceder à parte inferior das escadas.

Se tiveres escadas alcatifadas

Se a tua escada estiver alcatifada, tens de a retirar completamente antes de pensar em consertá-la. O tapete fornece cobertura para o teu trabalho, por isso, antes de o colocar de volta, podesaproveitar a oportunidade para aparafusar as placas de tiras no bocel, o que tornará tudo mais firme.

Conclusão

As escadas que rangem são um problema chato, mas não podem ser evitadas, especialmente em escadas de madeira. Isto porque a madeira, como material natural, é propensa a distorções, como encolher e expandir-se com mudanças no ambiente.

Os ruídos podem ser irritantes, mas felizmente são reparáveis. Assim, se quiseres eliminar os passos barulhentos,podes ter de utilizar alguns ou todos os métodos acima referidos. Assim que identificares a localização exata do rangido, podes seguir a solução correta neste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.