Os jogos são o teu mundo e sentes que não consegues evoluir porque o teu computador é limitado? Comprar um computador completo que cumpra todos os requisitos que necessitas, para melhorar a tua performance nos jogos, torna-se muito dispendioso e praticamente inconcretizável? Temos a solução ideal para ti: constrói o teu PC Gamer em casa.

Guia prático para construíres um PC Gamer em casa

  1. Qual o teu orçamento máximo?

O primeiro passo é definir quanto dinheiro pretendes investir na construção do teu PC Gamer e avaliares as diferentes opções de compra. Dá uma oportunidade aos materiais em segunda mão. São vários os gamers que trocam as suas peças assim que são lançadas novas versões e, por isso, existem centenas de produtos usados em bom estado e a preços muito acessíveis. O segredo está em fazeres uma boa pesquisa no OLX.

  1. Tem em conta a compatibilidade e procura adquirir peças do mesmo “nível”

Nem todos componentes são compatíveis uns com os outros. Portanto, à medida que fores comprando as tuas peças garante que há compatibilidade com as que já tens ou as que tencionas adquirir. 

E lembra-te de que o essencial será obter um equilíbrio no conjunto e, por isso, é importante que todos os elementos sejam do “mesmo nível”. Por exemplo, uma placa gráfica forte combinada com um processador fraco não acrescentará valor.

  1. Placa gráfica

Sendo que o foco deste computador serão os jogos, a placa gráfica é o componente ao qual deves dar especial atenção, nomeadamente a estas características: 

  • Tipo de memória 

A memória da placa gráfica deve ser do modelo DDR5 porque é aquele que atualmente tem maior compatibilidade com os outros componentes. Devem ser evitados modelos anteriores, especialmente o DDR3, porque consome mais energia e tem menos potência.

  • Dimensão da memória 

Os jogos consomem cada vez mais a memória, especialmente a que se dedica à exibição de gráficos, a VRAM (abreviatura de Video RAM). Por isso, compra uma placa gráfica entre os 4GB e os 6GB. Os 8GB são recomendados apenas para profissionais, caso contrário são desperdício de dinheiro. 

  • Refrigeração

Quanto maior for a refrigeração melhor será o seu desempenho e maior o tempo de vida útil. Portanto opta por placas gráficas com, pelo menos, duas ventoinhas.

  1. Processador (CPU)

O processador é o “cérebro” do teu PC Gamer e o segundo componente com maior impacto no desempenho dos jogos. Não deixes que um CPU de baixa qualidade afete o teu score. O processador deve ser capaz de aproveitar ao máximo o potencial da placa gráfica. O ideal é que seja, no mínimo, quad-core e de 3GHz. 

  1. Fonte de alimentação

Compra uma fonte de alimentação com potência suficiente para o teu sistema e assegura-te de que tem, pelo menos, o certificado 80 plus.

Atenção: fontes de alimentação com potência superior à necessária significam desperdício de energia!

  1. Motherboard 

A motherboard vai ser o “coração” do teu PC Gamer porque é nela que se conectam todos os constituintes do computador. O essencial é escolher uma motherboard que seja totalmente compatível com o processador. 

  1. Memória RAM

Uma boa memória RAM é fundamental para o bom desempenho do teu PC Gamer. Porém, memória em excesso é também um desperdício de dinheiro. O recomendado para o efeito são 16 GB.

Encontra a memória RAM ideal para o teu PC Gamer no OLX.
Temos uma secção recheada de verdadeiras pechinchas!

  1. Torre ou Caixa

A torre é essencial para manter a integridade e o bom funcionamento de todos os componentes do computador. Há dois fatores que deves ter em contas antes de a comprares:

  •  Design

A torre é o elemento que dará a forma ao teu PC Gamer. Por isso, escolhe um design de que gostes e que não se torne cansativo porque, se gostas de jogar, é provável que o vás ver todos os dias!

  • Sistema de refrigeração

Opta por uma torre com a opção de adição de (várias) ventoinhas porque só assim será possível controlar a temperatura interna do computador, evitando o sobreaquecimento e uma redução do tempo de vida útil do mesmo.

  1. Acessórios 

Os restantes elementos de um PC (como o monitor, as colunas e o teclado),- embora sejam menos essenciais, também são importantes, principalmente os seguintes:

  • O monitor

Não adianta ter uma boa placa gráfica se não tiveres um bom monitor para exibir as imagens. Por isso, se comprares um monitor dá preferência a marcas conhecidas, nomeadamente Asus, LG, Acer e Samsung, e opta por um ecrã Full HD. 

  • O rato

Um gamer necessita de movimentos precisos e rápidos por isso adquire um rato grande e ergonómico para uma melhor jogabilidade. Não te deixes ficar para trás!

Queres vender os acessórios de computador que já não utilizas.
Se estás no OLX, estás no sítio certo!

  1. Como montar tudo

O último passo para obteres o teu PC Gamer é a montagem de tudo. Deves executá-lo pela seguinte ordem:

  • Abre agora a torre e encaixa a motherboard
  • Encaixa o processador e a memória RAM na motherboard 
  • Coloca a placa gráfica
  • Liga todos os cabos ao painel frontal, de acordo com este esquema
  • Introduz a fonte de alimentação 
  • Verifica se está tudo a funcionar e joga como nunca!

Próximas leituras:

Yoga para crianças: quais os benefícios?
Quando vires que o Yoga pode ser um aliado para relaxar as …
Dia Mundial da Criança: 5 sugestões para mimares os mais pequenos
As crianças são mesmo o melhor do mundo, não concordas? Vê algumas …