Como corrigir telhas danificadas
Fonte: Pinterest

Os telhados são projetados para serem resistentes e duradouros. No entanto, podem sofrer danos após alguns anos. Uma telha danificada, se não for reparada, pode ameaçar a vida útil de um telhado. 

Para garantir que a sua casa está em boas condições, é essencial que examine o seu telhado assim que descobrir fugas ou aberturas. Limpar, remover e substituir telhas danificadas não é muito difícil, e é algo que se pode fazer sozinho. Um telhado novo é um projeto caro. Pouparia muito dinheiro ao fazer reparações oportunas para manter o telhado e dar-lhe uma vida útil mais longa.  

Para reparar uma telha, precisa de uma escada, martelo, pregos de telhado, faca, pá, removedor de telha, cinto de segurança, cinto de ferramentas, lâmina de telhado, etc. Pode obter ferramentas de reparação de telhados de qualidade e acessíveis no site OLX sem gastar muito dinheiro.

Com que frequência deve substituir as telhas do telhado?

Se notar algum dano no seu telhado, é crucial que o arranje rapidamente. Se o seu telhado não tiver mais de 20 anos, provavelmente estará em boas condições, e você pode cuidar das reparações por si mesmo. No entanto, se o telhado for superior a 20 anos, pode precisar de chamar um profissional para mudar todo o telhado. 

Como consertar telhas danificadas

Fonte: Pinterest

Para consertar uma telha danificada, há três passos que precisa de fazer. Continue a ler para saber mais.

Passo 1: Retire a telha danificada

Antes de substituir uma telha danificada, primeiro tem de retirar a telha danificada do telhado. Abaixo estão os critérios que deve cumprir antes de remover uma telha danificada. 

Utilizar as devidas precauções de segurança

Antes de subir ao telhado, use as precauções de segurança adequadas, tais como óculos de proteção, luvas e botas. Também deve instalar argolas de telhado para cintos de segurança. 

Remover telhas em tempo fresco

As telhas são feitas de asfalto ou materiais plásticos que podem ser muito quentes durante o dia. Se quiser trabalhar numa telha, tente fazê-lo de manhã antes do nascer do sol ou mais tarde à noite, depois do pôr-do-sol. Pode também pulverizar um pouco de água na área do telhado em que você está trabalhando para fazer as telhas arrefecer mais rápido. 

Retire o adesivo sob a telha 

Utilize um raspador para remover o adesivo que segura a telha. Depois disso, pode usar um martelo para cuidadosamente expor o adesivo e revelar os pregos por baixo. 

Desaperte os pregos

Depois de expor o prego por baixo da telha, deve puxá-lo cuidadosamente para cima usando o lado de remover os pregos do martelo. Tente remover lentamente o prego e evite exercer uma força que possa quebrar a telha. 

Repita o processo

Deve repetir o processo até remover todas as telhas que necessitam de substituição. 

Passo 2: Reparar a telha danificada

Às vezes, os danos não são assim tão terríveis e são reparáveis com as ferramentas certas. 

Reparação de telha danificada com silicone

À medida que o asfalto envelhece, os seus cantos podem começar a enrolar-se para cima ou para baixo. Pode corrigir esta situação colando a parte enrolada da telha. Pode usar uma pistola de silicone para aplicar um vedante no canto dobrado e colocar um tijolo para fazer peso. É aconselhável deixar o tijolo no local durante 24 horas até que o vedante seque. 

Reparação de telha rachada

Não tem de substituir uma telha se estiver rachada ou rasgada. Pode consertá-la aplicando uma espessa camada de selante de telhados sob a telha. Em seguida, pressione a telha para baixo e aplique outra camada de vedante na parte superior da fenda. Depois disso, espalhe o vedante com uma espátula. Pode usar um corante para dar ao vedante a cor da telha e disfarçar as reparações. 

Passo 3: Substituir as telhas danificadas

Quando uma telha estiver danificada sem reparação, terá de a substituir. Isto é o que precisa para substituir uma telha danificada. 

Telha de substituição

Precisa de uma telha nova no lugar da antiga. Certifique-se de que a nova telha é de material e qualidade semelhantes à danificada.

Cimento de telha ou adesivo

Algumas telhas vêm com adesivos, enquanto outras não. Se a telha não vem com um adesivo, deve comprá-la separadamente. O adesivo manterá a telha no lugar antes de a pregar. 

Pregos de telhado

Para fixar a nova telha, você precisará de pregos de telhado pesados de 2 ou 3 polegadas de comprimento. A maioria das telhas vem com orifícios de guia pré-cortado que tornam o processo de instalação bastante simples. 

Se a telha não vier com orifícios pré-cortados, certifique-se de que insere o prego em três ou quatro pontos entre a parte superior e inferior da telha. Não pregue demasiado perto da ponta para evitar rasgos ou ruturas. 

Repita o processo para novas telhas

Se estiver a substituir mais de uma telha, repita o processo de instalação até terminar de substituir as telhas antigas pelas novas. 

Conclusão

Os telhados têm uma longa vida útil, e podem durar muitos anos sem sofrer danos. No entanto, é benéfico consertar o seu telhado quando detetar qualquer defeito menor para evitar mais danos. 

Você pode corrigir a maioria dos pequenos defeitos do telhado você mesmo comprando os itens necessários para consertar o telhado. Substituir telhas também é uma tarefa que pode executar se tiver as ferramentas certas. Você pode comprar ferramentas e materiais de qualidade para reparar e substituir telhas de telhado no OLX a um preço acessível. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.