Se estás cansado de substituir a tua frigideira antiaderente porque ela desgata-se muito depressa, vieste ao sítio certo. As frigideiras antiaderentes são úteis na cozinha, mas não são tão duradouras como outros materiais, como ferro dúctil e aço inoxidável.

Antes de entrarmos em detalhes, estes são sintomas de que o revestimento antiaderente da tua frigideira está se a deteriorar:

  • A superfície da sua frigideira tornou-se monótona, e o brilho desvaneceu-se. 
  • Os alimentos começam a colar, e também é necessário mais óleo para cozinhar.

Embora seja ideal para verificar com o fabricante dos teus utensílios de cozinha para diretrizes e sugestões explícitas, aqui estão algumas recomendações básicas para cuidar de utensílios antiaderentes.

1. Pré-tempere a frigideira antes de usá-la

Um pouco de tempero pode ajudar a prolongar a vida útil dos teus utensílios de cozinha. Para eliminar qualquer resíduo de fabrico de frigideiras novas, limpa suavemente a frigideira com uma esponja macia. Em seguida, experimenta revestir os teus utensílios de cozinha num pouco de óleo fino. Em seguida, cozinha por uma hora a 150ºC.  Deixa arrefecer antes de limpar o excesso de gordura com toalhas de papel.

Consulta o manual do utensílio antes de colocar as frigideiras antiaderentes no forno para obter a temperatura máxima recomendada. Algumas frigideiras não podem ser utilizadas assim. Se for este o caso, lava a frigideira antes de a untares ligeiramente com óleo. Em seguida, por alguns minutos, cozinha em lume médio. Deixa arrefecer antes de lavar com um detergente moderado e enxaguar. Está agora pronta a ser utilizada.

2. Evite usar spray de cozinha

A utilização de sprays de cozinha repetidamente resultará na acumulação de resíduos, especialmente nas bordas da frigideira, se não bem limpas após cada utilização. Isto acabará por fazer com que a frigideira fique pegajosa e os alimentos cozinhem de forma desigual. Depois de utilizar um spray de cozinha, limpa bem a frigideira ou evita utilizar sprays de cozedura. 

3. Cozinha em lume brando e médio

Deve evitar-se a cozedura em lume alto. A exposição prolongada a temperaturas elevadas irá danificar o revestimento antiaderente ao longo do tempo. Certos revestimentos da frigideira antiaderente são mais resistentes ao calor do que outros.

Que temperatura é considerada demasiado quente? Quando as temperaturas sobem acima dos 260 Cº, o teflon começa a degradar-se e pequenas partículas químicas são libertadas. As frigideiras antiaderentes podem atingir rapidamente a temperatura máxima de cozedura sugerida (260 Cº), por isso use calor baixo a moderado e deixe a frigideira aumentar progressivamente para a temperatura pretendida.

4. Usa utensílios de cozinha seguros

Os utensílios metálicos de qualquer tipo (garfos, facas, espátulas metálicas, batedores, etc.) não devem ser utilizados em frigideiras antiaderentes. Podem perfurar e destruir o revestimento antiaderente da frigideira. Colheres de madeira e salazares arredondados são preferíveis.

Porque usar Salazares? São mais maleáveis do que colheres de madeira. Mesmo que tenha pressionado inadvertidamente demasiado a frigideira, não deixaria marcas (incluindo arranhões). Também não se sejam tão facilmente.

Algumas carnes com arestas afiadas (como bifes de t-bone, costeletas de borrego e costeletas de porco) podem produzir riscos microscópicos quando movidos numa frigideira antiaderente. Assim, ao preparar este tipo de carne, sugerimos que utilizes utensílios de cozinha alternativos, como os feitos com ferro fundido ou aço inoxidável. 

5. Deixe a frigideira arrefecer antes de limpar

Não é aconselhável lavar uma frigideira a ferver com água fria. Variações súbitas de temperatura podem deformar permanentemente a tua frigideira, e as frigideiras danificadas não fazem as refeições uniformemente. Isto tem um impacto mais significativo nas frigideiras mais baixas do que nas frigideiras mais caras. Deixa a frigideira arrefecer completamente antes de lavar. Primeiro, lava todos os vestígios de comida de forma completa. Em seguida, enxagua e seca. Uma frigideira limpa ajuda a garantir resultados consistentes e de alta qualidade.

6. Lavar à mão

Embora as tuas frigideiras antiaderentes prometerem poder ir a máquina de lavar em segurança, a lavagem à mão é muito preferível para proteger a superfície. Para evitar a formação de corrosão, lava à mão e seca as frigideiras imediatamente após a utilização com um pano macio. Ao lavar, não te esqueças de esfregar o fundo da frigideira. Caso contrário, os resíduos de alimentos ou óleo solidificar-se-iam e adeririam à superfície. Vai ser preciso uma graxa significativa para sair. Utiliza detergentes de lavagem suaves em vez de produtos químicos e produtos químicos agressivos. Usar uma máquina de lavar louça para conveniência pode ser tentador, mas o calor elevado e os produtos químicos de lavagem severos podem eventualmente corroer o revestimento antiaderente.

7. Evite material de limpeza abrasivo

Lã de aço, escovas de cerdas rígidas e almofadas de limpeza são estritamente proibidas. Estes destruirão permanentemente o revestimento antiaderente. Se a superfície das tuas frigideiras antiaderentes tiver desossado ou se o revestimento tiver esgotado, recomenda-se substituí-las. Não queres que a camada entre na tua comida.

Utiliza sempre esponjas ou toalhas suaves para a limpeza. Se os alimentos estiverem presos à tua frigideira, mergulha-os em água durante alguns minutos antes de lavar para ajudar a libertar as partículas endurecidas.

8. Não guardar comida na frigideira.

Certos alimentos (particularmente muito ácidos) podem destruir o revestimento antiaderente da tua frigideira. Para guardar os restos de comida, escolhe recipientes que possam ser refrigerados. As tuas frigideiras antiaderentes foram concebidas para cozinhar e não para armazenar alimentos. Além disso, colocá-los em utensílios antiaderentes cria um ambiente para bactérias.

9. Guarda as tuas frigideiras corretamente

 Mantém-naso mais longe possível umas das outras. Se tiveres de empilhar os teus utensílios antiaderentes devido à falta de espaço, usa um pano ou uma toalha macia para evitar que os utensílios se raspem uns contra os outros.

10. Evita pré-aquecer uma frigideira vazia

Quando aquecidos sem óleo, alguns utensílios antiaderentes podem emitir vapores potencialmente nocivos. O olear a frigideira também aumenta as propriedades antiaderentes.

Conclusão

Frigideiras antiaderentes e outros utensílios de cozinha podem ser uma grande adição à tua cozinha e são capazes de melhorar a tua experiência de cozinhar. Mas, oferecem o seu próprio conjunto de desvantagens e, portanto, requerem cuidados especiais. Portanto, é crucial educares-te sobre o que fazer e não fazer ao usar uma frigideira antiaderente. Este artigo cobre algumas dicas e truques essenciais para cuidar da tua frigideira. Por isso, segue em frente e evita perder dinheiro em frigideiras novas a cada dois dias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.