É possível ter uma primavera antecipada dentro de casa, com as plantas de inverno certas. Mesmo nos meses mais frio, podes dar cor e vida ao teu lar.

É certo que o inverno exige cuidados diferentes. As temperaturas e a exposição solar tem muito impacto no comportamento das plantas. Algumas plantas hibernam no inverno, para economizar energia e conseguir florescer na primavera. Nesse período, os teus cuidados são fundamentais.

Há, naturalmente, plantas de inverno que se adaptam melhor a esta estação. No entanto, a regra de ouro é a observação atenta das tuas plantas. Anota as próximas dicas para manteres as tuas plantas saudáveis, mesmo no inverno.

Preparar o inverno

Imediatamente antes do início do inverno, podes preparar melhor as tuas plantas para passar esta estação do ano mais fortes e saudáveis. Antes de o inverno se instalar, aduba as tuas plantas. Se a terra tiver os micronutrientes necessários, a tua planta resistirá ao inverno.

Sabias que as borras de café podem ser um excelente fertilizante caseiro?

Menos regas

Como a temperatura baixa e a humidade aumenta, a necessidade de regar passa a ser menor. Se manteres uma frequência de rega igual durante todo o ano, corres o risco de acumular água nas raízes, o que vai levar ao apodrecimento da planta e das suas folhas.

Rega apenas quando a terra estiver seca. As plantas não têm de estar sempre húmidas. O ideal é regar nas primeiras horas do dia. Se regares à noite, a água vai ficar acumulada, uma vez que a temperatura desce ainda mais.

As plantas que se encontram no exterior também precisam de rega e a chuva pode não ser suficiente. Algumas plantas de inverno de folha mais persistentes e com flores são as camélias, azáleas, urzes, ciclâmenes e prímulas.

Evitar a geada

Se as tuas plantas ficam em ambientes externos, tem especial atenção à formação de geada, isto é, uma película de gelo que se acumula em cima das plantas e faz com que as folhas queimem ao nascer do sol.

Quando a previsão indicar geada, podes cobrir as plantas com uma manta ou lona na noite anterior, para proteger termicamente e evitar o sol ao nascer.

Caso as tuas plantas estejam na varanda ou no terraço, podes sempre levar os teus vasos para dentro de casa. Em alternativa, rega as plantas antes do sol nascer e, assim, derretes a geada.

Encontrar as melhores plantas no OLX

Local adequado e temperatura

Algumas plantas dão-se melhor em ambientes mais escuros e outras precisam de mais luz, inclusive no inverno. A localização certa varia consoante o tipo de planta. A temperatura é o fator que te pode ajudar a encontrar o local correto.

As plantas mediterrânicas, por exemplo, pedem um sítio luminoso, com temperatura entre os 10 e 12º C e uma rega moderada. Já as tropicais, pedem um local de muita luz, com temperaturas entre os 20 e 22º C e uma rega cuidada, onde não fiquem demasiado molhadas, mas que mantenham a terra húmida.

No inverno temos a tendência de ter aquecedores ou climatizadores ligados, tornando o ambiente mais seco e quente. Por este motivo, é essencial regar e pulverizar as plantas verdes. É também uma boa altura para remover folhas velhas e amarelas, assim como trocar as plantas que já têm pouco espaço, para vasos maiores.

Podar é fundamental

O inverno é a altura ideal para tratar da poda dos arbustos que vão florescer na primavera, como é o caso das hortênsias, os lilases, hibiscos e verónicas. As trepadeiras de folha caduca, como as glicínias, o jasmim, as mandevilas, dipladénias e buganvílias também devem ser podadas.

É importante reforçar igualmente as estruturas de apoio e de as orientar para a direção certa de crescimento. Podes fazê-lo com heras, o ficus ou madressilva, e tudo o que seja folha seca, ramos partidos ou tortos podem ser retirados.

Conhece quais as plantas de interior que não exigem muitos cuidados

Descobre o que podes semear no inverno

O inverno é a altura ideal para semear várias culturas da primavera e do verão. Podes começar por fazê-lo mesmo dentro de casa, a partir de caixas de ovos, de frutas ou copos de iogurte.

4 plantas de inverno para uma primavera repleta de flores

1# Camélia

Flores de camélia em arbusto

A camélia traz consigo uma beleza exótica. É também conhecida como Camellia japónica, a floração ocorre no inverno e a sua folhagem é verde brilhante. As flores apresentam-se brancas, cor de rosa, amarelas ou vermelhas, entre outras tonalidades. Pode atingir até 3 metros de altura.

Aquando da sua plantação, deves respeitar a distância de cerca de 1 metro entre si e escolher zonas de meia-sombra. As camélias preferem solos ácidos, ricos em matéria orgânica, soltos e leves, e a rega deve ser regular. Após o período de floração, a planta deve ser podada.

2# Urze

Urze de inverno rosa

A Calluna, na sua designação científica, permite uma imagem única a quem a observa, quer em vaso ou floreira. Esta planta de inverno é bastante comum, florescendo no outono e no inverno. As suas cores variam entre o branco e o roxo.

A plantação da urze deve ser feita em solos ácidos e, idealmente, com sol. Pode atingir até 40 centímetros de altura e, a plantação deve deixar uma margem de 30 centímetros.Esta planta de inverno pede um substrato ácido, pelo menos uma vez por ano, e as flores, folhas e ramos secos devem ser sempre retirados.

3# Crisântemo

Crisântemos em vaso de vidrio

Com os crisântemos é certo que a cor não acaba, seja inverno ou verão. De nome científico Chrusanthemum, é uma planta de inverno resistente e muito colorida. A sua floração ocorre, geralmente, nos meses de outono e inverno.

Pode alcançar 50 centímetros de altura, gosta de sol direto, calor e humidade. A plantação deve respeitar uma distância mínima de 40 centímetros. O pH do terreno deve rondar entre 5,5 e 6,5. Após cerca de 30 dias da plantação, é necessário adubar a cobertura e investir nas regas, que devem ser regulares.

À medida que esta planta de inverno vai crescendo, as flores velhas devem ser removidas, de forma a prolongar a floração.

4# Amores-perfeitos

Amores-perfeitos de cor roxo e branco

Os amores-perfeitos são das plantas de inverno mais utilizadas para decoração exterior, enchendo estes espaços de vida e cor, mesmo durante as temporadas mais frias do ano.

Trata-se de pequenas flores, com cores muito variadas e resistentes às temperaturas baixas, incluindo as geadas. Esta planta floresce durante o inverno e, mesmo que durante este período se percam algumas flores, não te preocupes porque voltarão a aparecer.

A localização deve ser privilegiada com sol ou semi sombra, a terra deve ser solta, com capacidade de drenar bem a água. Durante as regas, evita molhar as pétalas e que a terra fique encharcada.

Esta planta de inverno, que é normalmente usada em vasos, floreiras e canteiros, adapta-se bem ao parapeito de uma janela, varanda, terraço ou jardim. Para além do fator paisagístico, os amores-perfeitos são ainda comestíveis, portanto, podes utilizá-las em saladas ou para decorar pratos e doces.

Anota tudo o que precisas de saber sobre a plantação de amores-perfeitos:

ÉpocaEntre o fim do verão e início do inverno.
Tipo de soloSolos ricos, húmidos, bem drenados e com muita matéria orgânica.
EspaçamentoAs plantas devem ter o espaçamento entre 15 e 20cm de distância entre si.
FlorescimentoComeçam a florescer entre 12 e 14 semanas após o plantio das sementes.
TemperaturaSol em abundância, mas não altas temperaturas. Necessita de exposição solar no mínimo 4 horas por dia. Devem ter um pouco de sombra, em especial nas horas de maior calor.
RecipientesEscolhe um vaso que não seja demasiado profundo, com cerca de 20 cm.
Modo de semearColoca algumas pedras no fundo do vaso para facilitar a drenagem; acrescenta uma mistura de terra adubada com areia. Semeia as sementes diretamente no vaso, espalha-as e cobre-as com 3mm de terra solta. Mantém a terra do vaso sempre humedecida
RegaRegularmente, embora devas deixar secar entre as regas.
ManutençãoRetirar as flores desbotadas, para prolongar e promover o período de floração. As plantas devem receber bastante luz e ter boa circulação de ar.
PragasOs pulgões atacam esta planta, que uma corrente forte de água deve resolver.

Tudo o que precisas para dar cor e vida à tua casa está no OLX. Descobre dezenas de plantas de inverno no maior marketplace de Portugal.

Banner com mensagem "encontra tudo o que precisas no OLX"

Próximas leituras:

Esquentador ou cilindro: qual escolher?
Descobre como escolher entre um esquentador ou cilindro. Estes são os principais …
Gás ou eletricidade: qual é a melhor opção?
Descobre como escolher entre gás ou eletricidade, quais as principais diferenças entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *