Como decorar a árvore de Natal: 5 ideias de última hora
Se ainda não montaste a árvore de Natal, ainda vais a tempo! Damos-te dicas para tornar tudo muito mais simples.
Se ainda não montaste a árvore de Natal, ainda vais a tempo! Estamos em contagem decrescente, mas para te ajudar, vamos dar-te dicas para tornar tudo muito mais simples.
O ano de 2020 foi diferente. Começamos o ano com aquela expectativa de cumprir os desejos das últimas doze badaladas da virada do ano, mas 2020 trocou-nos as voltas.
Isso não é motivo para terminar o ano desanimados e fechar o espírito de Natal num gavetão. A árvore de Natal é uma tradição para manter. Há quem a cumpra religiosamente e se mantenha fiel aos ornamentos mais tradicionais, conservando-os de ano para ano. Não falta também quem queira inovar e aposte em árvores de Natal mais ousadas.
Alguns utilizam ornamentos diferentes de ano para ano, misturando o tradicional com o contemporâneo e, há ainda quem os complemente com adornos especiais, como adereços feitos pelas crianças da família.
Inspira-te com as nossas sugestões de decoração de Natal
A tradição da árvore de Natal surgiu com os romanos. Na época, a 21 de dezembro celebrava-se o nascimento do Deus Sol, com o início do solstício de inverno. As árvores eram vistas como a ligação entre a Terra e o Céu e como simbolizavam fertilidade eram decoradas com diferentes ornamentos, mantendo a estrela tradicional no seu topo.
A árvore que hoje conhecemos teve origem na Alemanha, no século XVI. A escolha do pinheiro como símbolo deveu-se ao seu formato triangular, representando assim a Santíssima Trindade e, também, porque os verdes das suas folhas se mantinham com o frio.
Ainda não tens árvore de Natal? Encontra já a tua aqui mesmo!
A verdade é que uma árvore de Natal não tem uma dimensão simples, mesmo que pequena. É importante perceber onde ela terá lugar dentro de casa.
Ter uma árvore de Natal mais pequena também não é sinónimo de menor espírito natalício. Mesmo pequena, pode conjugar perfeitamente com a restante decoração e ter igualmente um equilíbrio perfeito e um resultado deslumbrante.
Se tentas manter uma atitude sustentável e reduzir a tua pegada ecológica, certamente já te deparaste com esta questão: que árvore de Natal terá menor impacto no ambiente?
Existem vários fatores a considerar. Se tens um jardim onde possas plantar um pinheiro natural, depois das festividades, então podes optar por uma árvore de Natal natural em vaso, com as raízes.
Caso não tenhas um jardim, mas pretendas optar por um pinheiro natural, podes adquirir um da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários. Parte do custo do pinheiro reverte para os Soldados da Paz. Passada a época, podes devolver o pinheiro à procedência, e a madeira será convertida em biomassa para gerar energia.
A árvore de Natal artificial permite, por outro lado, que seja conservada e reutilizada por muitos anos. Apesar de ser feita de plástico e de conter químicos na sua composição, que servem para minimizar o risco de incêndio, a durabilidade pesa bastante na redução da pegada ecológica.
As árvores de Natal naturais deixam à vista o tronco, na sua base. Deves pensar onde a pretendes colocar. Talvez um vaso, um recipiente feito de junta ou outro material ao teu gosto.
As árvores artificiais têm uns pés pouco interessantes, que provavelmente vais querer disfarçar. Podes utilizar um tapete com motivos natalícios, decorar a base com ornamentos da época ou outros. Dá uso à tua criatividade!
Escolhe aqui uma base ao teu gosto!
A tua árvore de Natal tem de condizer contigo e com a tua casa. As cores habitualmente presentes na decoração desta época passam pelo vermelho, verde, dourado e prateado. No entanto, podes sempre arriscar mais um pouco e apostar nos tons de azul ou branco.
Um calendário do advento pode compor a tua decoração de Natal
Para além da estrela, no topo, existem vários adereços que são comuns a diferentes árvores de Natal, de diferentes casas. Entre eles encontram-se as bolas, os flocos de neve, os anjos, as pinhas, estrelas e laços.
Para quem pretende acrescentar mais personalidade à sua árvore, pode juntar-lhe adereços que representem as pessoas da família, um hobbie, uma paixão ou outro. Há quem junte bolas com referências a países para onde já viajou, quem coloque adereços de um filme ou série, ou quem escreva sonhos e os espalhe pelos ramos verdes do seu pinheiro.
Quer sigas a tradição ou cries o teu próprio caminho, o que importa é que realmente a tua árvore de Natal esteja ao teu gosto e desperte o teu espírito natalício.
Encontra aqui várias decorações
5 jogos de tabuleiro que vão a animar o teu Natal
Se decidiste que este era o último ano da tua árvore de Natal artificial, mas ela ainda se encontra em bom estado, já sabes: vende-a no OLX. Não guardes o que não te serve mais, nem deixes que te fique a ocupar espaço até ao próximo Natal.
É possível ter um Natal sustentável, por isso reaproveita o que te fizer sentido, faz compras conscientes, e desfruta desta época mágica, que passa a voar, sem esquecer os filmes de Natal que já são um clássico.
Próximas leituras:
Deixe uma resposta