As plantas têm a capacidade de nos transmitir alegria e serenidade. Mesmo sem o aroma das plantas verdadeiras, podes dar um toque personalizado a qualquer ambiente e animar a tua casa com as plantas artificiais.

Existem plantas artificiais de vários tamanhos, desde as pequenas suculentas ou catos, às grandes palmeiras e flores. Descobre as vantagens desta opção.

Porque as plantas artificiais?

As plantas artificiais são:

  • Práticas – A grande vantagem é a praticidade, uma vez que não precisam de manutenção rotineira ou cuidados maiores, nem de ser podadas ou regadas.
  • Versáteis – Adaptam-se a qualquer ambiente e a tua imaginação é o limite.
  • Económicas – Se à primeira vista podem parecer bem mais caras que as plantas naturais, a verdade é que se trata de um investimento único, uma vez que podem durar-te anos. A sua durabilidade também faz com que a sustentabilidade não seja colocada em causa.
  • Resistentes – As plantas artificiais resistem durante todo o ano e são à prova de qualquer estação, uma vez que não estão sujeitas a alterações de temperatura ou humidade.
  • Inofensivas – As plantas artificiais não têm contraindicações para ti, para crianças ou animais de estimação, ao contrário das plantas naturais, que podem conter propriedades tóxicas ou venenosas, contribuir para alergias ou problemas respiratórios. Também não atraem insetos indesejados para dentro de casa.

Decoração sustentável: 8 ideias que podes fazer em casa

Sabias que…

  • É possível limpar as plantas artificiais de tua casa com apenas sal? Para limpares de forma rápida e fácil, podes colocar as tuas plantas dentro de um saco de plástico com sal refinado e sacudir bem. O atrito suave entre a planta ou flor e o sal, vai fazer com que toda a poeira saia. Para uma limpeza mais profunda, recorre à limpeza com água e sabão.
  • Podes perfumar o ambiente através das plantas artificiais? Podes utilizar óleos essenciais para deixar um perfume no ar. Coloca a essência no fundo do vaso, para não manchares as flores ou plantas.

Dicas para decorares a tua casa com plantas artificiais

Localização

Ao contrário das plantas naturais, as plantas artificiais adaptam-se a qualquer ambiente. Um dos locais em que é mais difícil manter plantas naturais é em casas de banho, mas agora isso já não é um problema.

Existem, naturalmente, sítios que podem conseguir um toque mais natural, como as mesas de apoio ou de canto, os aparadores, prateleiras ou mesas de centro. Mas isto não significa que não possas colocar plantas artificiais no chão ou outros locais. Deixa que a natureza esteja presente em qualquer parte.

Manutenção

Mesmo sem a necessidade de regar, podar ou trocar a terra, as plantas artificiais precisam de pequenos cuidados para se manterem com um aspeto natural, durante mais tempo. Como qualquer outro objeto de decoração, é normal que acumulem pó, o que lhes retira algum brilho.

Para as manteres o mais natural possível, limpa-as com alguma frequência. Para tal, apenas precisas de um pano e um pouco de água e sabão.

Integração na decoração

Como acontece com outros objetos de decoração, é preciso perceber se as plantas se enquadram na decoração. Seja pela dimensão ou pelas cores, é importante que complementem e não sobrecarreguem a decoração existente. A harmonia é a palavra de ordem.

Jarras e vasos

Atualmente existe uma vasta oferta de vasos, jarras e outros acessórios onde podes colocar as tuas novas plantas e quebrar a monotonia. Procura os vasos e jarras originais no OLX, seja de barro, cerâmica, vidro ou cristal, e consegue uma peça única de decoração.

Conhece as melhores plantas de interior para ter em casa sem te darem muito trabalho

Plantas artificiais vs. naturais – qual é a melhor solução para ti?

A manutenção é um dos grandes desafios das flores e plantas naturais. Se te esforças e mesmo assim não consegues cuidar delas, então a solução talvez passe mesmo por escolher plantas artificiais para decorar a tua casa.

Se nas plantas naturais as folhas ficam amarelas, secas, apodrecem ou se a terra suja tudo quando vais tratar delas, as plantas artificiais tiram-te todas essas preocupações. Para além disso, algumas são realmente realistas e até imitam algumas imperfeições para parecerem mais autênticas.

É interessante também misturar plantas artificiais e verdadeiras, intercalando cores, texturas e dimensões. Atualmente, a qualidade das plantas artificiais é elevada e, por vezes, torna-se até difícil perceber que não são naturais. Tudo depende do investimento que estás disposto a fazer.

Decora a tua casa com a beleza de flores e plantas naturais. Existem várias opções no mercado, por isso, não tens mais desculpa para não levares a natureza para dentro de casa.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *