Como Decorar o teu espaço com cascalho de jardim
Cascalho é um material versátil para escolheres para o teu jardim por muitas razões. É barato, não requer muita manutenção,
Cascalho é um material versátil para escolheres para o teu jardim por muitas razões. É barato, não requer muita manutenção, e adequa-se tanto aos estilos tradicionais como aos contemporâneos. Pode ser usado para decorar as tuas plantas, pátios e caminhos do teu jardim, dando-te um espaço elegante sem esforço. Basicamente, escolher o cascalho adequado faria todas as diferenças certas necessárias para o teu jardim.
Existem várias opções, como cascalho decorativo, cortes de granito e pedras de jardim no OLX se quiseres transformar o teu jardim sem qualquer ação. Ajudará se continuares a ler este artigo para aprenderes a decorar o teu espaço com pedras de cascalho.
Há perguntas específicas a fazer antes de decidir qual cascalho particular queres para o teu jardim. Examinaremos estas questões na secção seguinte e dar-te-emos as respostas corretas.
A tua escolha de cor de cascalho deve naturalmente complementar as coisas já presentes no teu jardim, como os tons da pedra natural local, solo e plantas. Podes decidir fazer um pouco de mistura de cores, dependendo do que quiseres. Outra coisa essencial a ter em conta ao escolher a cor do cascalho é como vai ficar quando está molhado porque a maioria dos cascalhos parece totalmente diferente quando se molham.
Todos os tamanhos de cascalho têm aplicações únicas para fins específicos. Paralelepípedos e pedras maiores preenchem formas estranhas no teu jardim. Também podes usá-los para demarcar diferentes zonas no jardim. No entanto, para os passadiços, os cascalhos de tamanho médio são melhores porque são confortáveis para andar e têm uma menor possibilidade de ficarem presos nos pneus dos carros.
Enquanto algumas pedras de cascalho são perfeitas para os teus jardins, elas podem não aguentar tão bem sob pressão pesada, como conduzir carros por cima delas. Abaixo estão os tipos de pedras de cascalho que podes escolher e para que são mais adequados:
Cascalhos soltos são feitos de pedras minúsculas, acessíveis e fáceis para qualquer projeto DIY. Cascalhos soltos podem não ser adequados para passadiços ou caminhos onde os carros passam porque são esmagados facilmente, formando fragmentos perigosos chamados lascas soltas.
O cascalho de resina é bastante semelhante a cascalhos soltos em termos de tamanho e permeabilidade. São apropriados para estilos tradicionais de jardim e estão disponíveis em diferentes cores e texturas. Também não são os melhores para zonas com tráfego e utilização pesados porque, com o tempo, o desgaste constante pode causar danos.
O cascalho autovinculativo é apropriado tanto para jardins tradicionais como contemporâneos. É feito de partículas minúsculas que se mantêm juntas sempre que são comprimidas. É durável e não requer muita manutenção. Este tipo de cascalho é frequentemente usado como uma alternativa mais rentável à pavimentação tradicional, como cimento e betão.
Antes de colocares o cascalho no teu jardim, certifica-te de que nivelas o solo. Não te esqueças de colocar o cascalho numa base sólida. Depois de fazer isto, a próxima coisa é aplicar um tecido de bloco de ervas daninhas para evitar que as ervas daninhas perenes cresçam. Além disso, podes adotar o uso de grades de cascalho para manter os cascalhos estáveis.
Os caminhos de cascalho não são difíceis de construir porque não são muito profundos. Tudo o que tens que fazer é cavar alguns centímetros, o suficiente para conter os seixos, mantendo a estrutura e a estabilidade.
Abaixo está o guia passo a passo a seguir ao colocar um caminho de cascalho para o teu jardim.
Cavar o caminho de cascalho é o primeiro passo para criar o teu jardim de cascalho. Podes realizá-lo marcando a localização e a forma da pista. Precisarias de uma marca de linha neste passo. Facilitaria se colocasses barras no caminho à medida que a o fosses fazendo.
A próxima coisa a fazer é cavar a trincheira que vais encher com cascalho. Certifica-te de que os lados estão retos e que o fundo está nivelado e o mais uniforme possível. Ajuda se utilizares uma fita de medição para medir a profundidade ocasionalmente à medida que avanças. Usa um ancinho de aço para suavizar a base da trincheira e obter um terreno nivelado.
Depois de cavar as trincheiras, a próxima etapa é forrar a pista com cerca de 7 cm do pacote de pedra esmagada e compactá-la com a ajuda de um compactador de placa ou marreta.
Humedecer a pedra ajuda a manter o pó baixo e a compactar as pedras. Podes usar uma mangueira de jardim para molhar a pedra regando-a por alguns minutos. Depois de molhares, usa um compactador para bateres a rocha numa superfície dura.
Deita o tecido na superfície do teu caminho. Certifica-te de que o material não se amachuque no processo.
Podes decidir fazer um limite metálico, tijolos, madeira ou pedra. Encaixa o caminho mantendo o limite no lugar.
Agora, podes preencher o teu caminho com o cascalho. Despeja o cascalho na pista e, em seguida, limpa-o uniformemente, certificando-te de que preenches todos os buracos adequadamente. No entanto, vais precisar de começar uma manutenção regular como reabastecendo os cascalhos.
Os benefícios de ter um jardim de cascalho são imensos. Além de adicionar apelo estético ao teu jardim, também requer menos manutenção quando comparado com outras opções. O melhor de tudo é que não precisas de um profissional ou de um perito para ser instalado.
Se procuras dar esse passo de embelezar o teu jardim com cascalho, o melhor é comprares os materiais necessários de uma fonte verificada como o OLX. Não aceites menos que isto! Mereces o melhor, e vais ter exatamente isso.
Deixe uma resposta