Já te encontraste com um cano entupido a meio do mês, por isso contactar um canalizador não era uma opção? Esta é uma situação muito stressante, pois os canos entupidos podem levar a fugas que podem destruir outras coisas como o teu chão. Os chãos destruídos aumentam os custos que estavas a tentar poupar. Nós não queremos que isto aconteça. 

Podes evitar todos estes danos apenas consertando os canos entupidos. Há várias formas de reparares os canos entupidos sem nunca teres de contactar um canalizador. Parece-me bem mágico. Só vais precisar de alguns objetos domésticos ou ferramentas de canalização e estás pronto para ir. 

Este artigo vai explicar seis formas seguras de desentupir os teus canos num curto espaço de tempo. Por isso volta a pôr o teu livro de cheques no bolso e prepara-te para aprenderes a desentupir os teus canos. 

1. Usa um desentupidor

Usa um desentupidor
https://augerpros.com/wp-content/uploads/2020/05/plunger.jpg

Um desentupidor é uma ferramenta doméstica comum que é usada para desentupir canos. É feito de um copo de plástico que é preso a um pau de madeira ou de plástico. O copo de plástico é invertido e estende-se até à vara presa. É usado para forçar a bomba a entupir os canos de drenagem dos lavatórios, sanitas, ou separadores de banho.

Usar um desentupidor eficazmente pode parecer simples, mas a maioria das pessoas engana-se. Parece tão simples, não parece? A realidade é que, se não usares o desentupidor de forma apropriada, não é provável que desobstruas os canos. 

Para resultados, certifica-te de que a drenagem ou a abertura do cano entupido está aberta. Depois coloca o êmbolo à volta da superfície de drenagem e certifica-te de que a boca do copo está na superfície plana à volta da drenagem. Aplica pressão na área à volta do topo do pau para criar um espaço hermético entre a drenagem e o copo do êmbolo. Depois empurra o êmbolo para dentro e para fora e certifica-te de que não levantas o êmbolo da superfície. Repete o processo até que a água drene através do cano sem estar entupida.

2. Usa Água Quente, Bicarbonato de sódio, e Vinagre

https://augerpros.com/wp-content/uploads/2020/05/plunger.jpg
https://i.insider.com/6042699c2dc9010018355a58?width=1136&format=jpeg

O bicarbonato de sódio misturado com vinagre proporciona uma reação química que ajuda a desobstruir os teus canos. O bicarbonato de sódio, uma base, quando misturado com vinagre que contém ácido acético, forma dióxido de carbono e água. O dióxido de carbono solta então o material entupido no teu cachimbo, o que torna fácil para a água quente lavar os detritos entupidos. 

Fui lá técnico, não fui? O bicarbonato de sódio e o vinagre são usados para soltar o material entupido no teu cachimbo. A densidade pesada da água quente usada depois permite que o material entupido seja drenado. 

Então, qual é o procedimento para usar esta solução de forma eficaz? Primeiro, terás de deitar um copo de bicarbonato de sódio no lava-loiça ou na abertura do cachimbo que queres desobstruir. Depois deita duas rodadas de uma chávena de vinagre no lava-loiça ou na abertura do cachimbo periodicamente. Podes esperar dois minutos após teres deitado a primeira chávena de vinagre para deitares a segunda chávena de vinagre. Depois espera cinco minutos e lava o bicarbonato de sódio e a solução de vinagre com água quente.

3. Usa uma ferramenta para retirar cabelos

Usa uma ferramenta para retirar cabelos
https://m.media-amazon.com/images/I/61xK4F3ft3L._AC_UL480_FMwebp_QL65_.jpg

O removedor de entupimento de cabelo é obrigatório em todos os lares. É uma ferramenta de canalização muito barata que te vai poupar centenas de dólares. Estão acessíveis no Aki ou lojas semelhantes ou também podes comprar o removedor online por menos de 5€. 

Um removedor de pelos é uma interessante ferramenta de canalização usada pelos canalizadores quando desentupidores te desentupirem os canos. Chama-se cobra do canalizador porque é frequentemente usada para remover pelos. Pode ser usada para remover o cabelo ou materiais entupidos dos lavatórios. 

Para usares eficazmente a cobra do canalizador, primeiro terás de abrir a rolha do canalizador ou remover as rolhas que são destacáveis. Depois vais colocar a ponta afiada do remove dor de obstrução da cobra do canalizador dentro do ralo, apontando os espinhos virados para cima. Depois, assim que a cobra do canalizador estiver bem inserida dentro do ralo, move-a vigorosamente enquanto a roda durante cerca de um minuto. O movimento assegura que o cabelo do canalizador apanha quaisquer detritos entupidos. Depois de decorrido o tempo, remove o pêlo da serpente do ralo e limpa-o. Depois podes testar se a drenagem está desobstruída, fazendo correr um pouco de água no ralo. 

4. Usa um triturador de drenagem mecânica

Usa um triturador de drenagem mecânica
https://cdn.rona.ca/images/67845908_L.jpg

Também podias usar uma broca de drenagem mecânica para limpar os entupimentos dos canos. A broca é uma ferramenta de canalização que tem uma espessura de ¼ polegadas e usa um cabo para a impulsionar através dos drenos até aos detritos entupidos. O removedor mecânico de obstruções funciona forjando o seu caminho para o esgoto e mais para dentro do entupimento. A broca mecânica é então puxada para fora do dreno que contém os detritos que causam o entupimento. 

A broca mecânica é uma ferramenta de canalização preferida, pois tem um cordão longo que pode chegar a obstruções muito dentro dos canos. O removedor de obstruções da cobra também pode ser equipado com um berbequim eléctrico para ganhar a energia necessária para mover a força dentro das obstruções.

5. Aspirador a seco e húmido

Aspirador a seco e húmido
https://www.zana.ke/media/cache/e7/66/e766833907c8ce3a0a219af95093fc2b.jpg

Um aspirador é uma ferramenta útil quando se lida com tamancos teimosos. O aspirador húmido e seco pode ser usado para aspirar os detritos nos lavatórios. Embora a utilização de um aspirador para aspirar os detritos pareça fácil, vários truques asseguram que todos os tamancos são aspirados a partir dos canos de drenagem. 

Para usares um aspirador húmido e seco de forma eficaz, primeiro molha-o pois os canos irão conter água. Num balde ensopa uma toalha para colocar à volta da boca do aspirador. Depois coloca o tubo de sucção do aspirador no ralo e cobre-o com uma toalha molhada. Certifica-te de que a toalha selou bem o aspirador, e liga o aspirador durante alguns minutos. Depois, finalmente, testa se os canos estão entupidos, colocando um pouco de água no ralo.

6. Remove a curva em U do afundamento

Remove a curva em U do afundamento
replacing-a-sink-p-trap-2718773-03-36c18f21a5d34814a780646e4be6aa3b.jpg

Quando todos os métodos mencionados falham, podes remover manualmente o U-bend na tua pia e limpar os detritos tu próprio. É um processo bastante simples. 

Primeiro, assegura-te de que a água está desligada para evitar fugas excessivas ao remover a curva. Depois coloca um balde debaixo da curva em U para drenar a água retida nos canos. Depois desliga-te onde a ligação se encontra no tubo de drenagem para verificares a existência de detritos. Para te desligares, roda as porcas de acoplamento de modo a que se soltem. Certifica-te de que soltas as porcas de acoplamento em ambas as extremidades antes de removeres o sifão. Depois remove a curva em U e verifica lá dentro se há algum detrito a causar o entupimento. Limpa a curva em U e coloca-a nos canos de drenagem da forma como foi instalada antes de removeres a curva em U. Aperta as porcas de acoplamento e verifica se a água está a escorrer. 

Palavras finais!

Desentupir os canos é fácil. Usar ferramentas simples e prontamente disponíveis em tua casa pode fazer toda a diferença. Os desentupidores, aspiradores, bicarbonato de sódio, vinagre, água quente, e até as tuas próprias mãos são ferramentas úteis para desobstruir os canos. Agora tens capacidades de canalização debaixo do teu cinto, podes até ser um canalizador em part-time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.