Sabias que hoje dormimos menos 1h30 por noite do que no início do século passado?  E que nunca se venderam tantos medicamentos para dormir? As perturbações do sono são um problema de saúde real, ao qual deves prestar atenção. O primeiro passo é obteres informação fiável e aprender a dormir melhor. Atrás das noites mal dormidas vem o ganho de peso, as doenças cardíacas e um risco maior de AVC.

Vê como dormir melhor com estas 16 recomendações

1# Cria uma rotina

Se tens dificuldades em dormir bem, começa por te deitar e levantar sempre dentro dos mesmos horários, quer em dias de trabalho quer ao fim-de-semana. Desta forma, estás a programar a mente para estes horários, o que faz com que adormeças mais depressa e te custe menos a acordar. E se ainda assim precisares de ajuda, no OLX encontras máquinas de ruído branco que te ajudam a relaxar.

2# Toma um banho morno

Um banho quente ou morno antes de deitar ajuda a dormir melhor. A temperatura do teu corpo aumenta, promovendo a sonolência após o banho. E para ficares nesse estado de conforto, explora as opções de roupões disponíveis no OLX.

3# Desliga-te das tecnologias

Guarda os momentos para responder a e-mail, mensagens, atualizar o feed de notícias nas redes sociais ou até ver televisão para as horas do dia, e não da noite. Os estímulos dos ecrãs condicionam a nossa capacidade para adormecer.

Se queres saber como dormir melhor, evita estar conectado a qualquer tecnologia, pelo menos até uma hora antes de ires dormir.

4# Cheira óleo essencial de lavanda

Os óleos essenciais ajudam a promover a qualidade do sono. Opta por um óleo de lavanda, preferencialmente biológico, e utiliza-o num difusor de ambiente no teu quarto, antes de te deitares. Para ajudar a dormir melhor, adicionada umas gotas de lavanda às almofadas e lençóis da cama. Cheirar lavanda permite reduzir o batimento cardíaco e a tensão arterial, levando-te a acalmar e a adormecer mais facilmente.

5# Prefere proteínas magras e alimentos ricos em magnésio ao jantar

Uma dieta equilibrada promove uma boa noite de sono. Evita as refeições pesadas ou ficar com a sensação de estômago vazio. Sabias que o leite tem uma substância que age como indutor natural do sono? Pode ser a solução para ti. Lembra-te que o que funciona com uns, pode não servir para outros. Procura as soluções que melhor se adequam aos teus hábitos alimentares.

6# Prepara o teu quarto

O quarto deve ser uma zona relaxante e a tua cama deve ter um colchão confortável. Se achas que o problema das tuas noites mal dormidas é o estado do teu colchão, não percas tempo a trocar. É a tua saúde que está em jogo.

Como escolher um colchão

7# Elimina ruídos e luzes

Os barulhos externos e as entradas de luz são motivos para incomodar uma boa noite de sono. Procura tornar o teu espaço preparado para dormir, fechando bem as janelas e isolando o que te for possível. Se precisares de ajuda no isolamento ou de trocar de janelas, escolhe um profissional no OLX.

8# Bebe uma chávena de chá

Um chá quente antes de dormir pode ser a solução de como dormir melhor, devendo, claro, ser evitado o chá com cafeína. Os chás de camomila e tília são os mais indicados.

9# Veste roupa adequada

A roupa demasiado larga que pode incomodar de alguma forma. A roupa muito justa, como se fosses para o ginásio, prende a circulação sanguínea. Não há como dormir melhor se a própria roupa que vestes não é adequada.

Escolhe um bom pijama, de material de qualidade que respire bem, no verão, e que mantenha a temperatura corporal, no inverno. 

10# Evita a cafeína e a nicotina

Existem hábitos que podem condicionar uma boa noite de sono, como é o caso do consumo de substâncias como a cafeína, a nicotina, e o álcool. O ideal para quem estes não comprometam a qualidade do sono é evitar o seu consumo pelo menos 4 a 6 horas antes de deitar. Sabias que os fumadores têm um sono mais leve?

11# Faz exercícios de respiração

Os exercícios de respiração têm a capacidade de abrandar a tua atividade, acalmando o corpo e preparando a mente para dormir.  Concentra-te na respiração e faz umas inspirações profundas.

Se quiseres experimentar uma prática meditativa concentrada na respiração, podes praticar o Mindfulness, inclusive deitado, com a técnica do Body Scan. Com a prática regular, vais verificar melhorias significativas na qualidade das tuas noites de sono.

7 truques para adotares um estilo de vida minimalista

12# Experimenta posições de yoga

Poses calmantes de yoga podem ser um caminho em direção a uma boa noite de sono. Procura fazer alongamentos relaxando o corpo e a mente.

13# Deixa os animais de estimação na cama deles

Mesmo fazendo parte da família e por muito que adores o teu cão ou o teu gato, quanto mais vezes ele dormir na tua cama, maior a probabilidade de interferir com o sono, seja pelo espaço que ocupa ou pelos movimentos que faz. Encontra uma nova cama para o teu animal de estimação no OLX.

14# Adequa a temperatura do quarto

O quarto não deve estar demasiado frio, nem demasiado quente. A temperatura ideal desta divisão é importante para promover uma boa noite de sono. Assim, se queres saber como dormir melhor, prepara o quarto à temperatura ideal, aquecendo-o ou ventilando-o, para que esteja numa temperatura perto de 20 graus, aproximadamente.

15# Escolhe a melhor roupa de cama

Como dormir melhor? Imagina deitares-te numa cama com lençóis com um toque aveludado, leve, aconchegante.  É quase certo que vais ter uma noite de qualidade se tiveres uma cama que te recebe com lençóis e colchas adequadas.

16# Não forces o adormecer

A verdade é que por vezes não há mesmo sono e, nesses casos, de nada adianta fechar os olhos e esperar que num passe de mágica estejas a dormir. Se não tens sono, começa aos poucos a fazer a tua rotina de deitar.

Vai à casa de banho para evitar levantares-te depois e lê um livro, em alternativa às tecnologias. Caso esteja mesmo difícil adormecer, levanta-te e volta um pouco mais tarde.

No OLX tens quase tudo o que precisas para dormir melhor

O sono tem funções vitais, tais como a restauração e recuperação de processos bioquímicos e/ou psicológicos, a manutenção da rede neuronal, a conservação de energia, o sonho, a consolidação da memória, o desempenho psicomotor e a termorregulação. Por isso, não abdiques de melhorar a tua qualidade de vida através da forma como dormes.

Agora que sabes tudo o que precisas para melhorares as tuas noites, faz a tua higiene do sono, isto é, cria bons hábitos para descobrires como dormir melhor. Uma boa noite de sono faz milagres no dia seguinte, que é como quem diz, para o resto da vida.


Próximas leituras:

11 truques de limpeza para quem tem problemas respiratórios
As alergias ditam a qualidade dos teus dias? Descobre 11 truques para …
Como aliviar o stress
O stress em excesso é um fator de risco para a saúde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *