Como é que eu sei se o meu produto da Apple está desatualizado? Vamos ver de algumas coisas que não sabes
Intrigado com a pergunta de “como é que sabes se o teu produto Apple está desatualizado”? Vamos dar-te uma resposta
Intrigado com a pergunta de “como é que sabes se o teu produto Apple está desatualizado”? Vamos dar-te uma resposta aprofundada e precisa.
Estás a pensar quando é que o aparelho Apple vai chegar ao seu último aniversário? Clica para saberes mais!
Se és um utilizador de iPhone, deves estar curioso se o teu aparelho está ou não qualificado para as atualizações mais recentes. Como posso saber se o meu produto Apple esta desatualizado ou vintage? Lê este artigo para uma discussão detalhada.
Sem dúvida, os aparelhos Apple vêm com um período de garantia prolongado, mas o que fazer quando esse período de tempo termina ou o aparelho se torna obsoleto ou vintage? Actualizar para o mais recente pode resolver o teu problema. Mas não te parece caro? Aqui está o que precisas de saber!
Sempre que o dispositivo é rotulado como vintage ou obsoleto, eles tornam-se inelegíveis para adquirir qualquer tipo de assistência de manutenção da empresa.
Os programas de assistência técnica da Apple são um dos principais, mas os produtos irão receber serviços de reparação durante algum tempo específico. Terminologias como “obsoleto” e “vintage” são amplamente utilizadas para medir os critérios de elegibilidade. Estes termos apontam para os objectos que já não são produzidos ou fabricados.
Como mencionado pela Apple, “dispositivos vintage são aqueles aparelhos que foram descontinuados por mais de cinco anos mas consideravelmente menos de sete anos”. Quando um dispositivo é categorizado como vintage, deixa de receber actualizações de software e pode não ser elegível para reparação na loja Apple. Mas em algumas regiões, como a Califórnia, podes obter suporte de hardware para gadgets vintage.
Apesar de estes dispositivos estarem desactualizados, ainda funcionam de forma óptima. E se o seu hardware suportar as últimas tendências tecnológicas, eles podem ter actualizações de segurança ocasionalmente.
Uma vez que o produto não é vendido por mais de sete anos, passa para a categoria de dispositivos “obsoletos”. Tal como os produtos antigos, o teu aparelho funcionará bem se o hardware estiver em boas condições. Mas sem serviços de reparação ou notificações de actualização que recebas.
Porque é que isso acontece? Porque a Apple está fascinada por vender o novo inventário em vez de actualizar o equipamento antiquado. Se és um velho conhecedor de tecnologia, esta política faz todo o sentido para ligares o mais recente gadget. Além disso, pode ser dispendioso e demorado manter aparelhos desactualizados em condições de funcionamento. Por isso, comprar um novo é a única opção deixada para trás.
A Apple é um gigante tecnológico em constante evolução e que promove gadgets anteriores para se tornar obsoleto ou vintage.
Até agora, a empresa listou alguns modelos que já não estarão disponíveis nas lojas de retalho. Os serviços de reparação e as notificações de actualização serão inacessíveis para eles. À medida que o software se desvia para ficar fora de moda, está a ficar mais lento para obrigar os utilizadores à nova compra.
Como posso saber se o meu produto Apple está obsoleto? Revê os produtos listados e dá uma palmadinha em ti próprio para os manteres vivos durante tanto tempo.
Para além deste exame, o teu próprio aparelho mostra sinais de que requer actualização ou troca.
Aqui estão os sinais que apontam para a substituição do teu aparelho pelo novo:
Os modelos antigos estão privados de ter o mais recente sistema operativo. No início, pode não parecer muito preocupante. Mas manter os teus dispositivos actualizados é crucial para acederes a novas funcionalidades e aplicações. Ficarás frustrado se cada próxima aplicação vier com um problema de compatibilidade.
Naturalmente, quando um dispositivo envelhece, a sua bateria escoa mais depressa do que o normal. Será muito desafiante ter uma bateria nova com modelos desactualizados.
A Apple está constantemente a actualizar o exterior do seu gadget para atrair novos utilizadores. A remoção da tomada dos auscultadores é um excelente exemplo. Encontrar um novo dispositivo mãos-livres será bastante difícil se vagueares com gadgets obsoletos.
A Apple tem algumas regras para classificar os produtos como vintage ou obsoletos. Mas por vezes, nem sequer seguem as suas directrizes. Por exemplo, o dispositivo é considerado obsoleto se tiver sido descontinuado há sete anos atrás. Mas no caso do iPhone 5, ele estava desactualizado em 2018, mas o seu software deixou de receber actualizações em 2017.
Isto significa que a maturidade do software vem mais cedo em comparação com o hardware. É por isso que actualizar o teu dispositivo antes da Apple adicioná-lo a dispositivos obsoletos é uma boa ideia.
O que devo fazer se o meu aparelho estiver obsoleto e precisar de ser melhorado? Bem, a Apple não é responsável pela sua reparação. Por isso existem duas possibilidades que podes escolher:
“Vintage” é, de alguma forma, um termo contemporâneo usado pela Apple para largar o suporte de hardware. Só porque a Apple quer fugir ou não é provavelmente responsável pela resolução de problemas relacionados com o hardware, isso não significa que não estejas a recebê-lo de lado nenhum.
Inúmeros centros de reparação estão a oferecer e dispostos a reparar o teu gadget usando peças alternativas para o aftermarket.
Muitos tutoriais do YouTube demonstram como o hardware do teu dispositivo pode ser reparado com precisão. Mas desta forma, precisas de procurar por peças de substituição no eBay ou noutro sítio qualquer.
Independentemente da abordagem que utilizes, peças de substituição inferiores podem levar a um mau funcionamento no futuro. É por isso que é aconselhável, em vez de te encaminhares para uma solução morosa e dispendiosa, procurar por novo equipamento. Se te parecer caro, também podes optar por aparelhos renovados ou em segunda mão, se for caro.
Os tipos de equipamento Apple são engenhocas de luxo que todos gostam de transportar ou possuir. Devido ao seu aspecto elegante e requintado, tem sido elogiado em todo o mundo. Mas onde há mérito em algo, também existem deméritos.
Após 2 anos de uso constante, poderás encontrar produtos Apple excepcionais, mas o verdadeiro obstáculo vem quando novas actualizações iOS são lançadas.
Se o teu aparelho não conseguir cumprir com estas actualizações, pensa em actualizar. Caso contrário, poderás colocar o teu aparelho em risco potencial.
Deixe um comentário