As câmaras de ação ou action cam são modelos de bolso para utilizar durante atividades como a prática desportiva, aquática, montanhismo ou ciclismo. As suas dimensões reduzidas trazem inúmeras vantagens num contexto de férias, pela praticabilidade que oferecem.

Existem várias action cam no mercado, com várias diferenças técnicas entre si. Também por esse motivo, é necessário que entendas as características dos modelos para saber se estás a comprar a câmara certa para o que precisas.

Se nos últimos anos apenas ouvíamos falar da marca GoPro, que lançou o segmento das action cam, agora temos várias opções, contemplando diferentes gamas, preços e qualidades.

Pormenores que fazem uma boa action cam

  • A melhor qualidade da imagem: É necessário procurar as action cam com lentes de qualidade superior, sensores mais evoluídos, baterias que duram mais e recursos exclusivos.
  • Resolução de vídeo: É medida em pixels. Uma câmara 4k significa que filma em resolução máxima de 4k, ou seja, 4.000 pixels. É a resolução padrão das melhores câmaras de ação. As action cam FullHD correspondem à resolução mínima que deves exigir nos modelos à venda.
  • Frames Per Second (FPS): A taxa de FPS corresponde à quantidade de fotografias que a câmara grava por segundo. Como exemplo, se uma action cam gravar na qualidade 4k em 30fps, significa que conseguirá registar 30 fotos ou quadros, do tamanho de 4096 por 2304 pixels, em cada segundo de gravação.
  • Slow motion: Necessitas de uma alta taxa de FPS para compor cenas em slow motion. Se és fã desta funcionalidade, está atento a este pormenor nas características da tua action cam.
  • Live streaming: Queres partilhar em direto as tuas aventuras? Este é um dos recursos encontrado nas melhores action cam do mercado.

Outros recursos importantes e que podem fazer a diferença, de acordo com as tuas preferências e necessidades, passam pela estabilização digital de imagem, comandos de voz, visor LCD e à prova de água. A conexão WiFi e Bluetooth, para além do GPS, são características de excelência.

Encontra aqui a powerbank ideal para prolongares a bateria da tua action cam!

Uma action cam regista os momentos mais excitantes das tuas férias

Mulher jovem a fazer canoagem durante as férias

Seja para uma viagem paisagística, uma experiência de mergulho ou para a prática de um desporto radical, uma action cam é o que vais querer ter para não perderes o registo de um único segundo.

São o extra ideal e indispensável para juntares aos teus essenciais de verão ou para te acompanhar numa aventura durante o inverno.

Caixa de proteção: sim ou não?

Se preferes investir numa action cam a pensar em todo o tipo de experiências, podes optar por uma que seja à prova de água. Entre este tipo de modelos, destacam-se as marcas GoPro, DJi, SJCAM e Sony, com testes de prova até aos 60 metros de profundidade.

A caixa de proteção ou estanque confere maior segurança em quedas acidentais ou até em mergulhos profundos. Se pretendes utilizar apenas em piscinas, escolhe entre um limite até 10 metros. Se, por outro lado, queres incluir uns mergulhos profissionais, considera entre 30 e 60 metros de profundidade.

A profundidade da água em que pretendes utilizar a action cam é importante para que não danifique a mesma. Quanto mais fundo, mais pressão a câmara recebe e, por isso, deves respeitar o limite indicado do modelo.

O selo IP

Se vais utilizar a tua action cam em praias ou outros lugares com areia ou terra, podes conferir o seu IP. Este representa um selo que classifica o grau de proteção que a câmara tem contra objetos sólidos e líquidos, tal como poeira ou água.

Neste sentido, a informação que procuras chama-se IP XY, sendo que o “X” representa o grau de proteção contra a poeira e o “Y” contra a água. A classificação é compreendida entre 0 e 6 para poeira e entre 0 e 8 para água, sendo o 0 a ausência de proteção e o 6/8 a proteção total. Portanto, o ideal será apostar num modelo com IP68.

Quedas e choques

Para um investimento que represente uma maior durabilidade, é necessário considerar todos as características a que podes recorrer em caso de imprevistos. Os modelos à prova de queda de, pelo menos, 1,5 metros e resistentes a choques, vão garantir uma maior segurança.

As 5 melhores action cams do mercado

Action cam Go pro

1. GoPro Hero 8 Black

Este modelo levou a GoPro mais além no mundo das action cam. Tem uma estabilização de imagem excecional, através do recurso HyperSmooth 2.0.

O modelo tem lentes digitais que simulam quatro modos: o superview, de abertura grande angular de 16 mm; o modo amplo, que simula uma grande angular com zoom de 16-34 mm; o linear, que simula um range de 19-39 mm; e, o estreito, com 27 mm.

Esta action cam tem como recurso o TimeWrap, utilizado para a criação de vídeos com efeitos timelapse numa versão aprimorada 2.0, com possibilidade de realizar ajustes de taxa de quadros e velocidade, diretamente na tela da câmara.

Apresenta fotografias HDR com melhor contraste e foco, com captura de fotos de 12MP, em movimento ou parada, com desfoque e detalhes, mesmo em situações com luz menos favorável.

A GoPro Hero 8 Black destaca-se também pela qualidade da captação de áudio, através de uma nova localização do microfone frontal e algoritmos que filtram ativamente o ruído do vento o que garante uma qualidade de áudio mais nítida e clara.

2. GoPro Hero 7 Black

Este é o modelo anterior da GoPro Hero 8 Black e também lidera o top 5 das melhores action cams do mercado. A câmara ocupa o terceiro lugar deste top 5, mas perde na captação de áudio e estabilização digital de imagem.

A Hero 7 Black filma em resolução de vídeo de 4K a 60fps. Em modo Full HD alcança os 240fps.

3. Sony FDR-X3000

Este modelo foi lançado no final do ano de 2016 e ainda não apresentou uma nova versão. Destaca-se pelo sistema de estabilização digital de imagens e pela captação de áudio. É ainda equipada com uma lente Carl Zeiss. 

Como ponto negativo destacamos a ausência do visor LCD embutido e o facto de não ser à prova de água. Tanto o visor como a caixa de estanque são vendidos em separado.

4. DJI Osmo Action

Esta action cam pertence à empresa chinesa DJI, líder mundial do mercado de drones. Tem uma excelente estabilização de imagens e o sistema RockSteady que possui, criado pela própria DJI, aproxima a qualidade da câmara da GoPro Hero 7.

Este é o único modelo com tela frontal, o ideal se és adepto de selfies. Tem o recurso de câmara lenta 8x, fotos de longa exposição, vídeos timelapse, entre outros.

5. Yi 4K+

De outra fabricante chinesa e digna de disputar o topo das action cams com a GoPro, surge a YI 4K+, da YI Technology. Este fabricante produziu a primeira câmara de realidade virtual de 180º, projetada para a Google.

Concorrente direta da GoPro Hero 6, possui vários recursos avançados como vídeo 4k com 60fps, comando de voz com cinco funções, fotos em RAW, estabilizador de imagem digital para filmagem em 4K e 30fps e, live streaming.

Não é à prova de água, mas com caixa de estanque é possível utilizá-la dentro de água em segurança.

Para recapitular, compara algumas definições técnicas deste top 5, na tabela que se segue:

PesoSubmersívelVídeoImagemBateria
GoPro Hero 8 Black126gAté 10 m4K – Até 60fps
1080 – Até 240fps
720 – Até 240fps
12MP1 a 3 horas
GoPro Hero 7 Black116gAté 10 m4K – Até 60fps
1080 – Até 240fps
720 – Até 240fps
12MP1 a 3 horas
Sony FDR-X3000114gNão4K – Até 30fps
1080 – Até 120fps
720 – Até 240fps
12MP155 minutos
DJI Osmo Action134gAté 11 m4K – Até 60fps
1080 – Até 240fps
720 – Até 240fps
12MP63 a 135 minutos
Yi 4K+97gCom caixa4K – Até 60fps
1080 – Até 120fps
720 – Até 240fps
12MP90 minutos

Uma action cam acessível

É possível comprar câmaras de ação mais em conta e, se apenas procuras uma action cam que registe com qualidade aceitável os teus momentos mais divertidos, podes encontrar o que procuras em modelos como a Compark ACT74.

Este é um modelo de uma gama mais baixa, mas que filma em 4K e 30fps, possui sensor Sony, conexão WiFi e visor de 2 polegadas. Como este modelo, tens muito mais!

Se não sabias qual action cam comprar, esperamos que este artigo tenha sido útil e tenha desempatado as tuas dúvidas.

Sempre que quiseres, conta com o OLX para te ajudar a encontrar o melhor para ti!


Próximas leituras:

Conhece as melhores praias de Portugal?
Queres aproveitar o verão da melhor forma? Elaboramos uma lista com as …
Os 5 melhores destinos para fazer surf em Portugal
Ondas grandes, ondas pequenas, ondas tubulares… Portugal não é só rico em …