Idealmente, espera-se que uma casa de banho seja bem iluminada e segura e deve proporcionar um ambiente de conforto. A grande iluminação é vital em todos os quartos, mas desempenha um papel mais ativo numa casa de banho. É quase impossível tomar banho confortavelmente sem iluminação adequada.

Se esperas atingir um nível de conforto tão elevado quando usas a tua casa de banho, deves investir em materiais de eletricidade duráveis comprando-os no site da OLX. Além disso, tem em conta que uma única fonte de luz pode não ser o suficiente, especialmente se tens um espaço maior. O tipo errado de iluminação também pode ser um problema para a perspetiva geral da tua casa de banho. Agora, a questão é, comoselecionar a melhor iluminação enquanto simultaneamente consideras os acessórios, disposição, e outras coisas consideráveis?

Para facilitar a tua vida, temos este guia abrangente para responder todas estas perguntas sobre o planeamento de iluminação apropriada para a tua casa de banho. Vamos explorar mais.

Os melhores tipos de luzes de casa de banho

Uma regra geral para um plano de iluminação é ter uma série de camadas, o que significa colocar uma ampla luz em todos os pontos onde é necessário – por exemplo, ter fontes de luz para os diferentes espaços como barbear, ou para tomar banho. Isto ajuda a trazer versatilidade e flexibilidade à sala, criando um espaço bemiluminado e equilibrado.

Dito isto, abaixo estão algumas das melhores luzes da casa de banho a considerar.

Iluminação de tarefas

Iluminação de tarefas
Fonte: iStock

A iluminação de tarefa ajuda a proporcionar uma melhoriluminação para tarefas específicas nasala de banho. Dão uma luz extra para atividades que requerem precisão na casa de banho. No entanto, esta iluminação não o impede de ter outras fontes de luz na sala. Não te esqueças que esta iluminação só é usada quando pretendes fazer determinadas tarefas que requerem precisão, e não para iluminação geral.

Iluminação de cortesia

Iluminação de cortesia
Fonte: iStock

As luzes de cortesia são um subconjuntode iluminação de tarefas projetado para amplificaras outras fontes de luz na casa de banho e não para iluminar. Estão sempre montadas na casa de banho. As secções que compõem a área da cortesia incluem a bancada, a pia da vaidade e um espelho de vaidade. A principal função destasluzes é iluminar uniformemente a tua cara para todas as tuas tarefas diárias de higiene pessoal, como pentear, meter maquilhagem ou barbear.

As luzes de cortesia estão disponíveis em vários tamanhos, dependendo da  adequação ao teu espaço. Uma iluminação de cortesia única pode ser usada em espaços de banho mais pequenos, enquanto áreas maiores requerem mais de duas, dependendo do tamanho.

Iluminação de chuveiro

Iluminação de chuveiro
Fonte: iStock

As iluminações com classificação húmida são a melhor opção para a iluminação no chuveiro. Isto porque conseguem resistir à água e à humidade. Também são seladas para impedir a entrada de água, e são feitas de materiais que não enferrujam.

Iluminação ambiente

Iluminação ambiente
Fonte: iStockimages

Asluzes ambiente também são chamadas de luzes “fill-in” porque substituem a luz natural.  Incluem iluminações como luzes embutidas, luzes do teto e até candelabros. São frequentemente fornecidos por uma fixação central, geralmente um teto montado à superfície, e podem iluminar todo o espaço. Elas fornecem uma ampla luz que brilha em toda a sala, dando-te um espaço perfeitamente iluminado quando combinado com a iluminação de tarefas já existente.

Iluminação de realce

Iluminação de realce
Fonte: Pinterest

Se procuras algumas tendências únicas e arrojadas para a tua casa de banho, podes considerar usar a iluminação de realce. A iluminação de realce é usada para se concentrar numa área ou objeto específico na sala. Destaca características particulares na sala, chamando a atenção para coisas como artefactos, mobiliário, obras de arte ou detalhes encantadores, convertendo-as em pontos focais.

Como escolher a lâmpada correta para a tua casa de banho

Outra maneira negligenciada de definir um ótimo ambiente para a tua casa de banho é usando a lâmpadaperfeita  para iluminar o espaço. Sem dúvida, as lâmpadas ajudam a melhorar o ambiente e o apelo estético da tua casa de banho. Entretanto, pode ser um pouco desafiante escolher as lâmpadas certas.

Abaixo estão alguns fatores que deves considerar ao comprar lâmpadas para a tua casa de banho.

Tipos de lâmpada

Os tipos de lâmpadas mais comuns que podes utilizar são LEDs, Incandescentes e CFLs. No entanto, os LEDs são preferidos principalmente porque são eficientes em termos energéticos, amigos do ambiente, e ajudam a poupar mais nas faturas de eletricidade. Também são altamente duráveis e podem durar 25.000 horas.

Os CFLs são o meio termo entre LEDs e incandescentes. Embora não tanto como os LEDs, são mais eficientes em termos energéticos do que os incandescentes e têm uma esperança média de vida de 10.000 horas. Por outro lado, as luzes incandescentes consomem mais energia e produzem calor, com uma esperança de vida de 1,5 anos.

Compatibilidade de fixação

Cada luz tem a sua máxima classificação de wattage, e tens de te certificar de que a tua lâmpada está a adaptar-se à tua fixação. Uma lâmpada com uma taxa de energia superior à que tens pode resultar em sobreaquecimento e, em último caso, danificar os acessórios.

Brilho e temperatura da cor

A temperatura da cor da tua lâmpada é uma questão do que acredita ser mais apropriado, e podes optar por uma opção que te sejas mais apelativa. No entanto, as luzes mais quentes tendem a ser mais lisonjeiras para todos os tons de pele e podem ser apropriadas para ti se precisar de algum aumento de confiança no início do teu dia.

Lâmpadas ajustáveis

A escolha de uma lâmpada ajustável tem várias vantagens. Ajuda-te a ajustar a definição de luz à medida que pretendes, mudando de um ambiente forte para escuro à medida que segue diferentes atividades. As luzes ajustáveis também ajudam a conservar energia a longo prazo, principalmente quando as utiliza com mais frequência.

Conclusão

Resumidamente, encontrar um equilíbrio perfeito entre o teu gosto e o ambiente da casa de banho pode ser complicado, especialmente quando há muitas opções. No entanto, torna-se mais fácil quando se tem a informação correta necessária para fazeres as tuas escolhas.

Uma das melhores decisões a tomar se quiseres escolher a melhor iluminação para a tua casa de banho é fazer compras no site da OLX. Vais encontrar as melhores ofertas que não podes encontrar em nenhum outro lugar, e podes ter a certeza de que vais comprar materiais duráveis para uma iluminação perfeita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.