Sabes como escolher as melhores sapatilhas para correr entre centenas de opções? Se houvesse uma competição de boas compras sem gastar muito, com o OLX ganhavas de certeza. 

Se pretendes melhorar a tua qualidade de vida, tens de te manter ligado à atividade física. Praticar desporto regularmente é importante em qualquer idade. Em conjunto com uma dieta equilibrada, a atividade física é essencial para a tua saúde. E não é preciso complicar muito.

A regra é simples: “mexer faz bem”, seja na forma de caminhadas, corridas ou musculação, em casa, na praia ou à volta do quarteirão. A Organização Mundial de Saúde recomenda cerca de 20 minutos diários de atividades físicas de intensidade leve ou moderada, e mais de 10 minutos por dia de atividades de maior intensidade. 

O que importa é que ganhes o hábito e vais ver como te sentes melhor e com mais energia ao fim de apenas algumas sessões. A falta de exercício físico regular conduz ao sedentarismo que, aliado a uma alimentação débil, pode trazer problemas de saúde. Sabias que as pessoas sedentárias apresentam até 30% mais riscos de desenvolver problemas cardiovasculares, e diabetes?

Tudo o que precisas para te iniciares no desporto está no OLX

Porque é que cada vez mais pessoas escolhem correr

Já deves ter reparado que o número de pessoas a fazer jogging parece não parar de crescer. E com boas razões:

  • Correr permite manter uma atividade física de intensidade moderada, sem necessidade de um ginásio; 
  • É uma forma rápida de perder peso, diminui o risco de doenças cardiovasculares e controla a pressão arterial;
  • Podes escolher qualquer cenário, seja numa máquina ou ao ar livre. A corrida junto da natureza proporciona ainda um maior estado de satisfação e relaxamento;
  • Estimula a formação de neurónios e melhora a memória, fortalece os músculos e os ossos, diminui o risco de osteoporose, fortalece o abdómen e aumenta os glúteos;
  • Aumenta a autoestima.

Encontra aqui os earbuds ideais para te acompanhar no teu treino!

O que precisas para começar: motivação e as melhores sapatilhas de corrida

A prática da corrida deve começar devagar, correndo pequenas distâncias numa superfície plana e, gradualmente, ir aumentando o percurso a cada duas ou três semanas. A velocidade inicial também deve ser lenta para que, se possível, mantenhas o ritmo durante todo o percurso. Vais sentir os benefícios da corrida, se praticares duas a três vezes por semana, durante 20 a 60 minutos de cada vez. 

É importante focares a tua atenção na respiração, pois vai facilitar-te o treino. Deves inspirar pelo nariz a cada duas passadas, soltado o ar pela boca. Não fiques alarmado se, nas primeiras corridas, ficares ofegante. Com o tempo a respiração vai tornar-se mais fácil.

Para começar, opta por roupa leve e confortável. O vestuário desadequado, para além de se tornar desconfortável ao fim de algum tempo, pode afetar os teus resultados, tal com o tempo de corrida. E é aqui que o calçado é essencial, em particular escolheres sapatilhas próprias para corrida. Se escolheres bem, tens um companheiro para muito tempo. Sabias que, em média, este calçado tem uma durabilidade entre 800 e 1200 km?

Vê aqui quais são os imprescindíveis na hora de treinar

Como escolher as melhores sapatilhas para correr

Mulher a praticar running no parque

Amortecimento

O amortecedor da sapatilha é essencial para os impactos, especialmente em solos duros como cimento e alcatrão. Com um bom sistema, os teus pés ficam protegidos pela absorção de impactos, evitando problemas nas articulações.

Flexibilidade

A parte frontal da sola não deve ser muito rígida, sendo que a flexibilidade melhora a aderência, aumenta a sensibilidade e garante conforto. Ao escolher as melhores sapatilhas de corrida verifica estas características.

Passada

As melhores sapatilhas para correr são influenciadas pelo tipo de passada.

  • Passada neutra ou natural: Obtém-se pelo apoio uniforme do pé no contacto com o solo, sem desvios para dentro ou para fora. O impulso da passada está presente na ponta do pé.
  • Passada supinadora: Aquela em que o atleta utiliza a parte externa do pé para se impulsionar. Possui um arco do pé acentuado. Este tipo de passada tem pouca ou nenhuma flexibilidade e, por isso, baixa eficiência natural de absorção de impactos.
  • Passada pronadora: Aquela em que o atleta utiliza a ponta dos pé para se impulsionar. A planta do pé aparece com arco pequeno ou inexistente, pois o pé tende a achatar a cada passada.
Quem sãoSapatilha recomendada
NeutraAqueles que correm com o seu peso bem distribuído. Que possam ter pés chatos ou planta do pé elevada.

O desgaste das sapatilhas é uniforme.
Sapatilhas de corrida neutra, que proporcionam maior estabilidade.
SupinadoraAqueles que exercem mais força sobre o dedo grande do pé.

O desgaste das sapatilhas ocorre na parte de fora da sola.
Sapatilhas de corrida mais flexíveis e com alto grau de amortecimento, que induzem o pé ao movimento de pronação.
PronadoraAqueles cujo impulso ocorre na parte exterior do pé, com maior incidência no dedo mindinho. Que possam ter fascite plantar.

O desgaste das sapatilhas ocorre na parte interna da sola.
Sapatilhas de corrida que garantam maior controlo de movimento, combinando estabilidade e amortecimento, para evitar pronação excessiva.

8 dicas para comprar as melhores sapatilhas para correr

  1. Entre a ponta da sapatilha e o teu dedo, deve existir entre 1 cm e 1,4 cm no máximo;
  2. As sapatilhas de corrida são, geralmente, um ou dois números acima das tuas sapatilhas habituais;
  3. A sola das sapatilhas não deve ser demasiado alta, para não desestabilizar o teu corpo;
  4. A sola das sapatilhas não deve ter molas muito largas ou separadas, uma vez que deixam os pés instáveis, podendo conduzir a lesões nos pés, joelhos ou tendões;
  5. O tornozelo deve ficar fora da sapatilha;
  6. Experimenta as sapatilhas ao fim da tarde, uma vez que os pés tendem a ficar mais inchados ao final do dia;
  7. Observa como as sapatilhas são confortáveis e macias;
  8. Se corres habitualmente, considera comprar um segundo par de sapatilhas, uma vez que o amortecedor fica comprimido e deformado, ao final de uma corrida, e levam até 24 horas para voltar ao normal.

Como escolher uma pulseira fitness e dar um boost aos teus treinos

As melhores sapatilhas para correr estão à distância de um click

São inúmeras opções e pode tornar-se difícil optar pelas melhores sapatilhas para correr. As sapatilhas ideais devem corresponder a uma extensão natural do teu corpo, garantindo que manténs a tua marcha o mais natural possível e evitando lesões.

No OLX encontras à venda sapatilhas para correr de marcas como Nike, Reebok, Adidas, Asics, Mizuno, Saucony, Salomon e muito mais. Ao todo, a categoria de corrida tem mais de 600 anúncios publicados.

Como vês, a decisão sobre as melhores sapatilhas de corrida depende de vários fatores. Agora que já sabes qual o impacto que cada escolha pode ter no teu desempenho, e aplicar os teus conhecimentos na procura das tuas sapatilhas preferidas. No OLX, claro.


Próximas leituras:

Bicicletas para crianças: como escolher o modelo certo?
Estás à procura de bicicletas para crianças? Estes são os aspetos a …
Os melhores livros infanto-juvenis de sempre
Os livros que lemos durante a infância e adolescência tem influência ao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *