Apesar de o Código da Estrada não o considerar obrigatório, o capacete de bicicleta é um acessório essencial para garantir a segurança. E, nos condutores e passageiros de velocípedes com motor, trotinetas com motor e outros dispositivos de circulação de motor elétrico, é mesmo exigido por lei.

Descobre como escolher um capacete de bicicleta

1# Perceber o momento de substituição

Existem alguns sinais a ter em conta para saber se chegou efetivamente a hora de trocar de capacete:

  • Embate. Ao cair, mesmo que o capacete não apresente danos visíveis, troca-o. Depois de um embate, por muito inofensivo que possa parecer, o capacete poderá ter deixado de desempenhar a sua função protetora.
  • Sinais de deterioração. Se detetares sinais de deterioração no capacete – de elementos que se descolam a peças que caem – é hora de trocar.
  • Idade. É aconselhável substituir o capacete a cada 5 anos. A partir dessa data, os elementos começam a sofrer um desgaste difícil de prever e poderá perder a sua função.

Bicicletas para crianças: como escolher o modelo certo?

2# Escolhe o tipo de capacete mais adequado

Se chegou o momento de trocar, o primeiro passo é saber que não existe apenas um tipo de capacete, mas vários, dependendo da utilização que lhe é dada.

  • Cidade: Os capacetes de cidade têm, geralmente, um formato em tigela, um design discreto e são muito confortáveis.
  • Estrada: Os modelos para bicicletas de estrada / performance são mais leves, oferecem mais ventilação, aerodinâmica e conforto.
  • BTT: Os capacetes de bicicleta para BTT são ventilados, leves e apresentam viseiras amovíveis, que têm a finalidade de evitar a chuva, luz solar e projeção de lama.
  • Criança: Até aos 3 anos de idade, opta por capacetes de bebé. Entre os 3 e 10 anos, procura capacetes específicos para crianças. Não caia na armadilha de comprar um capacete infantil maior, a pensar que a criança vai crescer. Lembre-se que para ser eficiente, o capacete deve estar bem ajustado à cabeça.

3# Material

A maioria dos capacetes é fabricado em EPS (poliestireno expandido), fibra de vidro ou plástico, podendo ainda surgir outros materiais. Importa, no entanto, que o capacete seja desenvolvido para absorver impactos. Verifica sempre se o capacete tem a marcação EN1078, já que esta referência indica ter sido fabricado de acordo com a norma europeia.

4# Sistema de segurança MIPS

Alguns modelos de capacete de bicicleta estão equipados com um sistema de segurança adicional, o MIPS – Multi-Directional Impact Protection System. Esses modelos têm uma espécie de forro que se pode mover entre 10 e 15 mm em qualquer direção, absorvendo melhor os choques.

Conhece os melhores locais para fazeres BTT em Portugal

5# Ventilação

O modelo a escolher deve ser leve e com ventilação suficiente para que o seu uso seja o mais confortável possível. Procura por um modelo com diversas entradas e saídas de ar. Quanto mais aberturas tiver um capacete, melhor vai ser a sua ventilação, forçando o ar quente a sair e permitindo a renovação do ar.

6# Design

Cores vivas ou bandas refletoras são essenciais, principalmente se andas de bicicleta à noite. Desta forma, permites que outros condutores tenham uma maior visibilidade da tua presença na estrada.

7# Tamanho

Para escolher o tamanho certo, existem alguns pontos a considerar. Estes são os mais importantes.

  • Perímetro. Como referência para acertares no tamanho certo, mede a circunferência do teu crânio com uma fita métrica, cerca de 2cm acima da sobrancelha. Este perímetro deve ser utilizado para escolher o capacete.
  • Folga. Não deve haver espaços livres entre a cabeça e o capacete. Deve cobrir a parte superior da testa como a parte de trás da cabeça.
  • Queixo. As fivelas que passam no queixo não devem ficar demasiado firmes, nem muito soltas. Apenas o suficiente para manter o capacete seguro na cabeça e não causar desconforto. Experimenta abrir a boca ao máximo com o capacete apertado – deves sentir uma pressão do capacete contra o topo da cabeça.
  • Mobilidade. O capacete deve permitir girar confortavelmente a cabeça para cima e para os lados, sem limitar a mobilidade.

Cada fabricante terá os seus guias de tamanho próprios que podem variar ligeiramente. Mas, regra geral para um adulto, este será o tamanho padrão para cada dimensão de cabeça.

  • XS: Abaixo 51 cm de perímetro;
  • S: Entre 51 cm e 55 cm;
  • M: 55 cm a 59 cm;
  • L: 59 cm a 63 cm;
  • XL: Acima de 63 cm;
  • Tamanho único: tem um sistema de ajuste altamente ajustável.

Se estiveres na dúvida entre tamanhos, escolhe o menor. Alguns adultos com cabeças mais pequenas podem usar um tamanho infantil confortavelmente.

8 acessórios para bicicleta indispensáveis a qualquer ciclista

8# Extras

As novas tecnologias de proteção e designs avançados (mais leves, mais frios e mais aerodinâmicos) são importantes para ti? Precisas de extras como a possibilidade de integrar uma lanterna ou uma action cam? Tudo isto aumentará o preço do capacete, mas pode fazer a diferença para uma experiência superior.

Manutenção do capacete de bicicleta

Segue estas dicas para fazer a correta manutenção do capacete e assim aumentar a sua longevidade.

  • Evita usar químicos para limpar um capacete. Os fabricantes recomendam apenas o uso de um pano macio ou esponja, além de sabão e água. As almofadas removíveis podem ser lavadas.
  • Não guardes um capacete no sótão, garagem, bagageira do carro ou outra área onde o calor ou humidade se possam instalar. O calor excessivo pode causar a formação de bolhas nas peças do capacete. Não uses um capacete danificado pelo calor.
  • Evita emprestar o capacete a outras pessoas. É importante que saibas exatamente que tipo de uso o capacete sofreu durante a vida útil.

Agora que sabes tudo o que precisas para escolher um capacete de bicicleta, navega entre dezenas de opções no OLX e encontra o teu modelo preferido.


Próximas leituras:

5 passadeiras de corrida a partir de 200€
Com tantas opções, escolher passadeiras de corrida é um exercício de resistência. …
As melhores sapatilhas running por menos de 100€
Correr faz parte da tua rotina? Descobre 7 excelentes modelos de sapatilhas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *