A sala é, para muitos, o local de eleição para conviver, trabalhar, ou assistir a um filme ou série. O que se pretende deste ambiente é conforto, intimidade e relaxamento. E se falamos de conforto, falamos também de sofás.

Um sofá é um investimento para vários anos. Por isso, é importante ter em conta alguns fatores na hora de escolher um sofá, tais como a decoração da casa, a dinâmica familiar, e a utilização mais frequente. Estes são os principais.

O que deves ter em conta ao comprar um sofá

Tamanho

Existem medidas standard para cada tipologia de sofá. Os mais comuns são:

  • Sofá para uma pessoa (cadeirão): 90 x 60 cm
  • Sofá para duas pessoas: 150 x 60 cm
  • Sofá para três pessoas: 210 x 60 cm
  • Sofá para quatro pessoas: 270 x 60 cm

A altura média é de cerca de 90 cm. Mas cada fabricante pode adaptar estas dimensões.

Encontra o sofá certo para ti no OLX!

Configuração

Para além da configuração básica (reta) do sofá existem muitas outras possíveis. Estas são as principais.

  • Sofá reto: Adequa-se à maioria das salas. Pode ter 2, 3, 4 e até mais lugares. 
  • Sofá reclinável: Com a opção de inclinar o encosto.
  • Sofá de canto: Podes colocá-lo contra a parede ou utilizá-lo para dividir uma sala grande em dois espaços distintos. Disponível com ângulo à direita, à esquerda ou com possibilidade de formar o ângulo de um lado ou do outro.
  • Sofá modular: Para conjugar diferentes módulos de acordo com a ocasião. Têm, geralmente, 2 ou 3 lugares e módulo de canto.
  • Sofá‑cama: Ideal para um primeiro apartamento ou quando não se disponha de muito espaço, pode servir de cama principal ou para visitas. As dimensões variam entre 90 x 190 cm e 160 x 200 cm (para 1 ou 2 pessoas).

Posição

Para conjugares o sofá com o restante mobiliário de casa, segue estas dicas:

  • TV: Coloca o sofá a aproximadamente 3 metros de distância da televisão, embora o tamanho da televisão vá ditar a sua própria regra.
  • Tapete: O tapete e o sofá desenvolvem uma relação importante no espaço, tendo influência na perceção de como o vemos. Quanto maior for o tapete, maior o ambiente vai parecer e o recomendado é que este fique cerca de 20 cm a 50 cm debaixo do sofá.
  • Mesa de apoio: Se queres colocar uma mesa em frente do teu sofá, é interessante que deixes uns 40 cm a 60 cm de circulação entre os móveis.

Desenha a ocupação deste no chão com fita cola de papel, para teres uma melhor perceção de como vai ficar o espaço. Para além do comprimento e largura do próprio sofá, tem em consideração os pontos que ele terá de passar até chegar à sala, caso o compres já montado.

Estrutura

É importante encontrar um sofá que se adapte a toda a família, mas também que seja de boa qualidade, para prolongar o seu tempo de vida útil. Em parte, a resistência depende do material utilizado na estrutura – a armação que dá a forma ao sofá. Pode ser de vários materiais:

  • Metal: Utilizado especialmente em modelos para uso diário e modulares. 
  • Madeira maciça: Como o pinho, é muitas vezes preferida pela sua resistência.
  • Painéis de contraplacado: Madeira compensada, de aglomerado de partículas ou de fibras de madeira, que devem ter espessura superior a 15 mm, a fim de garantir uma resistência razoável.

Como verificar a robustez de um sofá? Levanta uma das pernas dianteiras a 15 cm do chão e verifica se a perna do outro lado também levanta à mesma altura. Se acompanhar, é porque a estrutura é sólida.

Enchimento

O enchimento refere-se ao miolo das almofadas do encosto e do assento. O sofá não deve ser macio ou duro, mas sim um ponto intermédio que depende essencialmente do enchimento. A métrica utilizada para medir este efeito é a densidade da espuma do sofá.

Existem dois tipos principais de enchimento.

  • Espuma de poliuretano. A mais recomendada por ter elevada densidade, entre 30 e 35 kg/m3. Como proporciona maior conforto, é o material mais utilizado nas almofadas do assento.
  • Espuma de poliéster. De menor densidade, entre 20 e 25 kg/m3, é utilizada sobretudo para as almofadas do encosto e como reforço das almofadas do assento.

É aconselhável trocar os enchimentos de espuma a cada 5 ou 6 anos, evitando que o sofá perca o conforto.

Suspensão

A função do sistema de suspensão é dar apoio às almofadas que recebem a pressão, tanto no assento como no encosto. Há dois tipos de suspensões para assentos:

  • Cintas: Este sistema proporciona um conforto uniforme por todo o assento. Consiste em tiras elásticas de 5 a 8 cm de largura, esticadas e entrelaçadas para maior resistência.
  • Molas: Este sistema oferece um apoio independente, já que cada mola reage isoladamente à pressão. O ideal, em termos de qualidade, são as molas ensacadas e as molas zig zag, que conservam a sua forma durante mais tempo, mesmo após um uso intenso.

Estofos

Esta é a área em que se concentra muito do debate no momento de escolher um modelo. Estas são as características dos estofos mais comuns:

Sofás de tecido

São mais elásticos, resistentes, e não deformam com facilidade, mantém-se fresco e está disponível numa grande diversidade de cores.

Os sofás de tecido têm, geralmente, capas removíveis pelo menos nas almofadas, permitindo uma lavagem prática na máquina de lavar ou à mão, embora as instruções de lavagem do tecido sejam fundamentais. No entanto, caso não possas retirar as capas, podes seguir uma destas sugestões:

Artigo relacionado: Decoração vintage: 7 ideias originais para a tua casa

Estofos de couro (ou pele)

Os sofás de pele são resistentes, adaptáveis a vários ambientes, e fáceis de limpar. No entanto, manter o couro em bom estado exige alguma dedicação. Começa por aspirá-lo totalmente e depois, com um pano suave, limpa a superfície com uma solução de água e detergente neutro.

A pele deve ser hidratada depois de limpa de modo a manter a elasticidade e evitar os rasgos provenientes da desidratação. Para isso encontras produtos próprios para a limpeza de peles, mas também podes usar simplesmente um creme hidratante. Passa suavemente com um pano seco por todo o sofá, na mesma direção, e finaliza com um pano seco, puxando o lustro e deixando a pele absorver lentamente todo o creme.

Cor

Os sofás de cor clara ou neutra acabam por combinar mais facilmente com qualquer espaço. O branco é luminoso e quando recebe a luz do sol, reflete ainda mais. As cores neutras também suavizam o ambiente e até dão a sensação de ocupar menos espaço.

Conforto

O sofá perfeito depende de quem o utiliza. Por isso, é importante garantir os seguintes pontos:

  • Posição dos quadris: Ao sentares-te, os quadris não devem estar abaixo dos joelhos, para que não seja difícil sentar.
  • Pés: Ao apoiares as costas no encosto do sofá, deves conseguir apoiar os pés no chão.
  • Zona lombar: Deves conseguir que as costas fiquem apoiadas corretamente no encosto do sofá, evitando más posturas e consequentes dores na lombar.
  • Joelhos: Senta-te e verifique se a borda do assento não está a pressionar a parte de trás do joelho.
  • Braços: Deves ser capaz de apoiar o braço no apoio de braço que, por sua vez, deve estar na altura do cotovelo e não mais baixo.

Encontra o sofá dos teus sonhos no OLX. São dezenas de opções de sofás de todos os tipos a preços imperdíveis.


Próximas leituras:

Os melhores processadores de 2021
Tudo o que precisas de saber para escolher processadores está neste guia. …
Tudo sobre o Realme GT 5G
Descobre tudo o que precisas de saber antes de comprares o teu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *