Com os preços dos portáteis a subirem — seja o Apple Macbook ou as máquinas Windows – de várias marcas, pode ser difícil para algumas pessoas comprarem-nos. Dai os portáteis usados se afirmarem como uma boa opção. Ao comprares um portátil usado, dás oportunidade a um portátil usado, mas em perfeitas condições com todas as funcionalidades que queres, podendo mesmo ser o portátil dos teus sonhos, mas a um preço mais baixo do que um novo. Embora esta possa ser uma opção apelativa, é importante teres em mente alguns aspetos específicos enquanto procuras o teu computador. 

Como escolher um portátil usado 

Deves considerar os seguintes pontos enquanto compras um portátil usado:

1. O que precisas?

Considera o que precisas num portátil antes de começar a procurar um portátil usado em sites como o OLX. É claro que várias pessoas e utilizadores têm requisitos diferentes. Por exemplo, enquanto um trabalhador de negócios pode gastar mais e optar por um portátil com mais RAM, processador com boas velocidades e melhores opções de armazenamento, uma criança que está a ter aulas em casa pode não exigir tanto RAM e outras especificações. Lembra-te que o mínimo é um processador de dois núcleos, pelo menos 4 GB de RAM e pelo menos 500 GB de espaço de armazenamento.

2. Procura o Preço Certo

Eletrônicos e gadgets usados podem economizar muito dinheiro, mas não seja impulsivo ao comprá-los e faz uma pesquisa completa primeiro. Antes de assinares um contrato, compara o preço do usado com um portátil inteiramente novo com características comparáveis. Se comprares um portátil usado com mais de um ano a um preço semelhante ao novo modelo, o negócio não vale a pena porque vais perder a garantia na maioria dos casos. Além disso, verifica os custos do mesmo modelo de vários vendedores em todas as plataformas. Desta forma, terás uma ideia de um preço médio de mercado para o portátil usado em que estás interessado.

3. Tamanho

É um desafio encontrar o portátil perfeito porque eles vêm em vários tamanhos e estilos de ecrã. Os tamanhos do ecrã do portátil normalmente começam a 13 polegadas (33,02 cm) e vão até cerca de 17 polegadas (43,18 cm). Se a portabilidade e a mobilidade são uma grande prioridade para ti, deves definitivamente considerar um portátil usado com um ecrã de 13 polegadas ou ainda mais baixo do que isso. Por outro lado, se o teu principal objetivo para a compra de um portátil usado é frequentar aulas online, fazer alguma documentação regular, trabalho regular de escritório ou fazer trabalho leve, podes escolher um portátil de tamanho de ecrã maior para facilitar o uso.

4. MacBook vs. Windows VS Chromebooks

Esta é uma questão cansativa porque algumas pessoas gostam do sistema operativo Mac (usado em máquinas fabricadas pela Apple) enquanto outras preferem máquinas do Windows OS. Os Chromebooks também estão a ganhar ritmo, mas não foram capazes de ganhar a atenção mainstream, mas mesmo assim estão a deixar uma grande marca na indústria. Existem alternativas mais baratas tanto para Apple MacBooks como para computadores Windows. Se decidires comprar um MacBook usado, certifica-te de que estás a comprar o modelo correto. Por exemplo, um MacBook Pro usado de 2011 pode não fazer muito sentido se o comprares este ano, mesmo que seja perfeitamente adequado e fiável para atividades essenciais. Em vez disso, deves procurar por computadores portáteis de gama média com Windows 10 usados, como os portáteis  Dell, HP e Lenovo, que estão disponíveis para serem comprados em segunda mão. Seria uma proposta de melhor valor e uma oferta em comparação com o preço alto por um MacBook vintage sem suporte para o sistema operativo da empresa mais recente.

5. Inspeciona o Laptop

Não te deixes enganar ao comprar um portátil partido porque pode ser reparado. Certifica-te de que tanto a condição física como o software, ou as condições de trabalho, estão à altura da marca do portátil. Para confirmar que o portátil é o certo para ti, aqui estão alguns testes simples que podes fazer:

  1. Tem o cuidado de ligar e usar o portátil por alguns minutos. Repete este passo durante 2 – 3 vezes para garantir que não existem problemas durante o processo de arranque.
  1. Verifica todas as portas do portátil para determinar se estão em condições de funcionamento.
  1. Verifica se a webcam está operacional e com boa qualidade. Não deve estar muito desfocada.
  1. Experimenta os altifalantes, ouvindo música ou um vendo um vídeo no YouTube.
  1. Certifica-te de que o botão de ligar/desligar funciona adequadamente.
  1. Além disso, verifica se a Wi-Fi está operacional e se te conectas a uma rede sem problemas.
  1. Inspeciona o exterior do portátil para ver se tem um desgaste excessivo, assim como as amolgadelas.

Não compres um portátil se o vendedor disser que não funciona na descrição do produto.

6. Adaptador de bateria e de alimentação

Pergunta sempre sobre a vida da bateria do Laptop ao teu vendedor. Isto é significativo porque a maioria dos novos portáteis não têm baterias que se possam mudar. Lembra-te que as baterias recarregáveis são frequentemente caras, se não impossíveis, de obter. Além disso, verifica se a bateria do portátil carrega adequadamente e não descarrega muito rapidamente. Por fim, verifica se o vendedor incluirá um carregador com o portátil. Se não, pede um desconto.

7. Exibição e Teclado

Examina minuciosamente o ecrã. Inspeciona o ecrã para ver se não tem pixeis mortos, flashes ou manchas. Em seguida, abre o Chrome ou Safari, ou qualquer outro navegador no portátil e vai ao YouTube para ver um vídeo. Desta forma, podes verificar se o ecrã é agradável de se ver, o que é essencial, porque provavelmente vais estar a olhar para o ecrã durante horas. Não compres um portátil se descobrires uma falha no ecrã. Simultaneamente, ajudaria se examinasses a eficácia do teclado e do trackpad. Verifica se faltam ou existem teclas partidas, escreve no teclado para sentires o mesmo e presta atenção à resposta das teclas. Compra um portátil com um trackpad de trabalho que tenha um espaço maior e permita a gestos com os dedos como a função de pinch-to-zoom, ou scroll de dois dedos.

Conclusão

 Após garantires que o portátil está em boa forma, encontra-te com o vendedor para verificar se está tudo bem com a máquina. Embora possas estar confiante em sites como o OLX, é crucial garantir que a máquina funciona de acordo com as tuas expectativas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.