Disposto a fazer a sua sala de estar viva, é hora de trazer a sua alma, o sofá. Não sabe como escolher o sofá perfeito para sua casa? Não se preocupe, basta seguir este guia.

Guia completo de como escolher um sofá para a sua casa

O sofá é parte integrante de qualquer sala de estar. Será uma injustiça com a sala de estar se a deixar sem sofá. Suave, relaxante e perfeito para cada postura, o sofá não é apenas para sentar e apenas ver televisão. É versátil na sua utilização. Pode usá-lo como uma cama, uma mesa de jantar, uma cadeira, uma mesa de trabalhos de casa, ou qualquer outra coisa que você quiser.

Voltando do escritório, sobrecarregado e exausto, a única coisa que vai adorar é deitar-se no sofá e olhar para o teto. A sensação de descansar num sofá perfeito a ver televisão ou usar um telemóvel é um prazer. No entanto, o principal problema é qual sofá será o melhor para a sua casa.

Mas não precisa de se preocupar muito com isso, neste post vai aprender como escolher um sofá para a sua casa. Considere as seguintes coisas quando se trata de escolher um sofá.

O seu estilo de vida

A primeira coisa a considerar quando se trata de escolher um sofá para a sua casa é o seu estilo de vida. A sua forma de viver influencia muito todos os acessórios da sua casa. Por exemplo, se não tiver filhos em sua casa, pode ir com um material delicado também porque não há medo de danos. Seguem-se alguns dos tipos de sofás que podem corresponder ao seu estilo de vida.

  • Sofá Seccional

Um sofá seccional tem uma capacidade maior do que o normal. Então, se está a viver num sistema familiar conjunto, então é uma escolha perfeita para a tua casa. É também uma boa escolha para aqueles que têm frequentemente hóspedes.

  • Sofá resistente a manchas 

Estes sofás são feitos de um tecido especial resistente a manchas. Ficarão perfeitamente na sua sala de estar se tiver algumas crianças ou animais de estimação em sua casa.

  • Sofá de movimento 

Este tipo de sofá permite definir a altura e direção desejadas do sofá. Será uma escolha perfeita para si se o conforto for a principal coisa que você quer no seu sofá.

Orientação do Sofá

É a próxima coisa que tem de considerar quando tenta escolher o melhor sofá. O interessante sobre este fator é que não faz a shortlist de alguns sofás apropriados. Em vez disso, ajuda a eliminar diferentes tipos de sofás que não cabem na sua sala de estar. Por exemplo, se está disposto a comprar um sofá seccional, tem que encontrar o canto na sala de estar onde ele pode caber melhor. 

Se não encontrar um local preciso, onde a sua orientação está de acordo com a sua escolha, então tem que excluí-la. Da mesma forma, tem que considerar que lado da sala vai conter a parte de trás do sofá, ou se será colocado no centro. Qualquer tipo de sofá que não esteja bem orientado na sua sala de estar, irá excluir da sua lista. Poupará muito do seu tempo quando for comprar um sofá novo, como já conhece sofás que não precisa de procurar.

O Espaço para o Sofá

O que vai fazer com seu sofá favorito se não couber na sua sala de estar? Tem que substituir por um que se encaixa na sua casa. Assim, medir o espaço disponível para um sofá é a chave para tentar descobrir qual o melhor sofá para a sua sala de estar. Meça-o, uma e outra vez, para garantir que tem espaço suficiente para o seu sofá favorito.

Ao medir o espaço, haverá duas possibilidades. Você tem que abdicar do sofá que você gosta devido à falta de espaço. Ou pode criar espaço para o seu sofá mudando o arranjo da sala de estar. A segunda opção é a mais adequada, já que não tem de se comprometer no seu sofá favorito.

Tecido/Couro do Sofá

Tecido ou couro de sofá é a camada externa do seu sofá que tem que enfrentar tudo. Então, ao comprar um sofá, considere-o uma coisa prioritária. As condições da sua casa determinarão que tipo de couro ou tecido o seu sofá deve ter de durar muito tempo em sua casa. Existem os seguintes tipos de tecidos que se adequam a diferentes condições.

  • Tecido à prova de água/manchas

Este tipo de tecido será a melhor escolha se tiver alguns animais de estimação ou crianças em casa. Muitas vezes espalham água e outras coisas diferentes no sofá. Assim, este tipo de tecido evitará que o interior do sofá se molhe e permaneça limpo também.

  • Tecido de couro puro  

Tecido de couro é o mais comum quando se trata de sofás. Servirá a sua casa quando estiver aberta e o pó pode facilmente entrar. O couro não permite que a partícula do pó penetre e pode limpar com um pano.

Dê Cor ao Seu Sofá

Sempre que vai comprar algo, a cor é uma das suas principais preocupações. O mesmo acontece com o sofá. No entanto, não pode simplesmente comprar o sofá nas suas cores favoritas. Tem de ficar de olho no esquema de cores da tua sala de estar e em geral.

A cor do sofá deve combinar perfeitamente com a sala de estar. A pintura nas paredes e outros acessórios de cor têm um enorme impacto na seleção de cores do sofá. Certifique-se de que o seu sofá não parece fugir à sua sala de estar apenas por causa da sua cor.

Estilo do Sofá

Os sofás são fabricados em diferentes estilos. Muita inovação e modernização trouxeram os seus desenhos. No entanto, tem que escolher um design que se ajuste perfeitamente à sua sala de estar. Não vai querer gastar uma grande quantia num sofá estranho. Por isso, preste especial atenção ao design quando for escolher um sofá para a sua casa. Seguem-se as coisas-chave a ter em conta em grande estilo.

  • Braços 

Há uma enorme variedade em estilos de braço de sofá. Você pode escolher entre braços grandes e de tamanho inferior ou braços retos para o seu sofá.

  • Traseira

Uma parte traseira simples e ligeiramente curvada nas costas é o estilo de trás mais comum para o sofá. O topo da parte de trás pode ser coroado, planeado, ou de alguma outra geometria à sua escolha.

Almofadas de assento

Almofadas são a coroa de qualquer sofá. Sem eles, o sofá está incompleto. Por isso, afirme-se muito com almofadas quando se trata de escolher um sofá perfeito para a sua casa. As informações em seguida devem ser tidas em conta na escolha das suas almofadas.

  • Cor

Certifique-se de que a cor das suas almofadas combina perfeitamente com o sofá. Não é obrigatório ter a mesma cor para ambas as coisas. Você também pode ir com um contraste de cores.

  • Conforto

As almofadas devem ser confortáveis. Não vai querer ter uma almofada dura no seu sofá que cause dor nas suas costas. Por isso, esteja atento.

  • Tamanho

As almofadas do seu sofá devem ter um tamanho perfeito em relação ao sofá. Não devem ser grandes ou subdimensionados.

Preço do Sofá

É a última coisa nesta lista, mas provavelmente a primeira pela sua importância. Você tem que pagar o seu sofá. Não importa quantos sofás gosta, qual o design que prefere, e que cor ama, tem que manter um olho no seu orçamento também. A sua preferência será a que se adequa ao seu orçamento. Então, em primeiro lugar, definir o seu orçamento e procurar um sofá nesta gama.

Conclusão

Acreditamos que depois de ler que sabe muito bem “como escolher um sofá para sua casa?”. Mantenha este guia na sua mente e coloque uma chave antes de comprar um sofá. Isto vai poupar muito do seu tempo.

Em primeiro lugar, encontre o espaço disponível, tipo de sofá que quer, e que cor combina com a sua casa. Em seguida, decida qual a capacidade e o tipo de tecido que terá de precisar. E o mais importante, estabeleça um orçamento para o seu sofá e, em seguida, encontre um nesta gama.

Do que você está à espera? Tem um guia na mão, vá em direção a uma loja, e escolha um sofá perfeito para sua casa.

Encontre várias opções de sofás à venda no site do OLX.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *