Por mais que sejas um guru da limpeza, tens de aceitar que irá sempre haver pormenores que te escapam. Seja porque o móvel da loiça é demasiado pesado e não o consegues mover ou porque não tens o instrumento próprio para chegar àquela ranhura, há sempre sujidade que se vai acumulando.

Por isso, devemos, de tempos a tempos, contratar uma empresa de limpeza para realizar uma limpeza mais profunda. As empresas possuem utensílios capazes de chegar à sujidade mais escondida, como o pó e os ácaros acumulados nos tapetes e no sofá.

Neste artigo explicamos-te as vantagens de recorrer a uma empresa de limpeza e em que situações deves fazê-lo!

Vantagens de contratar uma empresa de limpeza

  • Mais eficácia e saúde: Segundo a Organização Mundial de Saúde, 3% das doenças são causadas pela má qualidade do ar dentro de casa. Por isso, é essencial garantir que a nossa casa permanece devidamente limpa e desinfetada, prevenindo o aparecimento de doenças e alergias provenientes da falta de higienização dos espaços. Uma empresa de limpeza experiente irá garantir uma eficácia superior.
  • Produtos e tratamentos adequados: Normalmente, uma empresa de limpeza vem equipada com os utensílios profissionais mais adequados e os produtos específicos para cada tipo de material.  É essencial aplicar o produto certo na superfície certa para garantir uma maior longevidade do chão e dos móveis da casa.
  • Mais rápido e cómodo: Ao contratar uma empresa de limpeza não terás de te preocupar com nada! Podes aproveitar esse tempo para te focares noutras tarefas. Além disso é um processo extremamente rápido e conveniente: podes agendar a visita da equipa para quando quiseres!

No OLX temos vários serviços de limpeza ao teu dispor!

Em que situações devo contratar uma empresa de limpeza?

Até podes dar conta da limpeza semanal da casa, mas há alturas em que tu e a tua casa merecem uma higienização mais cuidada, onde seja possível chegar a todos os cantos e aplicar um tratamento em algumas superfícies.

Essa limpeza mais profunda deve ser efetuada quando, por exemplo:

  • Compras uma casa: Acabaste de comprar uma casa linda e estás ansioso por habitá-la? Pensa que, antes de ti, já lá viveram outras pessoas cujos hábitos desconheces. Por isso, o mais seguro é garantir uma desinfeção total, contratando uma equipa profissional em limpezas.
  • Fazes mudanças: Em casas arrendadas, podes ter de utilizar mobílias que já lá estão e, por isso, a higienização é ainda mais importante.
  • Há obras em casa: Decidiste dar um upgrade à tua casa fazendo algumas remodelações? Se sim, chegou a hora de contratar uma empresa de limpeza. Mesmo que tenha sido apenas a colocação de umas janelas novas ou uma pintura em algumas divisões. O pó fino das obras é muito difícil de eliminar e, por isso, o melhor é recorrer a profissionais. Descobre como te livrares do pó das obras em apenas 6 passos.
  • Apenas uma vez por ano: É essencial fazer uma limpeza maior, pelo menos uma vez por ano, para eliminar a sujidade “invisível”. O ideal é realizá-la no fim da primavera ou início do verão, quando o clima está mais seco, para garantir que são eliminados todos os vestígios de humidade na casa – a principal causadora de fungos e bactérias. 

10 dicas para contratar uma empresa de limpeza

Segue estas dicas para escolher uma empresa de limpeza ao melhor preço, com segurança e mais garantias de um trabalho bem feito.

#1 Pede vários orçamentos

Um orçamento nunca é suficiente. É importante pedir várias opções, pelo menos a 3 empresas na tua área. É comum que as empresas tenham de fazer uma visita inicial a casa para que possam dar uma estimativa mais realista do tempo que demora a limpar e qual será o custo.

#2 Esclarece o âmbito de atuação

Os orçamentos devem ser comparáveis, ou seja, devem incluir as mesmas atividades: esfregar, aspirar, limpar, limpar as casas de banho (por exemplo). A maioria das empresas de limpeza cobra por hora, mas algumas oferecem uma taxa fixa.

#3 Confirma os custos adicionais

Para além deste âmbito, há muitas outras tarefas a ter em conta: limpar eletrodomésticos, movimentar mobília, lidar com animais de estimação, limpar tetos altos ou fazer uma limpeza profunda de espaços especialmente sujos. Todos os custos adicionais e tarefas não incluídas devem ser previamente comunicadas.

#4 Valida os materiais de limpeza

Ainda no tema dos custos, é importante definir quem fornece os materiais de limpeza. Para além disso, pergunta pelos químicos e detergentes que são utilizados, especialmente em casos de alergias, animais de estimação ou crianças pequenas em casa.

#5 Verifica a equipa de gestão

Os operadores de limpeza estão na linha de frente. Mas, nos bastidores, deve estar disponível uma rede de suporte, para te acompanhar e garantir o apoio a qualquer dúvida ou questão. Pergunta qual o horário de atendimento e como é o processo de agendamento e pedidos de alteração.

#6 Pede o comprovativo de seguro

A empresa de limpeza deve ter um seguro atualizado para garantir que cobre os custos caso um colaborador se magoe durante a limpeza. Por outro lado, é importante analisar o que acontece caso algo se estrague em casa fruto da limpeza. A empresa deve conseguir apresentar documentação a comprovar os seguros.

#7 Esclarece o período de fidelização

Algumas empresas de limpeza requerem um contrato de fidelização por determinado período de tempo. No entanto, para evitar ficar preso a uma solução que não está a funcionar, pergunta se existe um período de experiência ou a possibilidade de um contrato mensal.

#8 Confirma a experiência

Escolhe empresas com experiência, o que significa que têm um sistema comprovado e que se sentem confortáveis ​​para lidar com qualquer tipo de problema. Em igualdade de circunstâncias, prefere a empresa com mais experiência.

#9 Pede referências

Uma empresa de limpeza deve ser capaz de dar referências de clientes. Entra em contato com algumas dessas pessoas e pergunta se estão satisfeitas com os serviços que a empresa oferece.

#10 Escolhe a equipa

Como é feita a triagem dos colaboradores da empresa de limpeza? Será sempre a mesma pessoa, ou será rotativo? A maioria das empresas envia sempre a mesma pessoa ou equipa, mas o que acontece caso tenha de ser substituído? Todas estas questões são essenciais para garantir a segurança da tua família ao escolher uma empresa de limpeza.

Com uma limpeza profissional em momentos chave, podes desfrutar da tua casa mais descansado.


Próximas leituras:

5 dicas para destralhar a casa
Aprende a destralhar a casa de forma simples e eficaz. Ganha espaço …
Precisas de fazer obras em casa? Segue estas dicas.
Chegou o momento: é preciso fazer obras em casa. Estes são os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *