O que fazes quando queres candidatar-te a uma posição numa instituição académica, organização ou projecto na tua empresa? A carta de intenção é uma forma formal onde podes expressar o teu interesse numa posição, bolsa académica, projecto, ou mesmo uma vaga num programa educacional. 

Então o que é uma carta de intenções? Uma carta de intenções fornece uma plataforma para poderes manifestar o teu interesse numa posição em particular. É uma carta onde podes dizer criativamente que estás interessado num posto de trabalho. As cartas de intenção não se limitam a pedir uma oferta de emprego, podem também ser usadas para te destacares quando te queres inscrever num programa académico ou mesmo liderar um projecto na tua empresa. A beleza da carta de intenção é que pode ser enviada mesmo quando a organização alvo não está à procura de ninguém para preencher a vaga a que te estás a candidatar. 

Ao contrário da carta de apresentação, a carta de intenção concentra-se mais na organização e na forma como as tuas capacidades, interesses e experiência coincidem com a posição a que te estás a candidatar. A carta dá-te liberdade criativa para te expressares de forma interessante. 

Aqui estão algumas dicas sobre como escrever uma carta de intenções interessante. Estas dicas irão garantir que assim que o gerente de contratação ou o corpo docente académico ler a tua carta, estarão mais que inclinados a dar-te o emprego ou posição académica.

Passo 1: Realizar uma pesquisa exaustiva sobre a Organização

Passo 1: Realizar uma pesquisa exaustiva sobre a Organização
https://leverageedu.com/blog/wp-content/uploads/2020/03/Types-of-Research-Design.jpg

A pesquisa é uma componente da escrita de uma carta de intenções. Quando pesquisas a missão, visão e trabalho de uma organização, compreendes o que esta firma procura num candidato. 

A pesquisa também permite-te aprender os requisitos para o cargo que queres candidatar-te. Também dá-te uma perspetiva clara do tipo de pessoas que já estiveram no cargo. A pesquisa estabelece as bases para a carta de intenção, uma vez que irás ganhar conhecimento das palavras-chave que irão intrigar quem quer que leia a carta. A pesquisa também assegura que conheces as habilidades e interesses a enfatizar na carta. 

Ao efetuares a tua pesquisa, cria uma lista da informação mais vital sobre a posição. Esta lista irá garantir que não te esqueces de quaisquer detalhes que possam precisar de ser acrescentados à carta de intenção. 

Passo 2: Analisar as Habilidades e Interesses-chave que Correspondem à Posição

Passo 2: Analisar as Habilidades e Interesses-chave que Correspondem à Posição
https://thumbs.dreamstime.com/b/analyze-word-written-notepad-business-concept-your-design-analyze-word-written-notepad-business-concept-your-design-198682318.jpg

Uma análise é também um passo crucial, pois te ajuda a escolher que informação deves incluir na carta de intenções. Após conduzires a tua pesquisa, analisa o que é mais importante para a organização e como as tuas capacidades ajudam-te a preencher esta lacuna. Encontra pelo menos três formas de adequares-te à posição.

Primeiro, enumera as tuas habilidades e interesses. Listar as tuas habilidades e interesses irá ajudar-te a analisar e comparar a primeira lista de requisitos para a posição. Depois elimina todas as habilidades e interesses que não andam de mãos dadas com o que a organização geralmente procura nos seus candidatos. Anota a lista atualizada de habilidades e interesses e como eles correspondem à candidatura para a posição que pretendes. 

Passo 3: Cria uma Narrativa Interessante

Passo 3: Cria uma Narrativa Interessante
https://www.writingforward.com/wp-content/uploads/2015/11/narrative-writing.jpg

Agora que já fizeste pesquisa e analisaste que habilidades e interesses devem ser incluídos na tua carta de intenções, usa esta informação para criar uma narrativa intrigante. Ter pontos a usar antes de começares a escrever a carta de intenções é vital na medida em que te dará os parâmetros para a carta. Uma vez que a carta de intenção é supostamente curta, ter uma ideia clara dos pontos a incluir na carta é crucial.

Ao criares uma narrativa, podes saber como tornar fáceis as tuas capacidades e interesses que se relacionam com os requisitos da posição. Por exemplo, em vez de dizeres apenas, sou fotógrafo e já tirei mais de 8.000 fotos, podes escrever, sou um hábil fotógrafo de design de interiores responsável por tirar mais de 8.000 fotos deslumbrantes. 

Passo 4: Agora Escreve a Carta

Passo 4: Agora Escreve a Carta
https://xqsuperschool.org/rethinktogether/wp-content/uploads/sites/5/2020/11/writeletter-1.jpg

Agora que tens todo o conteúdo para a carta, escreve a carta de intenção usando o seguinte formato

1. Usa o formato de carta formal

A carta de intenção, neste caso, é uma carta formal do teu interesse numa determinada posição.

 2. Saudação

Na carta de intenções, a saudação deve ser tão pessoal quanto possível. Usa o nome do gerente de contratações se o conseguires encontrar na tua pesquisa. Usar o nome da pessoa responsável pela leitura da tua carta de intenção mostra que fizeste a tua pesquisa e torna a carta mais pessoal. Podes despistar o teu leitor, usando a quem possa interessar como uma saudação.

3. Usa uma introdução cativante

Agora que já sabes que pontos deves incluir na tua carta e como torná-los cativantes, escreve o teu parágrafo introdutório. Este é um parágrafo vital, uma vez que o leitor decide se vai ou não ler a tua carta. Tornar a introdução tão estimulante quanto possível assegura que o leitor está interessado no que escreveste. Quando abres o teu parágrafo introdutório dizendo, quero expressar o meu interesse na posição x, já perdeste o interesse do leitor, pois a maioria das cartas que eles vão ler começam assim. A carta de intenção deve ser o mais cativante possível porque queres que o gerente de contratação ou o corpo docente académico tenha-te em mente mesmo que não estejam a aceitar recrutas. Certifica-te de que quando criares uma narrativa no passo 3, encontras uma forma pronta para expressar o teu interesse pelo cargo. 

4. Escreve o Corpo da Carta

É também essencial assegurar que toda a tua carta seja cativante. Certifica-te de incluir as tuas ideias mais impressionantes que se ajustem aos requisitos do trabalho. Usa os pontos principais que destacaste na tua narrativa. A apresentação e o fluxo de ideias são fundamentais neste ponto. Realça os teus feitos de forma a que o leitor fique colado à tua carta. Declara as tuas conquistas e como melhoraste a tua organização anterior. 

Por exemplo, nos meus 5 anos como fotógrafo de design de interiores, fui responsável por 15% dos novos clientes da minha firma que declararam especificamente que as minhas fotos eram tão impressionantes que queriam que as suas casas se parecessem exactamente com as fotos. 

Quando leste essa afirmação, querias ir ver as fotos, certo? A carta de intenções deve ser o mais estimulante possível e ao mesmo tempo realçar as tuas capacidades e interesses. 

5. Chamada para a Acção

No teu parágrafo final, explica os passos que queres que o leitor dê por causa da carta. Por exemplo, podes declarar que estás grato por eles terem lido a tua carta e fornecer um endereço de contacto para que eles te contactem. Se fores ousado, podes dizer que esperas ouvir da organização após um período específico. Também é aconselhável incluir a tua informação de contacto depois de assinares a carta. Exemplo:

Atenciosamente, 

John Doe

John Doe

johndoe@gmail.com

+1(23) 456-7890

Palavras finais!

Escrever uma carta de intenções é fácil quando se tem as dicas certas. Agora podes enviar a tua carta aos gerentes contratados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.