Como fazer churrascos em casa sem fumo
Todos gostamos de fazer churrascos em casa mas ninguém quer a casa e a roupa a cheirar a comida. Descobre como fazer churrascos sem fumo.
Em termos de sabor, não há nada como uma peça de carne grelhada ou uma posta de peixe de mar na chapa. No entanto, o fumo gerado pelo grelhador atira estas refeições para espaços exteriores ou com muita circulação de ar, o que nem sempre é possível. Nestas situações, o grelhador sem fumo, de preferência elétrico, é a solução.
Para além da conveniência, há também o fator saúde. A quantidade de fumo pode ser prejudicial para pessoas com asma e problemas respiratórios. Os grelhadores tradicionais produzem químicos que aumentam o risco de certos tipos de cancro. O fumo das brasas e a gordura a pingar só aumentam o perigo.
Descobre como fazer churrascos em casa, sem fumo e sem perigo.
O primeiro passo para fazer churrascos em casa sem fumo é escolher o equipamento certo- um grelhador de última geração que filtra o excesso de fumo produzido.
Como funciona? O processo é idêntico para a maioria dos modelos: com recurso a uma bandeja de água colocada debaixo da grelha, o grelhador absorve o fumo em excesso produzido pelo churrasco. Este filtro deixa muito pouco resíduo nas grelhas e nas placas.
A experiência de grelhar é a mesma e o sabor também, mas a quantidade de fumo que se liberta para o ambiente é muito inferior. Um grelhador elétrico interno elimina assim as brasas, o fumo e a gordura. Sem esta tecnologia, grelhar dentro de casa não é recomendado.
A utilização simples dos grelhadores sem fumo é outra das vantagens.
Encontra o grelhador que precisas no OLX
Um grelhador sem fumo é uma forma conveniente de preparar os alimentos, que não exige um espaço exterior, acender o carvão ou trabalhar com gás.
A instalação não podia ser mais simples. Basta ligar à tomada tal como um telemóvel ou computador.
Depois, para fazer churrascos em casa, aquece o grelhador à temperatura necessária para uma determinada receita. Por exemplo, se estás a grelhar vegetais, escolhe um lume brando. Se estiveres a preparar um bife, aumenta o “fogo”. Tudo isto com o ajustar de um botão, sem manusear botijas de gás ou sacos de carvão.
A maioria das superfícies já são antiaderentes, mas é recomendável espalhar sempre um pouco de gordura na chapa antes de começar a grelhar.
Ao escolher um grelhador sem fumo, é importante selecionar o equipamento que forneça uma área suficiente para cozinhar a quantidade de comida desejada.
Por exemplo, para quem mora num apartamento sozinho ou com um parceiro, um grelhador pequeno é o ideal, pois permite preparar facilmente uma ou duas porções de comida. Para quem cozinha para grupos maiores porque tem uma família grande ou gosta de entreter amigos, é recomendável uma grelha com mais área de superfície que permite cozinhar alimentos rapidamente.
Desta forma, os convidados não têm que esperar muito para desfrutar e a comida não arrefece.
Depois de preparar uma refeição num grelhador sem fumo, podes simplesmente desligar o dispositivo, limpá-lo com um pano húmido e, em seguida, secar com um pano seco. Este processo remove todos os resíduos de alimentos da grelha.
Depois, deves também limpar o sistema de filtro, responsável pela eliminação do fumo. Remove a superfície da grelha e limpa a bandeja coletora com um pano húmido. Isto elimina o excesso de gordura e fumo.
Alguns modelos podem ser lavados no lava-louças. Podes colocar a superfície e a bandeja coletora na máquina de lavar para que essas peças sejam bem limpas. Certifica-te de remover o botão de temperatura e todos os cabos antes de o fazer.
Outro aspeto a ter em atenção são as ligações elétricas. Um grelhado interno é uma maneira perfeitamente segura de fazer churrascos em casa, mas as conexões elétricas devem estar intactas para evitar problemas.
Ter um grelhador sem fumo torna a preparação de refeições mais simples, tem vantagens para a saúde, e garante a mesma qualidade e sabor único do churrasco tradicional. No OLX encontras tudo o que precisas para fazer churrascos em casa sem fumo. Escolhe o modelo de grelhador mais adequado, aqui.
Próximas leituras:
Deixe um comentário