Os gelados são saudáveis. Sim, é mesmo verdade. Ou melhor, os gelados caseiros são saudáveis. Como estão isentos de corantes e conservantes, e não têm adição de ar, utilizado pela indústria para lhes conferir volume, são uma opção amiga das dietas e daquela figura que queres conseguir este verão.

Saber como fazer gelado caseiro permite selecionar os ingredientes criteriosamente, retirar alimentos aos quais tenhas intolerâncias, reduzir o teor calórico, cortar no açúcar e nas gorduras. Os gelados caseiros também permitem mais criatividade. Podes utilizar vários toppings sólidos como fruta fresca, seca, bolacha, pepitas e outros, ou outros líquidos.

As vantagens de fazer gelados em casa

Quem sabe como fazer gelados em casa sente um calafrio só de pensar nas opções industriais. As vantagens são várias para a tua saúde:

  • Controlo dos ingredientes utilizados;
  • Menos químicos no processo, tal como corantes e conservantes;
  • Podem ser feitos com reaproveitamento de fruta demasiado madura, evitando o desperdício;
  • Permite tirar proveito das vitaminas de tipos diferenciados de fruta;
  • Favorece a hidratação;
  • As receitas são imensas, fáceis e deliciosas.

Se já estás a salivar, vê como fazer gelados saudáveis em casa.

Se a vida te dá fruta, faz sumos de fruta caseiros e ajuda o planeta

Como fazer gelado caseiro: utensílios e eletrodomésticos

Apesar de não ser obrigatório ter um eletrodoméstico específico para fazer gelados em casa, existem alguns utensílios que te podem ajudar nesta missão.

Máquina de fazer gelados

Existem máquinas de fazer gelados com e sem compressor. A vantagem das que têm compressor é de conseguirem produzir quantidades maiores, num período menor de tempo. O compressor integrado mantém o gelado agradavelmente fresco durante bastante tempo.

Para quantidades pequenas, o compressor não é necessário. Este tipo é também mais económico, faz menos ruído, tem menor consumo energético e é mais amigo do ambiente. Na compra do teu modelo, tem em conta o tamanho do recipiente de refrigeração e, dependendo das tuas necessidades, escolhe o modelo adequado.

Estas máquinas permitem também a agitação constante que os gelados necessitam para ficarem cremosos, o que é impraticável manter de forma manual. Encontras no OLX a partir de 9 euros!

Robots de cozinha

Embora não encontres a unidade de refrigeração nos robots de cozinha, estes equipamentos podem ajudar-te a fazer gelados caseiros. Tal como acontece com a preparação de comida, o robot de cozinha vai tratar dos teus gelados, enquanto tu te dedicas a outras tarefas.

Independentemente da marca e modelo do teu robot de cozinha, todos dispõem de um recipiente, de batedeira e trituradora, certo? Então basta seguir uma de muitas receitas que podes encontrar na internet e colocá-lo a trabalhar.

A lâmina vai servir para amassar e triturar, a espátula para raspar das laterais do recipiente e para juntar os ingredientes e, a velocidade, para fazer a magia. No OLX disponível a partir de 190 euros.

Torna-te um chef com estes robots de cozinha

Batedeira ou varinha mágica

Esta é, provavelmente, a forma mais artesanal de fazer gelados caseiros. Podes utilizar a tua batedeira ou varinha mágica para ajudar a misturar as natas, o leite ou derivados, presentes em todos os gelados, com os restantes ingredientes que decidiste adicionar.

Quando tudo estiver pronto, funciona tal como os demais, bastando colocar no congelador durante algum tempo. Como vês, fazer gelados caseiros pode ser bem simples.

Formas

Existem várias formas à venda para os teus gelados caseiros. Podes enchê-las de sumo de fruta e fazer os gelados ao teu gosto próprio. Para limpar, normalmente é suficiente passar os moldes por água quente.

É importante que optes por formas com material sem Bisfenol A (BPA), um componente tóxico. Normalmente podem ir à máquina de lavar louça, além de, claro, o congelador.

9 batidos de frutas e vegetais práticos e saudáveis

10 dicas para fazer gelado em casa

Agora que tens todo o equipamento que precisas, segue estas dicas para completares a tua criação. Qualquer um o pode fazer, mesmo que não tenha muita experiência na cozinha. E é uma forma de surpreender amigos e família este verão. Pronto para começar?

  1. Quando as frutas começam a amadurecer mais rápido do que as consegues consumir, prepara-as, corta-as em pequenas porções e congela-as;
  2. Se tiveres muitos limões, laranjas, melancia ou melão, reduz cada um deles a sumo, para mais tarde utilizares nos teus gelados;
  3. Escolhe fruta da época, para ser mais fresca, doce e económica;
  4. Opta sempre por alimentos e produtos de qualidade, desde a fruta ao iogurte, ou outro ingrediente qualquer que queiras incluir nos teus gelados;
  5. Se utilizares frutos secos, experimenta tostá-los primeiro e vais ver como ficam crocantes;
  6. Como fazer gelado saudável e, ainda assim, doce? Basta optares por adoçantes mais saudáveis, como o açúcar de coco;
  7. Não mistures muito sabores. Opta por ter um como principal;
  8. As natas deixam os gelados mais suaves, uma vez que a gordura é um dos segredos de como fazer gelado bem cremoso.
  9. Coloca sempre primeiro no frigorífico, antes de levares o teu gelado ao congelador. Vai fazer com que esteja menos propenso à formação de cristais.
  10. Quando colocares o gelado no congelador, deves mexê-lo de hora em hora, até que congele definitivamente. Isto serve para quebrar os cristais de gelo que se vão formando e para deixar o teu gelado mais cremoso.

4 receitas deliciosas para testares

Se precisas de inspiração no que toca a receitas, começa por estas 4 sugestões.

1# Gelado de banana, morango e sementes de papoila

Ingredientes:

  • 3 bananas congeladas;
  • 6 morangos congelados;
  • ½ colher de chá de sementes de papoila.

Modo de preparação:

  • Coloca as bananas e os morangos, previamente cortados antes de congelados, num liquidificador até obteres uma textura cremosa. Caso fique muito grossa, basta que adiciones um pouco de água;
  • Junta as sementes de papoila para decorares o teu gelado. Está na hora de ir ao congelador, sendo que em média precisam de cerca de 10 horas.

2# Gelado de melancia, kiwi e iogurte

Ingredientes:

  • Melancia aos cubos;
  • 2 kiwis;
  • 1 iogurte natural;
  • Formas de gelado tipo perna de pau.

Modo de preparação:

  • Coloca os cubos da melancia na liquidificadora e tritura durante 20 a 30 segundos;
  • Retira e coloca nas formas de gelado;
  • Entretanto, coloca os kiwis na liquidificadora e repete o processo;
  • A seguir à melancia, já quando esta estiver mais sólida, junta-lhe o iogurte e, em seguida, o kiwi, completando três camadas diferentes do teu gelado.

3# Gelado refrescante de laranja

Ingredientes:

  • 1 chávena de chá de sumo de laranja;
  • 1 colher rasa de açúcar ou adoçante;
  • ½ chávena de chá de água.

Modo de preparação:

  • Coloca a água numa panela e leva ao lume. Antes de ferver, acrescenta o açúcar sem parar de mexer, até que se dissolva completamente;
  • Deixa ferver por 2 minutos;
  • Coloca a calda no sumo de laranja, numa forma, e deixa congelar por cerca de 6 horas.

4# Gelado com pedaços de fruta

Ingredientes:

  • 5 unidades de iogurte natural;
  • Frutas a gosto cortadas;
  • Adoçante ou mel;
  • Palitos;
  • Formas ou copos descartáveis.

Modo de preparação:

  • Bate o iogurte com o adoçante ou mel. Em seguida, coloca as frutas cortadas nas formas de gelado;
  • Cobre com o iogurte já batido e deixa no congelador por aproximadamente 12 horas;
  • Podes adicionar natas ao iogurte antes de o bater. Com isto, vais conseguir um gelado muito cremoso.

Ainda tens dúvidas sobre como fazer gelado em casa? Basta pegar nos teus ingredientes preferidos e criar combinações interessantes. No OLX encontras tudo o que precisas, desde utensílios, máquinas e formas, para fazes e teres os teus gelados sempre disponíveis, diretamente do congelador.


Próximas leituras:

Contrato-Promessa de Compra e Venda: tudo o que deves saber
O contrato-promessa de compra e venda é um instrumento importante, que antecede …
10 melhores aquecedores elétricos para os dias frios
Estes são os melhores aquecedores elétricos para tornar qualquer espaço mais acolhedor, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *