Os quartos na tua casa podem ser demasiado grandes, demasiado estreitos, ou simplesmente perfeitos, enquanto que os últimos podem ser difíceis de obter. Pode parecer que mobilar uma vasta área com mais coisas é mais simples do que criar um simples espaço para parecer maior. 

Quando se trata de renovar, ter um quarto mais pequeno, para começar, tem certas regalias.  É mais barato organizar, e vais precisar de menos coisas para o encher. Quando se trata de um espaço pequeno, a ajuda de um decorador de interiores pode ser crucial para tirar o máximo partido do teu ambiente.

É absolutamente possível fazer com que um lugar pareça maior, organizando algumas coisas bem colocadas e tomando decisões criativas de design. Esquemas de cor, disposição de mobiliário, colocação de espelhos e design de iluminação imaginativo podem todos enganar os olhos e fazer com que as casas pareçam maiores do que são na realidade. Neste artigo, vamos ver como planear um espaço que pareça maior e, ao mesmo tempo, fazê-lo funcionar de forma surpreendente.

1. USA CORES DE TINTA CLARA.

Fonte: Unsplash

Uma ilusão ótica é possível através de esquemas de cores claras. As cores de tinta clara são muito bem conhecidas na área do design. As cores claras são excelentes para fazer uma sala sentir-se maior e mais brilhante. As paredes claras e vívidas brilham mais, fazendo com que um lugar se sinta espaçoso e fresco e realçando o impacto da luz do dia natural. As cores escuras absorvem a luz e fazem com que os espaços pareçam mais pequenos. Aqui estão algumas dicas de pintura para fazeres o teu espaço parecer maior:

Usa apenas uma cor — Usar apenas uma cor cria a ilusão de espaço contínuo.

Usar linhas – As linhas horizontais alargam uma parede, enquanto que as verticais fazem uma parede parecer alta.

Estás a perguntar-te que cor usar? Usa cores mais suaves como o branco, azul e esverdeado para obteres o melhor resultado.

2. ILUMINAÇÃO

Fonte: Unsplash

Se tiveres acesso à luz natural, permitir a sua entrada na tua casa por janelas amplas pode rapidamente relacionar o espaço com o exterior, permitindo-te melhorar o teu espaço de vida.

A luz do sol natural ilumina a decoração de um quarto e faz com que pareça maior. Se tiveres acesso à luz natural, isto é ótimo. Mas não fiques chateado se não tiveres. As luzes podem ser usadas para criar alguns efeitos únicos. Vais ficar surpreendido com a diferença que uma ligeira modificação pode fazer.

Várias fontes de luz numa sala podem dar a impressão de mais espaço. É particularmente útil em espaços com pouca luz natural. Em vez de uma luz aérea, acende apenas algumas lâmpadas por todo o espaço quando trabalhares com iluminação artificial. Múltiplas fontes de luz contribuem para toda a vibração da sala, fornecendo luz ambiente e até mesmo iluminação.

3. ESCOLHE A MOBÍLIA CERTA

Fonte: Unsplash

É uma boa ideia ficares longe de móveis enormes e pesados. Essas coisas não só ocupam demasiado espaço numa sala pequena, como também captam toda a atenção em torno de uma área. Se tiveres móveis grandes, coloca-os contra a parede para manteres o aspeto do espaço organizado e não apertado.

Cadeiras, sofás, e camas podem parecer boxe. Móveis com pernas visíveis, por outro lado, dão a impressão de mais espaço. Isto permite que a luz passe através dos móveis, fazendo com que o espaço pareça maior e mais espaçoso.

Usar a mobília de forma criativa: escolher mobília adequada é uma das formas mais eficazes de fazer com que um espaço pareça maior. Usa mobília multifuncional, como um baú que duplica como uma mesa de café, um sofá-cama, ou uma cama com gavetas de arrumação. Mesas de jantar retrácteis, mesas rebatíveis e mesas de nidificação são todas escolhas fantásticas que podem ser arrumadas quando não estão a ser usadas.

4. EVITAR DECORAÇÃO EM DEMASIA

Fonte: Unsplash

Não é necessário decorar cada canto do teu espaço. Quanto mais ampla for a área, mais a poderás abrir. Se tens um espaço estreito e gostarias de mostrar a decoração da parede, procura uma única peça de arte grande ou uma parede de sotaque em vez de uma parede de galeria de coisas pequenas. Mantém o número de itens a um mínimo.

Não enchas as tuas paredes com arte em excesso. Quando se trata de fazer uma sala parecer maior, uma grande obra de arte é ideal que uma coleção de pequenas obras de arte.

Corta a desordem: mantém um ambiente limpo no teu quarto. Não só te vai oferecer satisfação adicional, como também demasiadas coisas fazem com que uma área pequena se sinta ainda mais pequena. O espaço visível vai sentir-se organizado e espaçoso se as coisas estiverem cuidadosamente organizadas ou fora de vista. Também é aceitável deixar certas paredes em branco para que o espaço não se sinta embalado e sobrecarregado.

5. ESPELHOS

Fonte: Unsplash

Os espelhos ajudam a refletir e a espalhar a luz das janelas. Os espelhos são um método incrível para fazer com que um espaço pareça muito maior. Outra característica de colocar um espelho na parede é que ele replica a visão e cria a ilusão de mais espaço.

Os espelhos reflectem a luz natural e artificial, fazendo com que um espaço pareça mais brilhante a qualquer hora do dia e da noite. É extremamente útil colocar um espelho perto da janela para refletir a atmosfera exterior.

6. TRABALHA NUM PLANO PARA O TEU QUARTO

Fonte: Unsplash

Ajusta o tamanho da tua mobília de uma forma que complemente o espaço. Para maximizar o espaço aberto, coloca peças de mobiliário relativamente grandes em direção às paredes. Da mesma forma, evita bloquear caminhos. Um quarto parecerá apertado se a mobília e os acessórios dificultarem a vista para dentro dele.

A diagonal é a linha reta mais longa em qualquer espaço. O olho é desenhado ao longo da parede longa quando a mobília é instalada num ângulo. 

7. SIMPLICIDADE

Fonte: Unsplash

Em sítios pequenos, é tudo uma questão de modificação. Uma sala vai parecer mais congestionada com os objetos, pertences, e temas que lá tens. Para de ter demasiados objetos pequenos, ou pelo menos agrupa-os para que apareçam como uma configuração.

O mais importante é que deves ser sério contigo mesmo e ter cuidado com o que trazes para a sala. Mantém o resto da sala simples se fores com a parede de acentuação de papel de parede. Se precisas mesmo daquela grande pintura a óleo na tua sala, faz dela a única peça de arte no espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.