Tiramisu: uma breve história de uma saborosa sobremesa

À medida que o verão se aproxima e os churrascos e piqueniques estão em pleno andamento, muitas famílias estão à procura da sobremesa perfeita para levar para o buffet. Tiramisu tem sido um prato ideal em refeições finas e descontraídas durante séculos e é o acompanhamento perfeito para qualquer situação de jantar e é uma deliciosa sobremesa para aqueles dias quentes de verão.

Tiramisu é uma sobremesa italiana originária do século XVIII, projetada por uma ‘Maitresse’ de um bordel em Treviso. Esta senhora ofereceria aos seus clientes um tiramisu para os revitalizar e energizá-los antes de regressarem a casa para as suas esposas. Sim, está certo. Tiramisu foi originalmente usado como uma forma de Viagra em bordéis no século XIX.

Tiramisu: uma breve história de uma saborosa sobremesa

O nome em si vem da palavra “Time su” que é traduzida do dialeto de Treviso da Itália como o bastante provocador, “leve-me.” Este “pick me up” tornou-se uma sobremesa tão popular nos bordéis de Itália nesta época, que muitos restaurantes começaram a aumentar a sua popularidade adicionando-a aos seus menus. Esta popularidade continua até hoje, onde Tiramisu se tornou uma sobremesa em toda a Itália e em todo o mundo até hoje.

O que vai precisar:

Então, se quiser fazer o seu próprio Tiramisu, então aqui estão os ingredientes básicos que vai precisar. Há duas partes principais de um tiramisu clássico: o creme e a base.

O Creme

  • 4 gemas
  • 100 gramas de açúcar
  • 3/4 chávena de leitelho
  • 227 gramas de mascarpone

A Base

  • 1 1/3 chávenas de café
  • 2 colheres de sopa de rum
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 24 palitos La Reine
  • 30 gramas de chocolate negro

Como fazer o tiramisu perfeito:

Agora que tem todos os ingredientes, vamos fazer o Tiramisu!

Passo 1  – Misture as gemas de ovo e 50 gramas de açúcar granulado. A consistência deve parecer muito pesada em volume e ter uma cor amarela clara. Pode completar o processo à mão, mas uma vara é muito mais rápida e eficiente na criação da consistência e volume desejados.

Passo 2Adicione a mistura do primeiro passo numa tigela grande e adicione o creme e outra metade do açúcar granulado. Misture bem para se certificar de que a mistura, o creme e o açúcar se misturaram bem. Adicione o seu mascarpone e continue a envolver a mistura até formar uma textura suave e difusa.

Passo 3 – Deixe a sua mistura anterior por um momento e vire a sua atenção para o expresso e o rum. Misture o rum e o expresso para formar um licor de café cremoso. Coloque isto de lado por um momento, enquanto polvilha o fundo da sua assadeira com um leve polvilhado de cacau em pó. Uma peneira irá funcionar melhor para isso, uma vez que separa e espalha o chocolate, no entanto, nenhum cacau peneirado em pó também funcionará muito bem.

Passo 4 – Mergulhe rapidamente os palitos na mistura de café e rum e coloque-os no tabuleiro de cozedura. Deve ser rápido a mergulhar estes palitos, pois eles vão desfazer-se se os deixar encharcados por muito tempo. Certifique-se de que a borda arredondada dos palitos está virada para cima na sua bandeja. Certifique-se de que a bandeja está cheia de palitos e pode usar uns mais pequenos ou quebrá-los ao meio, se precisar de preencher quaisquer espaços.

Passo 5Uma vez que tenha uma camada base de palitos encharcados na sua travessa, em seguida, cubra a parte superior dos palitos com a sua mistura de mascarpone. Repita o processo com os restantes palitos e a mistura de rum e café expresso. E mais uma vez, termine a parte superior cobrindo-a com o restante da mistura de mascarpone.

Passo 6  – Depois de colocar os palitos e a mistura de creme de mascarpone, cubra a camada superior com cacau em pó peneirado e um pouco de chocolate ralado para um sabor extra e um visual estético. Coloque o Tiramisu acabado no frigorífico durante cerca de 5-24 horas. 

Passo 7 – Sirva o Tiramisu a todos os seus amigos e delicie-os com a fascinante história desta deliciosa sobremesa!

Dicas para fazer o seu Tiramisu brilhar

Vertical shot of delicious tiramisu in little glasses with powder on a white table Free Photo

Se quer elevar o seu tiramisu para ser a conversa da cidade no seu próximo piquenique do bairro, então aqui estão algumas dicas extra especiais para melhorar o seu tiramisu e fazer a sua deliciosa sobremesa ganhar vida. 

  1. Brinque com os sabores do creme – sinta-se à vontade para se divertir com os sabores do creme, embora o rum seja usado no tiramisu tradicional; conhaque, licor de creme bailey, ou até vodka poderiam dar ao seu tiramisu um toque interessante.
  2. Experimente com as camadas – uma parte divertida de fazer o tiramisu é colocar a sobremesa em camadas e esta é uma ótima oportunidade para brincar com o design. Pode cruzar os palitos e até cortar em formas divertidas para que o padrão se destaque ainda mais. Da mesma forma, experimente rodar o creme em direções diferentes ao colocar camadas no creme para adicionar um belo efeito giratório no produto acabado.
  3. Película aderente na travessa– colocar película aderente no fundo da travessa antes de adicionar a sua primeira camada de pó de cacau permitir-lhe-á facilmente tirar o tiramisu da travessa quando estiver pronto para o servir. Além disso, poupa na limpeza para si – win-win!
  4. Leve o tempo que quiser com o tiramisu no frigorífico – Quanto mais tempo deixar a sobremesa, mais tempo terá de deixar o álcool mergulhar nos palitos e natas, e quanto mais rico o sabor desejado será. Recomenda-se 5-24 horas de espera antes de servir, mas um pouco mais poderia fortalecer ainda mais o sabor – e impactar a sua reputação como chef tiramisu – quando finalmente o serve aos seus amigos!
  5. Formas divertidas de servir a sua sobremesa– pense em algumas formas divertidas de servir o seu doce aos seus amigos, como colocar o tiramisu em potes de iogurte ou vasos de flores, ou talvez pequenas latas de rega! A apresentação é tudo e a oportunidade de ser criativo com a apresentação do seu tiramisu é interminável

Conclusão

Desde os seus inícios surpreendentemente marotos até ser um doce bem amado da cozinha italiana, Tiramisu é um prato simples e delicioso para fazer que o fará falar do buffet dos seus amigos durante muitos anos. Se você quer saber mais sobre como fazer Tiramisu ou quer assistir a um vídeo perspicaz sobre o processo, então confira o vídeo útil de The Cooking Foodies sobre o tema aqui para uma visão mais detalhada sobre a produção de Tiramisu.

Ainda, visite o site do OLX para obter todos os materiais que posso precisar: taças, batedeiras, varas de arames, travessas, e até mesmo frigoríficos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.