Como fazer pão caseiro
Quem não gosta de um pequeno-almoço com pão caseiro? Esta receita de pão caseiro sem esforço vai ensinar-lhe como fazer
Quem não gosta de um pequeno-almoço com pão caseiro? Esta receita de pão caseiro sem esforço vai ensinar-lhe como fazer o seu próprio pão caseiro como um profissional!
O pão caseiro é um dos meus favoritos de todos os tempos, no entanto, como todas as outras pessoas com quem lutei ao longo dos anos para assar o pão caseiro perfeito até recentemente, quando descobri esta receita que vou partilhar consigo. Leva apenas 2 horas para fazer depois do qual você trazê-lo para fora do forno, deixá-lo arrefecer, espalhar um pouco de manteiga em cima e polvilhar algumas sementes de sésamo e seu paladar agradecer-lhe-ia por isso.
Se esta é a sua primeira vez fazendo pão aqui tem uma fórmula simples a seguir para ajudá-lo a fazer aquele pão perfeito. É muito fácil de fazer e fácil de seguir mesmo para um padeiro principiante. Esta receita de pão caseiro iria surpreender-te e fazer com que até um comedor exigente anseia pelo pequeno-almoço.
Necessitará dos seguintes ingredientes:
Fermento: Um ativo seco para ajudar o nosso pão caseiro a subir.
Água morna: Isto deve estar entre 40-45 graus para ativar o fermento.
Açúcar granulado: Para adoçar o pão.
Sal: Use sal não iodado para ajudar a realçar o sabor.
Óleo: Pode ser óleo vegetal, canola, azeite ou até manteiga para enriquecer o pão.
Pegue uma tigela de mistura e deite a sua levedura, açúcar e água à temperatura ambiente. Uma vez espumado, mexa rapidamente com uma colher e deixe repousar durante 10 minutos até que o fermento esteja completamente dissolvido. Este processo chama-se revisão da levedura para se certificar de que continua ativa e, se não espumar, significa simplesmente que a levedura não é boa e deve ser descartada.
Adicione o restante açúcar, farinha, óleo vegetal, sal e misture na batedeira durante 3 minutos. Também pode usar a mão, mas será entediante e demora mais tempo.
Misture a massa durante 6 minutos e, se estiver a usar a mão, amasse durante 11 minutos até a massa ficar lisa, elástica e ligeiramente colada a uma mão limpa. Isto permite que a massa seja mais leve, macia e levante-se adequadamente.
Coloque suavemente a massa amassada num óleo numa taça e cubra com uma toalha ou película aderente e deixe-a crescer numa área quente até ficar duas vezes maior.
Isto ajuda a redistribuir a célula de levedura na sua massa de pão, dando-lhe uma subida e textura consistentes.
Para obter uma boa textura e sabor é aconselhável dar à sua massa a segunda subida, pois isso daria ao fermento mais tempo para trabalhar. Para isso, basta colocar o pão num local quente para se levantar e normalmente demora 30 minutos.
Está quase pronto para conhecer o seu pão caseiro macio! Agora pré-aqueça o forno a 180 graus. E leve ao forno o pão durante cerca de 30 a 32 minutos até que a parte superior fique dourada. Transfira o pão para uma prateleira de arrefecimento. Escove a parte superior com manteiga, polvilhe um pouco de sementes de sésamo e deixe arrefecer pelo menos antes de cortar,
Tomou a fantástica decisão de começar a assar o seu próprio pão caseiro e você está a perguntar que ferramentas o ajudariam a alcançar isso. Compilamos uma lista de ferramentas para ajudá-lo a fazer aquele pão caseiro macio, delicioso e crocante. Embora tudo isto possa não ser necessário no início, pois pode improvisar com o que tem na sua cozinha, mas o seu acesso tornaria a viagem fácil e menos assustadora, especialmente para um padeiro de pão caseiro. Vamos mergulhar!
Um termómetro é um must have se quiser assar um pão caseiro macio, leve e crocante. Este aparelho garante que está a rever a temperatura certa e também a manter a temperatura certa no forno e a verificar se o pão assado está a ser feito.
Outra ferramenta que os padeiros domésticos devem ter na sua cozinha é uma tigela de mistura. Esta ferramenta permite dissolver e provar o fermento. E a maioria dos padeiros experientes concordaria que quanto maior a tigela, melhor para assar.
Esta ferramenta é um must have para ti se gostas de fazer pão caseiro. Isto porque depois de assar o pão, ele vai nesta prateleira para arrefecer para evitar a recolha de humidade por baixo antes de pincelar o pão com manteiga.
Outra ferramenta que deve ter para fazer pão é a balança alimentar. É muito importante obter consistência porque qualquer ligeira diferença na relação entre farinha e manteiga pode alterar significativamente uma massa de pão. Por isso, certifique-se de que obtém uma boa balança de medição para obter uma medição precisa, pesando os seus ingredientes.
Depois de fazer o seu delicioso e macio pão, você precisa de uma faca de pão para cortá-lo de uma forma limpa e apresentável sem destruí-lo.
Uma batedeira é um equipamento importante para fazer pão caseiro e substitui a necessidade de uma tigela separada, colher e amassar à mão. É uma ferramenta capaz de misturar ingredientes secos e húmidos para misturar e amassar bem para obter uma massa macia e leve.
A massa começa a ficar leve e molhada, mas à medida que adiciona farinha, torna-se mais difícil misturar e o que significa que se estiver a misturar com a mão vai precisar de uma espátula forte para o fazer.
Dicas para fazer aquele pão caseiro perfeito
Prova do fermento: Tem de provar o fermento para verificar se ainda é viável. Faça isto misturando o fermento à temperatura ambiente, mexa a água e, uma vez com espuma, deixe-a descansar durante 10 minutos. Isto garantirá que a sua massa sobe e coze corretamente.
Amasse bem a massa: É aconselhável amassar corretamente a massa antes da primeira e segunda subida.
Temperatura: Outra dica importante é certificar-se de que o seu ambiente está quente para que a massa suba corretamente. Uma dica rápida é ligar o forno durante 3 minutos e desligá-lo e, em seguida, colocar a massa nele para subir.
Pão assado: Para verificar se o seu pão está completamente pronto e assado, use um termómetro e uma vez que esteja a 100 graus tire o pão do forno.
Armazenamento: Pode manter o pão caseiro fresco congelando-o ou colocando-o num saco de fecho e fechando-o firmemente para manter o ar fora.
Espero que com estas receitas, dicas e sugestões de ferramentas esteja pronto para dar o seu primeiro passo para começar a fazer aquele delicioso e crocante pão caseiro que a sua paladar merece. Yay, yay!
Deixe uma resposta