Se és um amante de animais de estimação, particularmente de gatos, ter uma árvore para gatos é necessário. Uma árvore para gatos ajudará a manter o teu gato ativo, comprometido e feliz. Enquanto podes facilmente comprar uma árvore de gato, são muito caras.

Além disso, o processo de construção de uma árvore para gatos é divertido e um momento perfeito para colocar as tuas habilidades de carpintaria à prova. Se estás inspirado para fazer uma casa de árvore para gatos, estás no lugar certo.

A construção de uma árvore para gatos permite-te usar suprimentos de alta qualidade para garantir que dure mais tempo. Também tens a flexibilidade de escolheres o design e estética que melhor se adequam à tua decoração de interiores, entre vários outros benefícios.

Seja qual for a razão pela qual queres construir uma árvore ti mesmo, o site da OLX é o vendedor de confiança para comprar tudo o que precisas para assumir este projeto facilmente.

Coisas a considerar antes de construir uma árvore para gatos

Se vais construir uma árvore para gatos, há algumas coisas que tens de considerar antes de começares a comprar os materiais.

·         Tamanho e design

Em primeiro lugar, precisas de desenhar um design de árvore para gatos que queres construir. No desenho, tem em conta o número de gatos que tens. Se tens mais de dois gatos, será ideal construíres uma casa na árvore com mais de um poleiro. Considera quanto espaço tens no teu quarto e o tamanho da árvore para gatos que podes acomodar.

·         Em pé ou na parede

As árvores para gatos podem ser independentes ou montadas na parede. A vantagem das árvores de gato independentes é que podes facilmente movê-las precisas. Em comparação, uma árvore de gato montada na parede é mais resistente. Por isso, antes de entrares na fase de construção, tens de decidir qual preferes.

Fonte: Pinterest

·         Poleiros de observação

Um poleiro de observação é um ponto na árvore que dá ao teu gato uma boa vista do quarto ou do grande exterior. A maioria dos donos de gatos desenham a sua árvore com diferentes níveis de poleiros para o conforto do seu gato. Então, seria melhor decidir a que altura é alta o suficiente para o poleiro de observação.

·         Sítios para dormir

Além disso, uma árvore para gatos deve ter sítios para dormir onde teu gato pode ter um tempo relaxante. Podes desenhar o local de dormir com pele ou qualquer material de amortecimento que sentes que é mais confortável para o teu gato.

·         Áreas de para arranhar

Uma coisa que é universal para todos os gatos é que adoram arranhar. Então, enquanto desenhar a tua árvore para gatos, adiciona um espaço para uma área de arranhões. Nesta área, utiliza material durável que possa resistir a arranhões.

Materiais que vais precisar

Ramos e peças de apoio:

  • Ramo pequeno (3 polegadas de comprimento);
  • Ramos grandes (6 polegadas de comprimento) ;
  • Arranhador.

Base e plataformas:

  • Um pedaço de 3 x 4 contraplacado;
  • Um pedaço de 1 x 3 x 8 borda de base de pinho;
  • Mancha de madeira;
  • Rochas decorativas;
  • Tecido de pele.

Ferramentas e suprimentos diversos:

  • Pistola de agrafo portátil;
  • Perfurador;
  • Pregos e parafusos de vários tamanhos;
  • Lixas variadas;
  • Serra portátil.

Passos sobre como construir uma árvore para gatos

Ao contrário dos tubos de cartão frágeis e torres de gatos comerciais de plástico que podes comprar, podes construir uma árvore para gatos por ti mesmo com madeira durável e estável. Siga os passos abaixo para construir uma árvore de gato dIY.

Passo 1: Raspar, areia e terminar os ramos

O primeiro passo para construir uma árvore para gatos é encontrar e preparar um galho de árvore. Retira a casca com um raspador e usa uma lixa diferente para terminar e selá-las. Depois de raspar a casca, nivela os ramos da melhor forma possível. Certifica-te de que qualquer ramo que utilizas está suficientemente seco.

Passo 1: Raspar, areia e terminar os ramos
Fonte: Pinterest

Passo 2: Prender os ramos à base

Depois de preparar os ramos, constroi a base com os pedaços de madeira de pinho de 1 x 3 polegadas. Fixa o pinhal ao contraplacado para criar uma base sólida. Mancha a base para adicionar estilo e preservar a madeira.

Faz furos nos ramos e prende-os à base. Podes utilizar um parafuso de 2,5 polegadas para posicionar e fixar o ramo na parte inferior do contraplacado.

Passo 3: Criar e instalar os postes para arranhar

Uma vez terminada a base e os ramos ligados, podes trabalhar no poste para arranhar. Podes criar o poste destes enrolando uma corda num poste de madeira.

Ajuda a manchar o poste antes de enrolares a corda para combinar com a base da árvore do gato. Depois de enrolares a corda, adiciona um pouco de cola para ajudá-la a manter-se no lugar e rígida.

Passo 4: Criar as plataformas

Nesta fase, podes então criar a plataforma. Podes criar quantas plataformas quiseres, dependendo de quantos gatos tens e do teu espaço disponível. A plataforma não precisa necessariamente de ser muito larga. Além disso, cria as plataformas de tal forma que estejam em alturas diferentes. Também podes criar algumas plataformas com estofos e algumas com manchas dependendo da tua preferência.

Passo 5: Instalar as plataformas

Para instalar as plataformas, utiliza uma combinação de pregos, parafusos e cola para torná-las resistentes. Aplica cola debaixo da plataforma antes de fazeres um furo no centro da plataforma. Utiliza um parafuso para o fixar aos postes.

Passo 6: Adicionar toques finais

Finalmente, adiciona alguns toques finais, como colocar alguns degraus e grandes rochas na base. Estas pedras servirão de cunha para evitar que o gato derrube a árvore. Além disso, as pedras que usas devem ser grandes o suficiente, para que os teus gatos não as comam.

Passo 6: Adicionar toques finais
Fonte: Pinterest

Conclusão

Em resumo, embora o custo de construção de uma árvore de gato possa ser duas ou três vezes o valor de uma árvore já feita, a vantagem é que vai durar mais tempo!

O teu gato merece o melhor, por isso sacrifica o tempo para construir uma árvore para eles. Se já decidiste o design que queres desenvolver, fazes bem em clicar aqui para ofertas emocionantes em ferramentas e materiais que precisarás fazer uma árvore de gato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.