Os waffles são uma alternativa deliciosa para um pequeno-almoço especial. Doces ou salgados, ao estilo da Bélgica ou Americano, são uma excelente opção para fugir ao tradicional pão com manteiga, aos cereais e até às panquecas. Descobre como fazer waffles em casa e os utensílios essenciais para criar uma refeição irresistível.

Como fazer waffles em casa: 8 utensílios indispensáveis

Um bom cozinheiro precisa das ferramentas certas. E para fazer as panquecas perfeitas tudo depende do teu grau de precisão – nas medições, nas misturas e nos tempos. Estes são os utensílios indispensáveis para fazer panquecas.

1. Balança

Ter a balança certa é dar o primeiro passo para saber como fazer waffles em casa. Com as medidas e proporções exatas, é mais fácil garantir a qualidade do resultado final. Este utensílio aumenta a precisão, acelera processos, e até reduz o desperdício alimentar.

Existem vários tipos de balanças, como as tradicionais ou as digitais. As digitais, mais simples e práticas, têm a vantagem de se poder “tarar” a escala, ou seja, descontar o peso dos recipientes ou de outros ingredientes. São também mais fáceis de usar, mais precisas e de leitura mais imediata.

Entre a vasta oferta de marcas de balanças para cozinha, no OLX podes encontrar balanças de marcas de referência como Becken, Beurer, Soehnle ou Tefal.

Artigo relacionado: 11 dicas para teres uma cozinha sustentável

2. Copo medidor

Como alternativa à balança de cozinha, o copo medidor é importante para fazer waffles ou qualquer outra receita. Com um medidor na mão evitas erros na receita que podem ser incorrigíveis.

3. Tigela para misturar os ingredientes

As tigelas são um utensílio essencial para misturar todos os ingredientes necessários para obter a massa do waffle perfeita.

Podes optar por tigelas de vidro, de aço inoxidável, de silicone ou plástico livre de BPA, algumas inclusive com tampa protetora. Apesar da oferta ser vasta, importa ressaltar que quanto maior for a qualidade das tigelas, mais duráveis elas vão ser. Por isso, vale a pena escolher um modelo de boa qualidade e que tenha a dimensão adequada ao número de pessoas a servir.

4. Máquina de waffles

Uma máquina de waffles é um utensílio fundamental para conseguir resultados perfeitos de forma rápida e simples. A Princess Waffle Iron Deluxe é perfeita para manhãs simples e apressadas, graças à potência até 1.200W. Faz até 5 waffles em formato coração e finos, tem um termostato ajustável com 5 regulações e proteção contra sobreaquecimento.

5. Moldes para waffles

Como alternativa à máquina de waffles, os moldes para waffles permitem preparar várias unidades de uma só vez, no forno. Feitos de silicone flexível e antiaderente, estes utensílios permitem preparar waffles de forma rápida.

6. Espátulas e colheres

As espátulas e colheres são essenciais na preparação de qualquer receita de pastelaria. Facilitam o momento de preparação da massa dos waffles e tornam todo o processo mais rápido e cómodo. E quando estes utensílios começam a ficar gastos, o melhor é trocar por novos modelos de materiais modernos e resistentes.

Artigo relacionado: 11 gadgets para uma alimentação saudável

7. Varinha mágica ou batedeira

A varinha mágica não pode ficar de fora da lista de utensílios para teres como fazer waffles em casa. Este acessório mistura todos os ingredientes de forma homogénea, para um resultado perfeito. No OLX podes encontrar vários modelos de varinhas mágicas. Entre as várias marcas destaca-se a Bosch, Philips, Tefal ou Braun.

Como alternativa à varinha e com a vantagem de até já ter uma taça incorporada, pelo menos em alguns modelos, existe a batedeira. No OLX encontras marcas de referência a preços competitivos. É o caso da batedeira robot AEG, com potência de 1000W, 10 definições de velocidade, tampa anti salpicos e duas taças de 2,9L e 4,8L, entre muitas outras finalidades.

8. Liquidificador

O liquidificador ajuda a preparar a massa dos waffles, mas vai muito além desta função. Também serve para criar a massa das panquecas, batidos e outras receitas. No OLX encontras liquidificadores com várias capacidades do copo, em jarro tipo americano.

Além de ser fácil e simples de usar e limpar, também inclui proteção contra respingos com orifício na tampa, por onde podes adicionar os ingredientes a qualquer momento durante a preparação. Alguns modelos permitem, inclusive, triturar gelo.

Artigo relacionado: Estes são os melhores liquidificadores até 50€

Para fazer waffles de forma irrepreensível, partilhamos 2 receitas distintas: uma ao estilo Belga, mais doce, e outra, mais rápida, à maneira Americana.

Como fazer waffles deliciosos ao estilo Belga

Da Bélgica diretamente para a tua cozinha, com a tua cobertura preferida, para o pequeno-almoço ou lanche.

Ingredientes:

  • 260 g farinha;
  • 125 g açúcar;
  • 500 ml leite;
  • 3 ovos;
  • 65 g manteiga.

Modo de preparação:

  1. Numa taça ou tigela, mistura a farinha e o açúcar;
  2. Acrescenta os ovos e 200 ml de leite, e mistura bem;
  3. Leva ao lume o restante leite e a manteiga;
  4. Quando a manteiga derreter, junta o preparado anterior e mistura bem;
  5. Aquece a máquina de waffles e unta com um pouco de manteiga;
  6. Verte uma porção de massa e, quando estiver dourada dos dois lados, retira;
  7. Repete o processo até terminar a massa;
  8. Polvilha os waffles com açúcar em pó, chocolate derretido ou fruta, e serve imediatamente.

Como fazer waffles ao estilo Americano

Para 6 waffles simples e ao estilo americano, no liquidificador, basta seguir esta receita.

Ingredientes:

  • 140 g farinha de trigo;
  • 180 ml leite;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 colher de café de sal;
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida.

Modo de preparação:

  1. Usa o liquidificador para bater o leite, a manteiga e o ovo até obteres uma mistura homogénea;
  2. Acrescenta a farinha, o açúcar, o fermento e o sal, e bate novamente;
  3. Aquece a máquina de waffles e deita uma porção de massa. Quando estiver dourada dos dois lados, retira;
  4. Repete o processo até terminar a massa;
  5. Polvilha os waffles com açúcar em pó, chocolate derretido, mel ou fruta, e serve imediatamente.

Artigo relacionado: Como fazer panquecas em casa

No OLX encontras tudo para saber como fazer waffles em casa, de forma simples e deliciosa. Tudo o que precisas são destes utensílios essenciais, e de seguir estas receitas. Bom apetite!


Próximas leituras:

Raquete de ténis: guia completo para escolher
Descobre como escolher uma raquete de ténis que se adapte ao teu …
Escalada: 7 essenciais para começar
Estes são os produtos essenciais para começares a praticar escalada. Descobre tudo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.