Os movimentos de Beth Harmon em Gambito de Dama despertaram-te a curiosidade para jogar xadrez? A série foi inspirada na vida de Bobby Fischer, antigo campeão do mundo, mas não precisas de ser um sobredotado para te divertires a jogar xadrez. E as vantagens vão muito além de passar o tempo.

Jogar xadrez tem vários benefícios para a tua saúde

  • O xadrez desenvolve a capacidade de ver a perspetiva de outra pessoa. Os jogadores de xadrez aprendem a antecipar os movimentos de um adversário. Para prever o que outra pessoa fará a seguir, um jogador tem de adotar a perspetiva de outra pessoa e inferir os próximos movimentos.
  • Jogar xadrez melhora a memória. Os jogadores de xadrez desenvolvem a memória. Afinal, o jogo envolve a memorização de inúmeras combinações de movimentos e de resultados potenciais.
  • O xadrez torna-te mais inteligente e criativo. Os estudos com jogadores de xadrez mostram que quem está habituado a jogar consegue resolver novos problemas com maior facilidade, adapta-se melhor quando as circunstâncias mudam e encontra soluções criativas. 
  • É uma excelente forma de passar tempo em família e amigos. O xadrez é uma excelente forma de passar o tempo em família, em qualquer idade, com ou sem pandemia.

Antes de começares a jogar xadrez: conhece as regras e as peças

Se estás mesmo a começar, fica a conhecer as peças e como se podem mover no tabuleiro. Por ordem decrescente de importância:

  • Rei: O rei é a peça mais importante, mas é uma das mais fracas. O rei só se pode mover uma casa de cada vez em qualquer direção – para cima, para baixo, para os lados e na diagonal. Quando o rei é atacado por outra peça, chama-se “xeque”.
  • Rainha: A rainha é a peça mais poderosa. Pode-se mover em qualquer direção, sem limite no número de posições, desde que o caminho esteja desobstruído.
  • Torre: A torre move-se para frente, para trás e para os lados, sem limite de distância em cada movimento. As torres são peças particularmente poderosas quando trabalham em conjunto.
  • Bispo: O bispo pode mover-se o número de casas que quiseres, desde que seja na diagonal. Cada bispo deve sempre permanecer na cor em que começa. 
  • Cavalo: Os cavalos movem-se duas casas numa direção, e depois mais uma num ângulo de 90 graus, como um “L”. Os cavalos são as únicas peças que podem se mover sobre outras peças.
  • Peões: Os peões avançam uma posição em linha reta, exceto no primeiro movimento e quando capturam outra peça. No primeiro movimento do peão no jogo, podem avançar duas casas para a frente com um único movimento se as casas estiverem livres. Se capturar uma peça, o peão pode mover-se diagonalmente para substituir o elemento capturado.

O objetivo do jogo é criar uma situação de xeque-mate ao rei do adversário. Isto acontece quando o rei é colocado em perigo por uma peça e não tem opções de movimentos que o levem a segurança. Quando isso acontece, o jogo termina.

No início do jogo, as peças são disposta da seguinte forma:

Tabuleiro de xadrez e peças

As torres são colocadas nos cantos mais à esquerda e mais à direita, seguidas por cavalos e depois os bispos.

As duas casas centrais são ocupadas pelo rei e pela rainha. A rainha é colocada na casa que combina com a cor (por exemplo, a rainha preta no quadrado preto), com o rei a ocupar a casa da cor oposta. Isto significa que o rei e a rainha de cada cor ficam frente a frente.

Quem tiver as brancas começa, e os jogadores alternam até que um seja derrotado por xeque-mate, desista, ou proponha o empate.

7 dicas para jogar xadrez de forma estratégica

  1. Controla o centro: Esta é uma das dicas de estratégia de xadrez mais importantes para iniciantes. O centro é a área mais importante do tabuleiro, porque as peças podem ter acesso a todo o tabuleiro quando estão bem localizadas nesta área.
  2. Abre o jogo: Ao avançar as peças cedo no jogo, estás a ganhar terreno, a conquistar o tabuleiro e a condicionar o adversário. Por isso, não comeces demasiado tímido ou à defesa, porque estás a dar o controlo do jogo ao outro.
  3. Evita mover a mesma peça muitas vezes: Deves evitar a tentação de te focar demasiado em algumas peças e descurar as restantes. Procura ‘equilibrar’ o tabuleiro. É um erro típico ter algumas peças muito avançadas e outras presas à posição inicial.
  4. Abre as torres: As torres são geralmente as peças mais difíceis de mover no início do jogo porque só se deslocam horizontal e verticalmente. Por isso, é essencial que antecipes as ‘colunas’ que vão ficar abertas e posiciones as torres de forma a aproveitar estes espaços.
  5. Cuidado com os peões porque não voltam atrás: Ao contrário de todas as outras peças, os peões são os únicos que não podem voltar para trás. Por isso, tem muito cuidado com a forma como os moves.
  6. Se alguma peça está perdida, troca-a: Parte do segredo de jogar xadrez é perceber quando uma determinada peça está em dificuldade e trocá-la por uma equivalente, antes de a perder. Por exemplo, se a tua torre está em risco e não vês forma de a salvar, podes sacrificá-la e trocá-la pela torre do adversário.
  7. Protege o Rei: Um dos erros mais comuns entre iniciantes é pensar apenas no ataque e deixar o Rei exposto a um contra-ataque rápido. Com apenas um xeque o adversário pode virar o jogo, mesmo que as tuas peças estejam bem posicionadas. Por isso, garante sempre que o Rei está protegido e tem um caminho para escapar.

Surpreende com um xeque-mate em duas jogadas

Sabias que é possível fazer um xeque-mate em apenas 2 jogadas?

Xeque-mate em duas jogadas
Fonte: chess.com

Se não tiveres cuidado na abertura, podes sofrer xeque-mate em apenas duas jogadas. Neste exemplo, o jogador com as brancas abre mal o jogo e expõe o Rei. Para além disso, não antecipou o avanço da Rainha adversária. Como consequência, o rei não tem para onde fugir e o jogo está perdido em apenas dois movimentos.

Se não tens um tabuleiro de xadrez em casa, encontra um no OLX a partir de 10€. Pronto para tornar os teus dias em família mais desafiantes?


Próximas leituras:

10 melhores secadores de cabelo de 2023
Descobre quais são os melhores secadores de cabelo e sai de casa …
Rotina de skincare: 5 produtos indispensáveis para uma pele radiante
Estes são os produtos de skincare essenciais para ter uma pele radiante, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *