Colocar eletricidade numa barraca é uma maneira inteligente de transformar uma simples arrecadação num espaço multifuncional.  Para fazeres isso, precisas de planear e entender os materiais necessários para executares esta tarefa com sucesso.  Também precisas de determinar a quantidade de eletricidade que o barracão precisa e verificar se o serviço elétrico existente pode fornecer isso.

Levar eletricidade a um barracão requer a procura de ajuda profissional.  No entanto, se tiveres as habilidades, também poderás fazê-lo sozinho.  Podes comprar todas as ferramentas e materiais necessários para o trabalho no site da OLX sem gastar muito.  Irás encontrar ofertas atraentes em todas as tuas compras.

Ferramentas e Matérias necessárias para este trabalho

Ferramentas e Matérias necessárias para este trabalho
Fonte: Pinterest

Abaixo estão as ferramentas e materiais que precisas para levar eletricidade a um barracão.

Ferramentas necessárias

  • Decapadores de fios;
  • Furadeira sem fio;
  • Fita de eletricista;
  • Chaves de fenda;
  • Alicate;
  • Pá (opcional).

Materiaisnecessários

  • Arame;
  • Interruptores, tomadas e caixas;
  • Disjuntores para painéis;
  • Conduíte (opcional);
  • Subpainel (opcional).

Passos para meteres eletricidade na tua barraca

Tentar levar a eletricidade para um barracão pode ser assustador, especialmente se for a tua primeira vez. Primeiro, tens de reunir as ferramentas certas.

Se quiseres passar a eletricidade para um barracão, podes seguir os passos abaixo para um trabalho de sucesso. Além disso, nota que a alimentação de corrida para um barracão pode levar um dia inteiro ou mesmo dois dias se não fores um eletricista experiente ou se não fizeste qualquer tipo de trabalho de bricolage antes. É aconselhável que faças uma pequena pesquisa sobre o projeto que te espera.

Passo 1: Planeamento e Preparação

O planeamento é uma parte essencial do trabalho, uma vez que estabelece o projeto para um trabalho de sucesso. Primeiro, é preciso ver se há espaço suficiente no painel de energia atual e se podes ligar energia ao barracão.

Por exemplo, se tiveres uma casa grande e um pequeno painel de potência, o painel pode não ser capaz de assumir a carga extra. No entanto, se tens uma pequena casa com um painel 200 Amp, deve haver espaço suficiente no painel para a barraca.

Depois de confirmares que o painel pode ser ligado ao barracão, tens de determinar a quantidade de energia que pretendes fornecer à barraca.

Passo 2: Planear o Circuito

A quantidade de energia que será fornecida ao telheiro determinará o número de circuitos que deve ter. Se tiveres apenas um circuito, só terás um fio no teu barracão. No entanto, se tiver mais de um circuito, precisarás de um sub-painel.

Passo 3: Selecione o tipo e o tamanho do fio elétrico

Não podes usar qualquer tipo de fio para o trabalho. É necessário assegurar que a espessura e a resistência do fio no interior estão no manómetro certo para manter a corrente pesada.

Passo 4: Escolha o condutor certo

Uma conduta é um material semelhante a um tubo que protege o fio de ter contacto direto com elementos externos, tais como água, frio, animais, etc. É aconselhável escolher uma conduta que possa dobrar-se facilmente, é fácil de cortar, e pode resistir ao teste do tempo.

Passo 5: Cavar a Trincheira

Depois de determinares a utilização do fio e escolher uma conduta, podes proceder à escavação da trincheira para a ligação. Se estiveres a usar uma conduta de PVC, tens de cavar a trincheira para ter pelo menos 40 cm de profundidade, enquanto as condutas metálicas só requerem uma profundidade mínima de 6 polegadas (15,24 cm).

Ao cavares a trincheira, podes escolher passar o fio por baixo do barracão, e passar depois por cima da estrutura. Também podes optar por fazê-lo correr pela parede exterior até ao barracão.

Passo 6: Instalar a Caixa de Comutação

Depois de cavar a trincheira, podes instalar o sub painel ou circuito, dependendo do que pretendes instalar. A caixa de comutação pode ser interior ou exterior. No entanto, a instalação da caixa de comutação ao ar livre garante que está apto para uso ao ar livre.

Passo 7: Ligar o Condutor

A próxima coisa é ligar a conduta a partir da fonte de energia para o barracão. O ponto de saída exterior da conduta tem de ser à prova de tempo e duradouro.

Passo 8: Puxa o fio

Depois de configurar a conduta, podes então puxar o fio para a ligação utilizando a fita de eletricista. Certifica-te de que o fio está bem fixado à fita para que não deslize a meio da conduta.

Passo 9: Liga o circuito ao interruptor e à Caixa Principal

O painel de serviço principal da sua propriedade é onde determinará a energia que queres enviar para o barracão. Deves instalar um disjuntor do volt específico que pretendes enviar para o barracão no painel de serviço.

Passo 10: Fio o Barracão

O último passo é ligar completamente o barracão. Ligar um único circuito é bastante simples, e tudo o que precisas de fazer é escolher o tipo certo de fio para o trabalho. Se estiveres a usar um disjuntor de 20V, recomenda-se um fio de 12/2.

Depois de ligar o barracão, é melhor chamar um eletricista para verificar se está tudo em ordem.

Conclusão

Estás sempre a usar o teu barracão? Se sim, sabes como pode ser frustrante trabalhar lá depois do pôr-do-sol. Se não passares eletricidade no teu barracão, serás forçado a usar lanternas ou um cabo de extensão para trazer luz ao teu espaço de trabalho. Também terás de confiar no cabo de extensão se precisares de alimentar as suas ferramentas.

No entanto, conduzir a eletricidade a um barracão não é um trabalho difícil. Tudo o que precisas são as ferramentas e materiais certos para o trabalho. Siga as diretrizes deste artigo e estás prestes a iluminar o teu barracão com sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.