É um fenómeno natural sentir ansiedade, stress e tristeza durante eventos perturbadores como uma pandemia ou um desastre natural. Depois de eventos stressantes, é sempre necessário obter o apoio certo e dicas para lidar com o stress. Abaixo estão alguns dos sintomas importantes do stress.

Sintomas Principais

Aqui estão os principais sintomas do Stress e da Ansiedade.

  • Descrença e frustração

Se estás frustrado e não queres acreditar em ninguém, és um paciente ansioso, pois é um dos principais sintomas de stress e ansiedade. As pessoas com stress não querem ter amigos e gostam de solidão.

  • Sentimentos de medo, tristeza, preocupação e raiva 

Os pacientes ansiosos enfrentam muitos problemas mentais, tais como raiva, tristeza e medo. Se enfrentas estes problemas, então segue para o nosso guia para saberes como lidar com o stress.

  • Mudanças no apetite, e interesses

Mudar o apetite é outro grande fator de stress e podes enfrentar muitos outros problemas se o teu apetite mudar, por exemplo, dores de cabeça, dores de corpo, problemas de estômago e erupções cutâneas. 

  • Dificuldade em adormecer

Os pacientes ansiosos não conseguem dormir bem. Eles veem frequentemente pesadelos nos seus sonhos que resultam em dificuldades para dormir. 7-8 horas de sono é o melhor para manter as mentes frescas e ativas.

  • Concentração, problemas de tomada de decisões

As pessoas com stress estão sempre confusas e não conseguem tomar decisões importantes, pois devido ao stress não conseguem concentrar-se, o que lhes dificulta a tomada de decisões.

  • Uso de drogas

Os pacientes ansiosos precisam de alívio, e procuram-no em coisas diferentes. Muitas vezes começam a usar tabaco, álcool e outras drogas para obterem alívio temporário, o que resulta sempre em problemas de dependência de drogas.

Todos estes sintomas podem resultar num mau estado de saúde e é por isso que precisas de saber algumas dicas importantes que podem reduzir o teu stress.

Como lidar?

1. Identificar as causas

O stress pode ser causado devido a muitos fatores. Procura as causas, pois podem existir algumas razões para o teu stress que podem ser evitadas no futuro. Procura na tua rotina e certifica-te de que não há pressão de nada na tua mente que possa resultar em stress.

2. Come comida Saudável

Os alimentos frescos são uma das fontes mais importantes para nos manter saudáveis. Estes alimentos saudáveis podem reduzir as doenças relacionadas com a dieta e melhorar o nosso foco, assegurando a melhoria da saúde mental, em geral. Um provérbio inglês tem explicado maravilhosamente que “An Apple a Day Makes the Doctor Away”, o que significa que comer frutas e vegetais saudáveis pode prevenir o nosso corpo de diferentes doenças.

3. Exercício

O exercício mantém os nossos músculos, mente e corpo em geral ativos. Sair e apanhar ar fresco é muito importante para as mentes saudáveis, pois ajuda a reduzir o stress. Há muitos tipos de exercícios que podes fazer, como correr, andar de bicicleta, nadar e muitos mais. Os exercícios ajudam a fluir sangue no corpo a um ritmo específico que o nosso corpo precisa, provando que ajudam a fortalecer a saúde mental.

4. Descansa um pouco

Sair para ter um pouco de ar fresco, e simplesmente arrefecer ajuda-te a recuperar o stress. Mantém sempre uma distância entre responsabilidades para com os outros e responsabilidades para contigo próprio. Desfrutar de algum tempo com amigos e partilhar os teus pensamentos ajuda a melhorar a tua saúde mental, por isso tirar algum tempo deve ser a nossa prioridade para o cuidarmos de nós mesmo.

5. Cuidado

Todos nós queremos estar atentos, mas não sabemos como estar. E para o fazeres precisas de praticar. Pensa nos teus sentimentos e pensamentos. Esta meditação pode ser feita em qualquer altura e em qualquer lugar.

Existem muitas práticas que podes realizar, tais como Yoga, Respiração Profunda, e muitas mais. A pesquisa sugere que tais meditações podem reduzir o stress e fortalecer o poder mental.

6. Dieta de Equilíbrio

Uma dieta equilibrada é outro fator importante que pode melhorar a nossa saúde mental. Comer a tempo deve ser a nossa prioridade, pois comer sem rotina pode causar doenças de estômago que, de forma esquiva, resultam em stress.
Faz uma lista de compras e adiciona alguns snacks saudáveis à tua rotina diária e outros nutrientes. Alguns nutrientes são sugeridos por cientistas e médicos para manter o nosso corpo e mente em repouso. Isso inclui Vitamina C, ácidos gordos Omega-3, e Magnésio. Portanto, se queres manter o teu descanso e queres ter uma mente tranquila, certifica-te sempre de que tens estes nutrientes na tua lista de dieta.

7. Sono

É um fator importante que as pessoas com stress e ansiedade não conseguem dormir bem. Se também estás a enfrentar um problema de sono, precisas de mudar o ambiente do teu quarto. Acrescenta algumas flores frescas ao teu quarto, ou podes até mudar o teu colchão e comprar um novo e bom para dormir melhor, pois os colchões são considerados como um dos principais fatores para os problemas de sono. Estes colchões por vezes não são bons para pessoas com dores no corpo que resultam em ansiedade e stress.
Tenta fazer do teu sono uma rotina. Os médicos sugerem dormir durante 7-9 horas, e tens de seguir esta sugestão para manteres a tua mente tranquila.

8. Não fiques sobrecarregado

Há muitos problemas que as pessoas podem enfrentar e que resultam em stress. Todas nós temos muitas responsabilidades, mas isso não significa que nos sobrecarregamos e cumprimos todas as responsabilidades em simultâneo. Tem sempre em mente que uma boa saúde resulta em atenção e sucesso. Por isso, certifica-te que não estás a sobrecarregar-te.

9. Consultas Médicas

Consultas Médicas
dreamtime.com

Quando muitas vezes não sabes como gerir o teu ritmo cardíaco, tensão muscular e pressão sanguínea quando o stress atinge-te. Por isso, o Biofeedback dá-te informação sobre como o teu corpo reage quando tentas relaxar. São colocados sensores no teu corpo que chamam mudanças em tudo, desde o teu padrão de ondas cerebrais até ao teu tónus muscular. 

Através de consulta médica, podes controlar a tensão arterial e o ritmo cardíaco, o que ajuda a reduzir o stress.

Conclusão

O stress é uma das piores doenças que pode levar as pessoas ao suicídio. Se enfrentares algum problema de stress ou se encontrares algum dos sintomas acima mencionados, deves seguir as nossas dicas padrão e comprovadas para lidar com o stress. Deves consultar um médico se estiveres a enfrentar qualquer outro problema grave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.