Como limpar a tua casa como um profissional em 10 passos fáceis? Limpar a tua casa pode ser uma das tarefas mais difíceis, especialmente se fores novo em relação à vida de adulto. Como é que começas? Que produtos de limpeza são os melhores? O que deves limpar primeiro? Reunimos uma lista das nossas dicas e truques favoritos para te ajudar a tornar isto mais fácil para ti. Agora, vamos lá começar! Aqui estão 10 passos fáceis para limpares a tua casa como um profissional! Vamos começar!

Como limpar a tua casa como um profissional em 10 passos fáceis!
Fonte: https://www.pexels.com/photo/man-in-gray-shirt-cleaning-clear-glass-wall-near-sofa-713297/

1. Vê as horas

Podes estar a pensar que a limpeza da tua casa demora muito tempo, mas ficarias surpreendido. A limpeza – na maioria dos casos não demora horas e horas de trabalho; pode simplesmente demorar minutos se tiveres conhecimentos. Primeiro, começa por verificar o relógio; verifica uma vez quando te sentares para começares a limpar e depois outra vez quando acabares. Quanto tempo é que demorou? Valeu a pena?

2) Faz uma lista

É tentador saltar listas quando estás a limpar, mas é importante levar tempo e fazer uma lista. Pode parecer aborrecido, mas escrever o que precisas de fazer vai ajudar-te a ultrapassar tarefas mais rapidamente, lembrando-te de tudo o que precisas de fazer – e também dar-te uma ideia de quanto tempo certos trabalhos podem demorar. Se estiveres a usar produtos de limpeza em pisos duros ou em casas de banho, lê as etiquetas com cuidado e segue as instruções. Isto é especialmente verdade se tiveres crianças ou animais de estimação por perto, pois alguns químicos podem ser prejudiciais se entrarem em contacto com a pele ou se forem inalados. Lembra-te primeiro da segurança! Se tiveres filhos, cria um balde de limpeza separado para eles, para que eles também possam participar nas tarefas domésticas.

3. Esfrega, enxagua, repete

Vamos começar com uma das nossas rotinas de limpeza preferidas: Esfregar, enxaguar, repetir. Isto é mais eficaz para superfícies como bancadas, pavimentos e paredes. Esfrega simplesmente uma superfície com sabão e água, depois deixa-a secar ao ar durante alguns minutos (ou limpa-a se não conseguires esperar). Depois lava essa mesma superfície com água limpa de uma esfregona ou de um balde. Agora repete limpando todas as superfícies da tua casa pelo menos uma ou duas vezes por dia. Quanto mais vezes o fizeres, menos demorado (e por isso menos irritante) será. E quando algo precisa de um tapete ou estofo mais profundo, marca um encontro com um profissional de limpeza que saiba como lidar com nódoas difíceis. Confia em mim: Vai poupar-te tempo e stress a longo prazo.

4. Os chaos são os últimos

Começa por fazer os teus andares por último, são os mais fáceis, e provavelmente não precisas de muito descanso depois de limpares o chão. Para o nosso guia de como limpar o chão, vê Como limpar o chão como um profissional. Se tens áreas alcatifadas, recomendamos que aspires regularmente com um aspirador vertical (gostamos de aspiradores Bissell) e que uses um vaporizador manual ou um aspirador húmido para limpeza pontual. Se houver manchas ou cheiros de animais de estimação que se prolongam apesar da aspiração regular, tenta usar bicarbonato de sódio misturado com água ou peróxido de hidrogénio para os levantar. 

Se a tua casa tiver chão de madeira dura (ou qualquer superfície de madeira), começa por aí: Assim que tiveres feito o teu chão, está na hora de superfícies de madeira, como móveis e rodapés.

5. Prepara-te antes de começares

Antes de começares qualquer grande projecto de limpeza, é importante certificares-te de que tens tudo o que precisas. Isto é especialmente verdade se estiveres a usar algo que emita fumos tóxicos ou químicos (certos tipos de produtos de limpeza vão requerer precauções de segurança extra). 

Por isso leva um minuto antes de mergulhares em qualquer limpeza, e certifica-te de que tens todo o equipamento de protecção necessário, bem como trapos e esponjas. A última coisa que queres é ter de correr atrás de algo certo quando as coisas estão a ficar boas. Se ainda não tens uma rotina de limpeza específica, agora seria uma boa altura para começares uma. Não importa quanto tempo demoras; escreve apenas o que fazes para que da próxima vez possas repetir o teu processo. Se há certas áreas da tua casa que parecem ser sempre mais sujas que outras, concentra-te primeiro nessas e depois passa para outras áreas depois de serem limpas. 

Por exemplo, se houver pó a acumular atrás das tuas estantes ou migalhas a sair de debaixo das almofadas do teu sofá, lida primeiro com esses problemas antes de avançares para outras divisões.

6. Vê cada divisão duas vezes

Uma vez, quando passares pela primeira vez, e outra vez depois de teres limpo tudo. Isto irá garantir que não há manchas ou coelhinhos de pó que não tenhas visto. Quando passares duas vezes por cada quarto, mantém-te fiel a ele. Não terás tempo no início, mas eventualmente poderás fazê-lo rapidamente sem perder nada, desde que tenhas tudo organizado e organizado. 

Além disso, certifica-te que limpas cada uma das superfícies de cada item antes de os guardares. Limpar uma vez não é suficiente, especialmente se viveres com outras pessoas. É preciso alguma dedicação séria para passar por cada superfície da tua casa uma vez, por isso começa já a limpar. Certifica-te de que cada superfície está livre de desarrumação antes de limpares também à sua volta. Afinal, porque é que alguém iria querer sentar-se num sofá sujo? A melhor maneira de fazer as coisas de forma eficiente é planear – por isso enquanto lavas a roupa, ou levas o lixo ou a reciclagem a correr por aí e apanhas quaisquer pratos/copos/etc que também estejam por aí!

7. Não te esqueças das coisas por baixo e por cima

Limpar áreas difíceis de alcançar é sempre um problema quando estás a limpar até agora. Dá uma vista de olhos a estas instruções, que te mostrarão como chegar por baixo e por cima das coisas sem desmontar tudo ou ajoelhar-te. Se conseguires seguir estas instruções simples, não te resta mais nada para fazer a não ser relaxar (e desfrutar de ter menos pó e sujidade por perto). A maioria dos aspiradores tem mangueiras que se estendem até cerca de um metro e meio, por isso se o teu não for diferente da maioria, deve ser bom para alcançar lugares altos e outros pontos difíceis de alcançar. A única coisa que pode ser diferente no teu é se ele tem acessórios como tubos de extensão ou escovas para os cantos e rodapés.

8. Concentra-te nas áreas problemáticas

A limpeza pode ser difícil, especialmente quando tens um grande trabalho à tua frente. Mas se há uma coisa que torna a limpeza mais fácil, é saber onde o teu tempo e energia irão melhor. Quer estejas a fazer limpezas para convidados que vêm cá a casa, quer estejas apenas a dar um salto para ti próprio, concentra-te primeiro nas áreas problemáticas: manchas no chão e pêlos de animais de estimação são ambos susceptíveis de desviar a atenção do que mais importa – tu! Por isso tira essas nódoas da vista o mais depressa possível. Vais sentir-te melhor na tua casa e mais confortável enquanto estiveres nela. E não te esqueças de adicionar numa rápida sessão de vácuo enquanto estiveres lá dentro! Uns minutos passados a certificar-te de que o chão está livre de sujidade vale sempre a pena, mesmo que não fiquem assim por muito tempo.

9. Lava minuciosamente tudo, incluindo janelas e espelhos

Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando limpam a sua casa é não lavar tudo completamente, especialmente janelas e espelhos. É melhor lavar tudo separadamente para que nada fique contaminado por mais nada que tenha sido limpo. Isto inclui também lavar os vidros das janelas; não queres que os germes se apoderem da tua comida quando cozinhas. Quanto aos espelhos, a película de sabão pode acumular-se rapidamente se não for tratada de imediato. Aqueles que procuram espelhos sem riscas devem usar vinagre branco em vez de Windex ou outros químicos.

  1. Limpa também atrás das coisas (H2)

Depois de limpares o pó, aspirares e limpares toda a tua mobília, deves dar alguma atenção a áreas em que as pessoas não costumam pensar. Colocares-te debaixo das camas e entre peças de mobiliário pode ajudar a livrares-te de coelhinhos do pó e outros alergénios. E embora aspirar seja óptimo para te livrares da sujidade superficial, também há uma tonelada escondida debaixo de tapetes.

Conclusão

Antes de começares a limpar, tira dez minutos e senta-te com alguma música ou talvez ver um pouco de televisão enquanto bebes um café. Deixar passar algum desse stress que acumulaste durante o teu dia vai realmente ajudar a fazer com que toda essa limpeza seja mais fácil. Certifica-te de que usas roupa que não te importas de sujar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *