Como qualquer tipo de sofás na sala de estar, estes ocupam um lugar central na tua sala e significa muito para o aspeto geral do interior, então é certamente essencial estar sempre impecavelmente limpo. No entanto, na prática, revelou-se que muitas vezes não é uma missão tão fácil se considerarmos todas aquelas refeições favoritas em frente à televisão e guloseimas que deixaram a sua marca no nosso conjunto. Para além do sofá, a parte mais usada dos móveis são os colchões. Eles criam mais problemas se forem os pais de crianças marotas que adoram ter um colchão para comer e brincar. Além disso, mesmo que acrescentes materiais sensíveis de cores diferentes, a partir dos quais os sofás são feitos, a situação torna-se ainda mais complicada. Por isso, decidimos ajudar-te com instruções detalhadas para te ajudar a abordar esta tarefa da forma correta.

Como limpar sofás e o colchões?
Limpeza do Sofá

Neste artigo irás aprender a limpar sofás e colchões.

Como limpar o sofá?

Como limpar o sofá?
Antes e depois da foto de um sofá

O sofá da sala de estar é o lugar central em todas as casas onde a família se reúne todos os dias. Por isso, a limpeza deste móvel é uma questão de higiene geral da casa e dos membros da família. O tipo de material ou estofo com que o sofá sentado é crucial para o conforto, a experiência estética e a manutenção. A manutenção dos móveis sentados não é realmente um trabalho exigente se for acedido correcta e regularmente e se usares os meios apropriados, dependendo do material. Abaixo mostrar-te-emos a forma mais fácil de limpar e manter o teu sofá.

Sofá de limpeza a vácuo

Sofá de limpeza a vácuo
Limpeza a vácuo do Sofá

Logo no início, é essencial aspirar bem o teu sofá primeiro para tirar o pó todo dele. Depois disso, podes usar acessos especiais, tais como escovas, para limpar a mobília. É crucial prestar atenção a todas aquelas fissuras no sofá onde entram migalhas, restos de comida, papéis e outra sujidade.

Se tiveres um cão ou um gato, o teu sofá terá definitivamente o pelo do teu animal no sofá, então neste caso um aspirador não será suficiente. Em vez disso, usa um rolo especial para removeres o pelo.

Limpa as superfícies de metal e madeira

Limpa as superfícies de metal e madeira
Limpar o Sofá

Se o teu sofá tem encostos de metal ou madeira, ou algumas outras partes feitas destes materiais, a próxima coisa que precisas de fazer é limpá-los bem, primeiro com um pano molhado pulverizado com detergente (se estiveres a limpar madeira, certifica-te que usas um tratamento detergente destas superfícies) e depois seca.

As superfícies metálicas devem ser cuidadosamente polidas para obter um efeito brilhante.

Determina o material com o qual o sofá é feito

Determina o material com o qual o sofá é feito
Materiais para Sofás

É crucial encontrar a especificação dos materiais a partir dos quais o teu sofá é feito para aplicar um agente de limpeza adequado no próximo passo. A especificação deve ser acompanhada de instruções sobre qual o método de limpeza que podes utilizar: Exclusivamente sem água quando a água é permitida, detergente de lavagem a seco, detergente suave, detergente a vapor, etc.

Remoção de nódoas

Remoção de nódoas
Mancha no sofá

 Após estudares o método de limpeza, procede à remoção da mancha. Podes usar um dos próximos limpadores químicos, e podes usar alguns dos seguintes procedimentos:

Conjuntos de canto estofados – mistura vinagre de álcool com água morna e 1 colher de sopa de detergente para a louça, verte-o num frasco de spray vazio, e arranja um produto de limpeza.

Conjuntos de couro – mistura o azeite com um pouco de vinagre numa garrafa, trata a mancha, e limpa-a imediatamente. Limpa-o bem e poli-o com um pano seco e limpo de microfibras.

Materiais sintéticos – um pouco de vinagre, água morna e 1/2 colher de sopa de detergente de prato; mistura tudo. Depois pulveriza a mancha e esfrega-a com um pano macio de microfibras até que a mancha desapareça.

Se estas dicas-te tiverem sido úteis, continua a ler para saberes como limpar o teu colchão. 

Como limpar o colchão?

Como limpar o colchão?
Colchão limpo

Todos nós gostamos de ir para a cama com roupa de cama recém-mudada, limpa e perfumada.

Mas será este o fim da limpeza da cama, onde passamos um terço das nossas vidas?

Já alguma vez te perguntaste quanta sujidade fica no mesmo colchão da tua cama?

Provavelmente é, mas o maior problema é que não podemos tirar a capa do colchão e apenas lavá-lo.

No entanto, existe uma forma de limpar o colchão sem muito esforço e tempo.

Ao longo dos anos, podes ter notado várias manchas no colchão, mas há muito mais impurezas que não podemos ver a olho nu.

Suamos durante o sono, e as células mortas da pele caem naturalmente e permanecem na cama e na tecelagem.

Aqui estão algumas formas úteis de remover todo o tipo de nódoas e sujidade do colchão – a tua pequena nuvem adormecida.

Aspira o colchão

Aspira o colchão
Aspirar o colchão

Se tiveres um aspirador, será ainda melhor. Mesmo assim, também será adequado para removeres o pó e as pequenas partículas que passam despercebidas na cama.

O mais importante é aspirar completa e pacientemente de todos os lados.

Remoção de manchas

Remoção de manchas
Mancha num colchão

Se houver uma mancha de sangue seco, urina ou outros fluidos corporais no teu colchão, mistura ¼ copos de hidrogénio (3%) com uma colher de chá de detergente para a louça. Mergulha um pano com esta mistura, cobre a parte manchada com ela, e deixa-a absorver para que a mancha não se espalhe. Se a nódoa ainda existir, espera que seque, depois experimenta um detergente de limpeza a seco.

Soda para remover bactérias e odores desagradáveis

Soda para remover bactérias e odores desagradáveis
Remoção de bactérias do colchão

Esta substância remove todas as bactérias e odores desagradáveis onde quer que a apliques. Por exemplo, borrifa-a na superfície do colchão, deixa-a ligada durante cerca de 10 minutos e aspira-a. Isto irá neutralizar os odores indesejados e evitar que alguns microrganismos se espalhem.

Estas são algumas horas mais úteis para a limpeza e manutenção de um colchão:

  •  Evita molhar o colchão, especialmente se ele for feito de espuma de memória que retenha água. Nesse caso, poderás destruir a sua estrutura. Portanto, limpa com o mínimo de água possível.
  • Para tirares a água do colchão o mais rápido possível, usa um secador de cabelo. 
  • Para uma limpeza profunda, especialmente para pessoas alérgicas, ainda vais precisar da ajuda profissional daqueles que têm o equipamento para isso.
  • Para que o colchão não perca a sua forma, é bom rodar o colchão a cada estação e assim praticamente substituir os lados do colchão. Porque normalmente, a diferença no peso das pessoas que dormem e a diferença nos recessos da cama.
  • Usa uma proteção de colchão, mais precisamente, uma capa que possa ser removida e lavada na máquina e na roupa de cama. Isto irá manter o teu colchão limpo a longo prazo.

Palavras finais!

Neste blogue, podes aprender a limpar e manter a tua peça de mobiliário favorita e a limpar manchas teimosas e a remover odores desagradáveis do teu famoso colchão. Esperamos que estas dicas te ajudem e que as incorpores na tua rotina diária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.