Ter uma casa limpa e organizada a toda a hora parece impossível. Brinquedos espalhados pela sala, pilhas de roupa para lavar, documentos perdidos pelo escritório. Parece-te familiar?

Se queres ganhar algum tempo de qualidade para ti, sem descurar da organização do teu lar, adota algumas das sugestões que reunimos para ti.

Organiza a tua casa em apenas 5 passos

1# Não acumules!

Uma das regras mais importantes para ter uma casa organizada é não acumular. A garagem, o anexo ou a despensa  estão a abarrotar? Então, dedica um dia do teu fim de semana ou das tuas férias para destralhar a casa.

Deita fora o que não está em bom estado, doa o que já não queres e vende aquilo que apenas está a ocupar espaço em casa.

E quando falamos em não acumular, estamos também a falar da pilha de loiça para lavar, dos montes de roupa que experimentaste antes de ir para o trabalho e das tarefas para fazeres “amanhã”. Depois de utilizares ou experimentares uma peça de roupa, coloca-a no roupeiro  ou a lavar. Não a deixes espalhada pelo quarto. Deixa a preguiça de lado e vais ver que a desorganização começa a desaparecer.

2# Diz não à procrastinação

A organização de uma casa é conseguida com base em rotinas e hábitos saudáveis. Se criares o hábito de guardar as coisas logo que acabas de as usar, em vez de procrastinar, a tua casa acaba por manter-se sempre organizada.

Como em todas as áreas da vida, há dias em que a procrastinação é maior que a força de vontade, mas cabe-te a ti lutar contra isso.

3# Faz a cama todos os dias ao acordar

E por falar em hábitos e rotinas saudáveis, começa o teu dia por fazer a cama. Perdes apenas uns minutos da tua manhã a fazer esta tarefa, mas vais ver que o teu quarto vai logo parecer muito mais arrumado.

Não te esqueças de deixar arejar a roupa da cama, antes de a fazeres. O tempo de te arranjares ou de tomares o pequeno almoço é suficiente para a cama apanhar ar.

4# Envolve a família nas tarefas domésticas

Se cada um tiver uma tarefa e dedicar um pouco do seu tempo livre a realizá-la, a casa vai ficar organizada muito mais rapidamente.

Cria uma lista e vai rodando as tarefas domésticas por todos. Essa lista deve estar visível para todos, de preferência num espaço por onde a família passa todos os dias, como por exemplo, no hall de entrada ou na cozinha.

5# Vê a organização como algo positivo

Arrumar ou limpar a casa não tem de ser aborrecido. Ouve um podcast, canta as tuas músicas preferidas e acende uma vela com o teu aroma preferido.

Se mudares o teu mindset e passares a olhar para as tarefas domésticas como algo positivo, irá custar-te menos. Quem sabe, não ganhas o gosto pela organização e te transformas na próxima Marie Kondo!


Próximas leituras:

Como transferir dados de um telemóvel para outro
Trocaste de telemóvel? Descobre todos os métodos para transferir dados de um …
Samsung Z Fold 4: vale a pena o upgrade?
Descobre tudo o que precisas de saber sobre o novo Samsung Z …