Como melhorar a eficiência energética da tua casa
A preocupação com a eficiência energética é aplicável a todas as casas. É possível ter o mesmo conforto com menos consumo de energia. Descobre como.
A eficiência energética está hoje muito presente no nosso dia a dia. Uma casa eficiente é mais amiga do ambiente, consome pouco e mantém o conforto dos seus habitantes.
A eficiência energética de uma casa faz aumentar o interesse do mercado imobiliário. Quanto mais eficiente, maior o valor que potenciais compradores estão dispostos a pagar.
Por todos estes motivos, hoje é o dia perfeito para melhorar a eficiência da tua casa. Descobre como o fazer.
Conheces o que é a energia verde?
Trocar as lâmpadas incandescentes por outras fluorescentes é uma forma simples de aumentar a eficiência energética. Terás um custo maior no produto, que se vai reverter num menor gasto de luz no final do mês, numa poupança que pode ir até aos 90%.
Para além disso, estas lâmpadas duram mais. Com uma vida útil que pode chegar aos 25 anos, são opção mais amiga do planeta Terra.
Sabias que os painéis solares podem reduzir até 60% no consumo de energia?Ainda que esta opção possa revelar-se num grande esforço financeiro aquando do seu investimento, existem várias opções no mercado que facilitam a sua instalação. Os painéis solares ajudam o ambiente e a tua carteira.
Numa casa com eficiência energética também se considera a troca dos equipamentos antigos por outros novos, mais eficientes. A leitura da etiqueta energética é fundamental para escolher os eletrodomésticos que podem trazer poupanças significativas, na fatura da eletricidade.
Os eletrodomésticos da classe A são os mais eficientes. Deves estar atento a uma nova etiqueta energética, obrigatória a partir de 1 de março de 2021, que se estende aos televisores, frigoríficos, arcas congeladoras, máquinas de lavar a louça, a roupa, e de lavar e secar a roupa.
Nesta nova etiqueta, a classe A agrupa agora as escalas A+, A++ e A+++, tornando a leitura mais simples. A partir de setembro de 2021 é a vez das lâmpadas LED apresentarem esta etiqueta, pelo que outros equipamentos para a casa se seguirão.
Optar por produtos eficientes conduz-nos a um planeta mais sustentável. Ao optar por equipamentos mais eficientes, é possível conseguir uma maior eficiência energética.
Despacha os teus eletrodomésticos velhos no OLX!
Investir no isolamento térmico da tua casa é uma ação inevitável para aumentar a eficiência energética. Brechas ou fendas são a maior causa de perdas de energia, sobretudo nas janelas, portas, chaminés, lareiras, condutas de ar, sótãos ou garagens.
No caso dos sótãos, é comum o uso de fibra de vidro e de celulose para reforçar o isolamento. Já nas paredes, podes isolar com reboco ou gesso, preenchendo as fendas. Colocar isolamento nas paredes, no teto e telhado, tratando de fontes de infiltrações ou de fugas de calor, e vai permitir aumentar a eficiência energética da tua casa.
Quanto maior for o isolamento da tua casa, menos necessidade vais ter de recorrer a aquecimento central, ar condicionado e outros equipamentos para climatizar as divisões, reduzindo assim também a fatura da luz.
As janelas são uma grande fonte de perda de calor. Por isso, de forma a equilibrar o consumo energético excessivo, podes instalar janelas duplas. A caixilharia deve ser em PVC, evitando perdas de calor e mantendo o ambiente isolado.
Janelas de PVC ou alumínio? Descobre como fazer a melhor escolha
O piso radiante é um sistema de aquecimento prático, limpo e eficiente, que apresenta diversas vantagens. Entre elas, o gasto energético, que é consideravelmente menor em comparação com outros sistemas de aquecimento.
Este tipo de piso proporciona maior conforto porque promove um aquecimento uniforme em toda a casa, não apenas localizado em certos pontos. Consiste na instalação de um sistema de aquecimento sob o soalho, que pode ser feito na fase de construção da casa ou posteriormente, deixando a tua casa com maior eficiência energética.
Os reservatórios de água são bastante simples de instalar, sem que precises de adotar instrumentos muito elaborados. O importante é que consigas canalizar as águas das chuvas ou a do chuveiro, para reutilizar na rega do jardim e nas descargas das sanitas.
Também podes optar por sistemas de sanitas com lavatório integrado, que reutilizam a água do lavatório para as descargas na própria sanita, aumentando o nível de eficiência energética da tua casa.
Podes instalar adaptadores de torneiras tanto na cozinha como nas casas de banho, permitindo uma poupança de água que pode ir até aos 50%. Sendo a água um bem escasso, todos temos o dever de a preservar.
Os sensores de economia de água também podem ser aplicados nas torneiras que, normalmente por via de sensores infravermelhos inteligentes, conseguem evitar o desperdício de água. Desta forma, as torneiras abrem e fecham automaticamente com a aproximação das tuas mãos.
Tal como os adaptadores, os chuveiros inteligentes também são uma forma de aumentar a eficiência energética da tua casa, pela redução do desperdício de água no momento do banho. Com os chuveiros inteligentes é possível poupar até 40% do volume de água, em comparação com os sistemas tradicionais.
Esta solução consegue controlar o gasto de água, com uma poupança significativa de litros de água. Como consequência, reduzes a fatura do consumo no final do ano. Alguns destes chuveiros podem estar interligados a projetos de automação da casa. Outros são oferecidos com formatos, configurações e tecnologias que vão revolucionar o banho tradicional.
À primeira vista pode parecer estranho, mas a pintura da casa também influencia na eficiência energética. Aliás, é uma prática que tem séculos de existência – já os Romanos pintavam as casas de branco para refletir o sol. Ambientes pintados de escuro, vão necessitar de mais luz artificial, enquanto paredes e tetos de tons claros, permitem mais clareza no ambiente.
Se estiveres a construir ou a escolher a tua casa, tem em consideração a exposição solar, que influencia no consumo energético. Uma casa que tenha exposição solar durante todo o dia, vai sofrer com o aquecimento nos meses de maior calor. Por outro lado, uma casa que nunca receba sol direto, tem tendência a ser mais fria.
A eficiência energética das nossas casas é uma preocupação constante. Precisamos de consumir menos para ajudar o ambiente, mas não queremos comprometer a nossa qualidade de vida e a resposta às nossas necessidades. Felizmente, temos agora muitas opções no mercado que nos permite conciliar os dois mundos.
Próximas leituras:
Deixe um comentário