Para a maioria, a paixão pela fotografia começa como um hobby. Depois, com o tempo, investe-se numa boa câmara fotográfica e até em alguns cursos. Com dedicação e esforço, a fotografia pode tornar-se a profissão de sonho. Mas, para aprofundar conhecimentos, experimentar e aperfeiçoar a arte é necessário ter um espaço dedicado: um estúdio fotográfico.

Hoje em dia, criar um estúdio fotográfico em casa já não tem de custar muito dinheiro. Se estás a pensar seriamente em como o fazer, segue estas dicas.

As melhores máquinas fotográficas estão no OLX

6 passos para criar um estúdio fotográfico caseiro

O estúdio fotográfico em casa é o teu passaporte para a produção de fotos profissionais, criando ambientes próprios. A principal vantagem é que um estúdio fotográfico oferece maior controlo sobre a incidência da luz na fotografia, permitindo regular a suavidade, intensidade, cor, distância e sombras. Numa palavra, o aspeto final é profissional e versátil, podendo dar resposta às várias necessidades dos clientes.

Segue estes passos para montar um estúdio fotográfico em casa.

1# Planeamento

Existem diferentes tipos de estúdios e é importante escolheres o tipo de foto com que te identificas. De retratos a campanhas publicitárias, passando por fotos de comida, moda e animais, o tipo de fotografia que pretendes obter vai influenciar o tipo de estúdio fotográfico recomendado para ti.

Depois, define quanto estás disposto a investir na criação do teu estúdio fotográfico. Analisa a estrutura que tens disponível, qual o tamanho que precisas, que equipamentos e acessórios tens, e quais os que te fazem falta.

O aluguer é sempre uma boa opção, seja de espaços ou acessórios!

2# Escolhe uma divisão da casa

A área mínima para montar um estúdio fotográfico é de entre 10 e 15m2. Os estúdios profissionais usam como referência um valor um pouco superior, de 30m2. Se possível, o ambiente deve ser isolado e de cores claras, preferencialmente com paredes e tetos brancos.

Lembra-te de considerar que podes ter de te mover, para fotografar de diferentes ângulos e que tudo deve girar em torno do que pretendes produzir. Evita ambientes com muitas janelas, pois precisas de controlar os pontos de luz. A luz natural em excesso pode ser prejudicial ao teu resultado.

Ao criar um estúdio fotográfico em casa, tenta encontrar um espaço autónomo, para que os teus clientes não precisem de passar pelas divisões da tua casa até chegar àquela onde é o teu estúdio. Já no que respeita à família, define algumas regras para que não atrapalhem e interfiram no teu trabalho.

3# Equipamentos imprescindíveis

Sem uma boa câmara não há fotografia possível. Deves acrescentar à tua checklist um tripé, regulador de luz, fundos para cenários, pedestal de luz, flash, iluminação de apoio e decoração adicional. Desta forma, consegues compor diferentes cenários que vais propor aos teus clientes.

4# Luzes… câmara, ação!

As luzes vão ser o teu braço direito, parte da tua matéria-prima. Não há regra exata para o uso das luzes, pois depende do gosto particular e do olhar de cada fotógrafo. No entanto, o mercado oferece opções versáteis, como é o caso do flash dedicado, utilizado como acessório externo à câmara.

As luzes de cabeça e os refletores também são opções, podendo ser de luz contínua, halógeno, tungstênio ou LEDs. As opções variam entre as cores mais quentes, como o amarelo, até às luzes frias, como o azul. Com a luz certa controlas o clima, o efeito e as sensações das tuas fotografias.

A magia das máquinas analógicas

5# Lentes nunca são demais

Uma câmara pode ser sempre otimizada com recurso a lentes variadas. Existem diferentes tipos, para vários ângulos, distâncias e quadros. Entre a enorme oferta disponível no mundo da fotografia, é essencial investir em algumas, pois vão ser as responsáveis por marcar o olhar da tua foto.

6# Fundos para os teus cenários

Se pretendes que as pessoas ou objetos que captas sejam os protagonistas das tuas fotografias, considera adquirir um backdrop. Este é fundamental para deixar o fundo da imagem praticamente impercetível, podendo ser nas cores de branco, cinza ou verde, conhecido como chroma key

Os fundos de cor sólida, pretos e brancos, são ótimos para composições e para facilitar a edição das fotos. Alguns fundos de cenário também podem ter estampados leves. O material do backdrop varia entre madeira, tecido, alvenaria, papel ou outros.

No OLX encontras vários tipos de cenários para o teu estúdio fotográfico

3 erros de principiante ao montar um estúdio fotográfico

  • Falta de foco: Não percas tempo (e dinheiro) em ter muitos acessórios e materiais. Direciona a tua atenção para os estilos em que sentes que és realmente bom e dos quais obténs o melhor feedback.
  • Querer agradar a todos: Ao quereres responder a todos os pedidos, acabas por falhar na qualidade para um único tipo de fotografia. Investe em qualidade, em vez de quantidade, afunila o teu nicho e sê um daqueles fotógrafos que se recomenda a todos os amigos.
  • Divulgação deficiente: Quando alguém procura por um fotógrafo, faz uma pesquisa no OLX para um tipo específico de fotografia, como “sessão de recém-nascido”, “sessão fotográfica boudoir”, e por aí adiante. É um erro não anunciar os serviços desta forma, ou seja, incluindo nos títulos e nas descrições as palavras-chave mais pesquisadas pelos clientes.

Guia prático para iniciantes de fotografia manual

Tudo a posto… é hora de fotografar!

Agora já sabes tudo o que precisas para montares o teu estúdio fotográfico em casa. Nesta área, como em outras tantas, o estudo contínuo é fundamental. É através da aprendizagem constante de novas técnicas que vais obter os resultados que te vão diferenciar da concorrência, seja na hora do click ou na edição após a sessão.

Sabias que o OLX também tem soluções para pequenos empresários?


Próximas leituras:

iMac 2021 vs iMac 2020: o que muda?
O novo iMac 2021 traz várias novidades surpreendentes, generosamente embrulhadas na caixilharia …
iPhone 12 vs. Galaxy S21: qual o melhor?
Queres saber qual o melhor smartphone da atualidade? Fizemos a comparação iPhone …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *