Pintar os armários de cozinha é uma das formas mais fáceis de dares à tua cozinha um novo visual sem te meteres numa renovação completa.  Um armário de cozinha é talvez a parte mais predominante da cozinha, e eles custam um preço alto se estás a pensar em substituí-lo. Em vez de gastares imenso dinheiro em substituí-lo, especialmente seainda estiver em boa forma, podes pintá-lo para lhe dar uma nova vida.

Embora pintar armários de cozinha possa demorar, podes procurar serviços profissionais para ajudar-te. No entanto, se estiveres à altura do desafio e quiseres poupar dinheiro, podes fazê-lo tu mesmo. Vai ao site da OLX e compra os melhores kits de pintura apreços acessíveis. Depois de preparares os materiais, segue os passos que vamos destacar neste artigo.

O que ter em conta antes de pintar o o teu armário

Antes de decidir que queres pintar o teu armário, deves considerar alguns fatores. Primeiro, tens de verificar o estado do gabinete e confirmar queainda é bom o suficiente para repintar. Se o armário ainda estiver em boas condições, a próxima coisa é escolher o tipo de tinta que queres usar. Podes escolher entre tinta a óleo ou látex, pincel ou tinta spray, um acabamento regular ou falso. No entanto, é aconselhável que procures tintas à base de óleo. São resistentes a manchas, oferecem uma superfície acabada mais lisa e escondem as imperfeições dos teus armários.

Passos para pintar o teu armário de cozinha

Pintar os armários é uma atualização fácil de cozinha. No entanto, trata-se de dar o passo certo e utilizar os produtos certos para alcançar o resultado desejado. Abaixo estão os passos a seguir na pintura do teu armário da cozinha.

Passo 1: Preparar o armário para a pintura

A preparação é tudo na pintura. Começa por limparos armários e remove qualquer objetono armário. Podes colar um jornal ou cartão nas bancadas, pisos, paredes ao redor do armário, e outras áreas que não queres que a tinta caía. Tira os utensílios e aparelhos para um local seguro para que nãofiquem no caminho ou manchados pela tinta.

Passo 2: Limpar as superfícies

Os armários podem acumular pó e sujidade em diferentes áreas. Utiliza um spray de limpeza para remover todas as manchas, pó, gordura e sujidade do armário. Se uma solução de limpeza normal nãoconseguir o trabalho feito, podes utilizar um detergente mais forte que contenhafosfato de trisodium. Não te esqueças de usar luvas e uma máscara quando estiveres a utilizar a  solução de limpeza maisforte.

Além disso, aspira os armários para remover todo o pó e outras partículas minúsculas que não podesalcançar com a mão. Depois de limpares as superfícies, enxagua-ase limpa-as com um espanador limpo e dá-lhes tempo para secar.

Passo 3: Retira as portas, gavetas e prateleiras

Portas, gavetas e prateleiras não podem ser eficientementepintadas enquanto ainda estão presas ao armário. Assim, faz sentido removê-las do armário  para que possas facilmente chegar a todos os cantos.

Desaparafusa cuidadosamente a porta das dobradiças e certifica-te de que manténs cada parte do armário numa caixa de embalagem segura. Rotula-os para uma identificação e remontagem mais fáceis. Não te esqueças de meter cola nas dobradiças para que a tinta não as manche.

Passo 4: Coloca o primário nos armários

Utiliza um primário para cobrir todos os orifícios ou pequenos defeitos nas superfícies do armário. Se o armário estiver fortemente manchado, podes usar um primário quebloqueia manchas para o encobrir. No entanto, o que precisas principalmente é primário delátex acrílico para suavizar as superfícies para a pintura. 

Deita um pouco de primário na tinta e usa um rolo para pintar as grandes superfícies e um pincel para chegar aos cantos, bordas e pontos apertados. Deixa o primário secar enquanto lavas o rolo e o pincel.

Passo 5: Lixa As Superfícies

Depois de o primário secar, usa umalixa média para suavizar a superfície. Depois de lixares a superfície, certifica-te de que está lisae, de seguida, utiliza uma pequena quantidade de calafetagem de látex para preencher eventuais amolgadelas ou arranhões que possam ser deixados.

Depois da calafetagem de látex secar, lixa novamente levemente para suavizar as superfícies. Aspiraas partículas que podem estar na superfície antes de limpares com um pano seco.

Passo 6: Pintar as Caixas de Armário

Depois de colocar primário e suavizar as superfícies, o armário está pronto para a pintura. Deves misturar a tinta seestiver a usar uma combinação de cores e por alguns minutos. Duas camadas devem ser suficientes se estiveres a repintar com a mesma cor. No entanto, se estiveresa usar uma cor mais clara sobre uma base mais escura,vais precisar no mínimo de 3 camadas.

Usa um pincel para pintar as grandes superfícies e um pincel de tinta para os cantos e bordas. Depois de aplicaresa primeiracamada, espera que seque antes de ires para a segunda camada. Repete o processo para cobrir todas as superfícies e obteres um acabamento perfeito e consistente.

Passo 7: Primário, Lixar, e pintar as Portas, Prateleiras, Gavetas

Deves repetir o mesmo processo que usas para o primário, lixar e pintar as caixas de armário nas prateleiras, portas e gavetas.  Pinta uma superfície da porta e deixa-a secar. Depois de secar, pinta a outra superfície. Não te esqueças de tapar os orifícios com fita adesiva para evitar manchas.  

Passo 8: Montar todas as peçasde volta

Depois de tudo secar, podes começar a montar o armário. Podes finalmente remover as fitas para revelar o trabalho final, e seseguiste estes passos, ficarás encantado com o resultado final do teu trabalho.

Conclusão

Pintar o teu armário de cozinha pode adicionar cor e estilo à tua cozinha, e também pode poupar-te gastosexcessivos em remodelações completas à tua cozinha. Com alguns baldes de tinta, alguma criatividade e paciência, podes dar à tua cozinha uma reviravolta rápida, bonita e duradoura.

Podes comprar tintas, rolos, pinças, primários, lixas, produtos de limpeza, e todas as outras ferramentas que precisas para pintar o teu armário de cozinha no OLX a preços acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *