O papel de parede é uma ótima maneira de tapar imperfeições e adicionar cor e estilo a um espaço. Mas o que acontece quando aquele papel de parede que gostavas há uns anos se torna antiquado? Bem, a boa notícia é que não precisas de passar pela tarefa árdua de arrancar o papel de parede. Em vez disso, podes alterar o aspeto e o ambiente do teu espaço pintando por cimado papel de parede.

A pintura sobre papel de parede é proibida na indústria do design, e a maioria dos profissionais não aconselha pintar.Mas com as ferramentas e técnicas certas, ainda pode dar ao teu quarto um novo visual elegante e barato sem perderes tempo a arrancar o papel de parede indesejado e a limpar o adesivo duro. Então, é aconselhável investires nos melhores materiais de pintura comprando-os no OLX, onde vais obter materiais de qualidade a preços acessíveis.

Note que pintar sobre papel de parede é um processo que exige que você faça algum trabalho de preparação para obter os resultados desejados. Continuar a ler Este artigo para saber mais sobre o que fazer.

Quando não deves pintar sobre papel de parede

Não deves pintar sobre papel de parede se não tens certeza se o teu papel de parede pode levar tinta. Por exemplo, pintar sobre papel de parede metálico ou um tipo que contém brilho pode ser complicado, uma vez que estas texturas vão deixar com um acabamento irregular. Se não tens a certeza, mas ainda queres uma mudança, é aconselhável testar primeiro num bocadinho escondido antes de desviares a sua atenção para toda a parede.

Além disso, se tens papel de parede velho, vale a pena notar que o acabamento após pintá-lo pode não ser excelente. Neste caso, é melhor primeiro testar numa área pequena, garantindo que o papel antigo não bolha ou tem tendência a sair da parede.

Se o papel de parede antigo não for adequado para pintar ou se tiveres papel de parede metálico, não tem outra opção senão arrancá-lo a parede.

Quando pintar sobre papel de parede

Deves pintar sobre papel de parede que está em boas condições. Portanto, é aconselhável que inspeciones o papel de parede para ver se é possível pintar por cima dele.

Se o papel de parede está a descascar em grandes secções, então é melhor é removê-lo completamente. Se estiver extremamente sujo, a tinta não se agarra a ele, e se tiver grandes manchas de bolor, o molde vai se ver através da tinta.

Além disso, se o papel de parede for revestido de plástico, a tinta não vai aderir bem. A tinta impossibilitará remover o papel de parede sem danificar as paredes.

Passos para pintar sobre papel de parede

Podes dar ao teu espaço um novo visual sem muito trabalho. Segue os passos abaixo para aprender a pintar sobre papel de parede.

Passo 1: Limpar e preparar a parede

Pintar sobre papel de parede com sucesso requer uma preparação adequada.  Começa por remover objetos e tapar áreas que não serão pintadas. Estes objetos incluem interruptores, prateleiras, decorações, luzes, molduras, etc… Depois disso, o próximo passoé tirar a sujidade das paredes com um pano quase húmido. Tem em conta que oprimário não vai aderir bem numa camada de pó.

Passo 2: Reparar quaisquer danos no papel de parede

Procura bordas ou costuras que estão a descascar-se. São as áreas mais fracas em termos de adesão. Também podes reparar ou substituir de secções soltas ou em falta do papel de parede.

Outra recomendação é levantar essas áreas com uma faca fina, cortar as partes soltas, enchê-las com uma massa de enchimento para criar uma superfície nivelada, e depois lixar ligeiramente quando secar.

Além disso, se o papel de parede tem uma textura que não querester debaixo da tinta, terás que lixar toda a parede até ficar lisa.

Passo 3: Colocar o primário as paredes

É aconselhável que utilizes primário à base de óleo em vez de  primário à base de água. A razão é simples: um primário à base de água pode encharcar o papel de parede e enfraquecero adesivo. Por outro lado, um primário à base de óleo não o enfraquecerá ao papel de parede.

Outra excelente abordagem é revestir a parede com um primário-selante apóspintares o papel de parede. O primário-selantereduz a probabilidade se descascar e fornece uma plataforma à qual a tinta pode aderir facilmente.

Espera algum tempo para secar de acordo com as especificações do fabricante. Certifica-te de que há ventilação suficiente no espaço.

Passo 4: Começa a pintura

 Após limpares, reparares e colocares o primáriono papel de parede, a próxima etapa é começar a pintar. Tal como uma pintura regular, utiliza um pincel para cortar nas bordas e cantos, e de seguida, usa um rolo para lhe dar os toques finais. Isto será especialmente necessário se estiveres a aplicar uma tinta de cor clara em papel de parede de cor escura ou se o papel de parede tem um padrão arrojado.

Passo 5: Coloca outra camada de tinta

Depois que a primeiro camada de tinta secou na parede, a próxima coisa é dar-lhe outra camada de tinta. No entanto, podes considerar lixar a parede enquanto esperas quea primeiro camada seque. Pode ser um pouco aborrecido, mas vale a pena. Ao lixar ajudas a minimizar as imperfeições e pode melhorar significativamente a aparência acabada do teu trabalho. Quando finalmente acabaresa segunda camada, afasta-te e admira a diferença. Vais notar que o espaço que outrora teve o papel de parede que estás cansado de ver é agora brilhante e incrível.

Conclusão

Pintar sobre papel de parede é possível. Na verdade, é a coisa mais lógica a fazer quando o papel de parede fica velho, rasgado, ou se estás apenas cansado dele. Tal como acontece com muitas melhorias na casa, a qualidade do resultado depende do esforço que se coloca no mesmo desde o zero. Por outras palavras, a fase de preparação é crucial.

Obtém os materiais necessários para o teu projetode um vendedor de confiança. Para estares seguro, explora o site da OLX e procura os materiais adequados para decorar o seu espaço. Podes ter a certeza que vais obter materiais de qualidade ao preço mais acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.