O material escolar, a roupa e os equipamentos tecnológicos necessários para os próximos meses podem pesar no orçamento mensal. Por isso, fica atento às oportunidades e aproveita os últimos dias do verão para preparar a chegada do novo ano letivo. Com isto mente, damos-te umas dicas sobre como poupar dinheiro nesta altura do ano.

Como poupar dinheiro: 8 dicas para preparar o novo ano letivo

1. Faz uma lista

Verifica o que tens em casa ou que sobrou de anos anteriores, e faz uma lista com o que é efetivamente preciso comprar. Este passo é fundamental para evitar esquecimentos, comprar apenas aquilo que é essencial e poupar dinheiro.

Artigo relacionado: 12 dicas para o regresso às aulas

2. Compra em segunda mão (e vende o que já não usas)

Calculadoras, computadores, mochilas. Há vários objetos que podes encontrar à venda em segunda mão e em muito bom estado, o que pode ajudar a poupar dinheiro na chegada do novo ano letivo.

Aproveita também para vender aqueles artigos que já não usas, como roupa ou acessórios que já não servem, mas que podem ser úteis para outras pessoas.

3. Reutiliza

Para além da compra de artigos em segunda mão, fala com amigos e familiares e pede para separarem os materiais, roupas ou equipamentos desportivos de que já não vão precisar neste ano letivo. Uma forma fácil de poupar dinheiro e evitar o desperdício.

4. Acede aos manuais escolares gratuitos

Outra forma prática de poupar dinheiro no regresso às aulas é através dos manuais escolares gratuitos. Regista-te na plataforma MEGA e, com a atribuição de vouchers, poderás levantar os livros escolares sem custos. A atribuição dos vouchers é aleatória, não sendo possível escolher entre manuais escolares novos ou usados.

Artigo relacionado: O que são os vouchers MEGA e como aceder?

5. Compra com antecendência

Quanto mais cedo começares a planear a chegada do novo ano letivo, mais fácil será poupar dinheiro. Assim, é possível ir comparando preços e aproveitar as promoções que vão surgindo. Além disso, as compras na última da hora saem mais caras.

6. Aproveita as promoções

Com a chegada do novo ano letivo e o regresso às aulas, é importante estar sempre atento às promoções. Muitas lojas e supermercados fazem promoções de material escolar durante o mês de setembro.

Faz uma pesquisa prévia das campanhas promocionais de regresso às aulas, compara preços e poupa dinheiro comprando materiais mais baratos. Por exemplo, com o Black Friday e o Cyber Monday, novembro pode ser uma boa altura para aproveitar as oportunidades em tecnologia.

7. Pede sempre fatura

Não te esqueças de que as despesas escolares são dedutíveis até um determinado montante. Por isso, é importante pedir sempre as faturas com NIF. Depois só terás que realizar a respetiva validação no e-fatura.

8. Compra com responsabilidade

Avalia as tuas opções em vários estabelecimentos comerciais e compara os preços antes de comprar. Em vez de comprar tudo ao mesmo tempo, vai comprando o material pouco a pouco para ter a certeza de que é mesmo necessário e aproveita as promoções que vão aparecendo ao longo do ano letivo. Comprar na altura certa leva a grandes poupanças de dinheiro.

Artigo relacionado: Vende o teu material escolar usado no OLX!

O OLX é o local perfeito para poupar no início do ano letivo. Aqui, encontras uma grande variedade de material escolar, roupa, mochilas, tecnologia e muito mais. Há opções para toda a família, nos vários ciclos escolares, e das melhores marcas, a preços muito apelativos.


Próximas leituras:

Conheça os incentivos à compra de bicicletas elétricas em 2022
A partir de 2022 existem também incentivos à compra de bicicletas e …
Lista de compras: 11 dicas para poupar tempo e dinheiro
É possível poupar tempo e dinheiro já na próxima viagem ao supermercado. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.