Com as temperaturas a baixar, é importante saber como preparar a casa para o inverno. Os tetos e paredes mal isolados, as infiltrações e a humidade são alguns dos fatores que tornam as casas mais frias, além de agravarem o consumo de energia.

Para que não sejas apanhado de surpresa com a conta da luz e para tornar a casa num sítio mais acolhedor, coloca em prática estas dicas.

1# Assegura a manutenção do exterior

Antes que a chuva e o frio cheguem em força, é importante verificar o estado do telhado, evitando possíveis infiltrações e vazamentos, que podem ter consequências dispendiosas.

Verifica as fachadas e paredes exteriores, nas quais podes aplicar um agente impermeabilizante. Esta operação simples vais ajudar a repelir a água e evitar a penetração de humidade, mantendo a sua aparência natural.

Se tens um jardim, toma medidas para que as plantas não morram com a geada. Desloca as espécies possíveis de mover. Para as restantes, podes usar uma estufa ou colocá-las com alguma proteção por cima.

2# Reforça o isolamento das janelas

Para poupar no aquecimento, é importante reforçar o isolamento das janelas. Troca o vidro simples por vidros duplos ou outro sistema na janela para evitar que o frio entre. E utiliza cortinas duplas, uma solução que evita que o calor escape.

Estes sistemas minimizam as perdas de calor e também melhoram o isolamento sonoro. Mas se não há tempo ou dinheiro para grandes investimentos, nada como ser prático e colocar fita adesiva ou juntas de borracha à volta das janelas e portas para vedar o máximo possível.

Artigo relacionado: Melhora o conforto da tua casa com estas dicas para isolar janelas

3# Experimenta o aquecimento visual

A decoração desempenha um papel importante na sensação térmica e no conforto do espaço. Opta por mantas, tapetes ou almofadas com as cores da estação, como terra, castanho, laranja, verde-escuro, bege e cobre.

Estar sentado num sofá de pele ou materiais sintéticos pode ser desconfortável nos dias frios, mas basta cobri-los com mantas ou almofadas de tecidos ou lãs para mudar essa sensação. E não há nada mais simples para preparar a casa para o inverno do que adicionar tapetes em algumas divisões da casa, principalmente nos quartos, sala e corredores. O ambiente fica mais quente e agradável.

Acrescenta apontamentos da natureza, tais como pinhas ou ramos. As velas também são uma ótima opção que, além do aspeto visual, aquecem o ambiente. Experimenta colocar estantes, molduras, móveis ou outros objetos nas paredes.

4# Escolhe o sistema de aquecimento mais adequado

É no pico do inverno, com uma boa sessão de cinema e a chuva a cair lá fora, que se dá conta do quão agradável é estar num ambiente quente e aconchegante.

Os sistemas de aquecimento são um ótimo contributo para aumentar a sensação de conforto e existem vários, tais como salamandra, lareira elétrica ou biolareira. Basta escolher aquele que melhor se adequa às tuas necessidades e características do ambiente.

Artigo relacionado: Como escolher a melhor salamandra para aqueceres a tua casa

5# Mantém o sistema de aquecimento limpo

Como preparar a casa para o inverno sem um sistema de aquecimento limpo e bem mantido? Seja uma salamandra, lareira ou chaminé, este é um passo incontornável para garantir a qualidade do ar. É importante verificar se está tudo a funcionar, antes de ser realmente necessário.

6# Faz pequenas mudanças de hábitos

É possível saber como preparar a casa para o inverno a custo zero. Por exemplo, a cada manhã, abre as cortinas e as persianas para deixar o sol entrar. Quando a noite começar a surgir, fecha tudo para conservar o calor por mais tempo.

7# Mantém o aquecimento constante

Manter uma temperatura constante dentro de casa vai evitar aumentos repentinos, que também se sentem na conta da luz. Se ainda não tens um termostato em casa, talvez seja a altura indicada para adquirir um.

Artigo relacionado: 7 dicas para aquecer a casa de forma ecológica

8# Transforma o ambiente com aromas da época

Recorre às velas com aromas e fragâncias de inverno que, além de aquecerem um pouco o ambiente, transformam o mood e ainda deixam a casa perfumada. Entre os cheiros de inverno, destaca-se a canela, mas experimenta e encontra o teu preferido.

9# Melhora a iluminação dos espaços

Agora que a luz natural é menos intensa e que anoitece mais cedo, acrescenta mais iluminação aos espaços. Dá preferência às luzes amarelas, mais acolhedoras.

Se aplicares estas dicas e truques sobre como preparar a casa para o inverno, terás um espaço casa mais aconchegante, e de uma forma económica. No OLX encontras os serviços que necessitas, assim como diferentes materiais para colocares os teus planos em ação.


Próximas leituras:

Samsung Galaxy S22: tudo o que precisas de saber
O Samsung Galaxy S22 é mais poderoso, elegante e versátil, com especial …
8 melhores microondas para cozinhas pequenas
Estes pequenos eletrodomésticos são um excelente aliado na cozinha e têm evoluído …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *