Em família, road trip com amigos ou estrada fora a dois – para muitos, a utilização do carro para viajar é indispensável. Seja acompanhado ou sozinho, o mais importante é que prepares o teu carro para umas férias seguras.

Como preparar o carro para viajar

Anota as dicas essenciais que não podes saltar:

1. Check-up

Este não é um procedimento para realizar apenas antes de férias. Uma revisão ao carro deve ser feita de forma regular. Mas falando em épocas especiais, é fundamental que seja feito um check-up antes de partires estrada fora, a fim de evitar surpresas.

Se estiveres a planear uma grande viagem, deves ainda verificar a quantos quilómetros estás de ter de trocar peças importantes de desgaste, como é o caso da correia de distribuição. Verifica o estado do motor, filtros, bateria, travões, radiador e sistema elétrico antes de te fazeres à estrada.

O OLX tem uma categoria exclusiva de peças e acessórios à tua espera!

2. Níveis de óleo: do motor, aos travões e embraiagem

Sempre com o motor desligado e a frio, deves avaliar o nível de óleo a cada 1000 km. Antes da partida, verifica a quantidade e qualidade do óleo do motor – uma parte da revisão essencial para preparares o teu carro para viajar.

Óleo abaixo do nível recomendado ou já sem qualidade, vai comprometer a lubrificação e refrigeração do motor e dos seus componentes, podendo levar ao sobreaquecimento e maior desgaste das peças do motor.

Verifica todos os níveis de óleo e reabastece ou substitui, conforme seja necessário. A bomba de óleo deve estar em bom estado.

3. Olhar atento sobre os discos e pastilhas de travão

Se falamos em segurança, não podemos deixar de recomendar que verifiques se não existem problemas visíveis com os discos e as pastilhas de travão do teu carro. Caso a espessura esteja próxima do valor mínimo indicado para o teu carro, deves substituir os componentes.

Pressiona o pedal do travão repetidamente, com o motor desligado, para te certificares de que o sistema de travagem não tem qualquer fuga. Se o pedal não tiver resistência, os travões podem já não ter a qualidade necessária.

4. Preparar os pneus do carro para viajar

Parece básico, mas é muitas vezes desvalorizado. Se os pneus do teu carro parecem desgastados, têm algum alto ou corte, então têm de ser substituídos. Caso aparentem estar em bom estado, podes estar num bom caminho, mas não acabamos por aqui.

Em Portugal, os pneus devem ter um relevo com uma profundidade entre os 4 e os 8 milímetros, sendo a profundidade mínima permitida por lei de 1,6 milímetros.

Deves medi-los em diferentes áreas, uma vez que não se desgastam uniformemente. Se encontrares algumas variações, mas ainda dentro do recomendado, pode ser suficiente apenas calibrá-los.

Em seguida, verifica a pressão dos pneus. A informação referente à pressão dos pneus do teu carro está disponível no manual de instruções. O pneu suplente não deve ser esquecido. Afinal de contas, ele deve servir de apoio em caso de emergência.

Para terminar a preparação dos pneus do teu carro para viajar, não te esqueças de alinhar e calibrar as rodas. Aumentas a aderência do veículo ao piso e reduzes o consumo de combustível.

5. O teu carro também precisa de se manter “hidratado

É crucial garantir o nível de aditivo/fluido suficiente no radiador. O líquido e água no limpa para-brisas vão auxiliar-te durante a viagem. Deves aproveitar para verificar o estado das escovas, se limpam, se não deixam manchas ou riscam o vidro.

Tira só mais cinco minutos e dá um banho ao teu carro. Sabias que os vidros com sujidade aumentam o perigo de encadeamento? Janelas limpas deixam-te mais próximo de uma viagem segura e todo o cuidado é pouco, não é verdade?

6. E já que falamos em limpeza…

Por vezes acumulamos no nosso carro objetos do dia a dia. O ideal será retirar tudo o que não é necessário para a viagem e levar apenas o que é essencial. Poupas tempo e dores de cabeça no jogo de tetris de encaixar tudo no pouco espaço que resta.

Para além do espaço, menos peso a transportar também pode significar menor gasto de combustível.

A nível externo, a grelha frontal limpa vai permitir que o radiador faça corretamente a refrigeração do motor, em especial no verão. Pneus e jantes limpas também garantem maior segurança na viagem.

7. A bateria é algo que não vais querer que termine

Visto que a bateria coloca o motor do teu carro em funcionamento, de nada te vale ter um carro pronto a partir se a bateria não funcionar. Verifica se está em bom estado, com os terminais limpos e sem ferrugem. Substitui ou carrega-a se necessário.

Encontra a bateria ideal, à distância de um click!

8. Carroçaria e compartimento do motor

Se inspecionares o compartimento do motor com alguma regularidade podes detetar eventuais fugas, hidráulicas, no sistema de direção, de arrefecimento do motor, lubrificação ou na caixa de velocidades.

Se a parte inferior da carroçaria sai totalmente da tua zona de conforto, recorre a profissionais autorizados para te auxiliarem.

9. Luzes, lâmpadas e faróis

Se a falha de iluminação no carro pode levar a multas, e a menor segurança na estrada, torna-se imprescindível se estiveres a planear o teu carro para viajar.

Verifica se todas as luzes funcionam corretamente ou se precisas de substituir alguma lâmpada. Limpa os faróis, que facilmente ficam baços e verifica a sua altura.

10. Ar condicionado para uma viagem mais fresca e segura

Sabias que as altas temperaturas prejudicam a atenção do condutor, uma vez que o tempo de resposta aumenta em cerca de duas vezes?

Um sistema de ar condicionado a funcionar perfeitamente permite uma viagem mais confortável e mais segura para todos os passageiros.

11. Documentos atualizados, triângulo e colete refletor

Antes de partir, verifica se tens todos os documentos do veículo e se estão atualizados. Entre os documentos devem encontrar-se o Documento Único Automóvel ou Livrete, o seguro e o registo de propriedade. Se saíres do país, verifica se o teu seguro tem cobertura ou se necessitas de pedir uma extensão.

O triângulo de sinalização e o colete refletor são obrigatórios por lei e essenciais para utilizar em emergência. Verifica se estão disponíveis, em boas condições e devidamente guardados no teu carro para viajar.

Viajar com calma e tranquilidade, respeitando sempre as normas e regras da estrada, bem como adotar uma condução defensiva, é meio caminho andado para ter uma viagem segura. 

A revisão e preparação do teu carro para as férias garante a tua segurança e dos demais passageiros. Aliado a essa preparação, não te esqueças que o condutor deve fazer as pausas necessárias, sem demasiados esforços para chegar mais rápido ao destino final.

Viajar de carro é uma das formas de conhecer um país ou até atravessar países, percorrendo cidades e construindo memórias inigualáveis.

Certamente já ouviste falar da famosa Nacional 2, a route 66 de Portugal, que atravessa o país de Chaves a Faro. Se ainda não tens um roteiro em mente, o OLX lança-te o desafio!


Próximas leituras:

5 dicas para acabar com a humidade em casa
O inverno traz consigo o frio e a humidade. Se também sofres …
Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa
Pronto para um novo projeto DIY? Mostramos-te 10 formas criativas para reaproveitares …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *