O telemóvel é um dos dispositivos mais importantes e é utilizado para milhares de propósitos. Os telemóveis tornaram a nossa vida mais fácil e divertida. Pessoas de todo o mundo esto a usar telemóveis diferentes para jogar jogos online, ver filmes, ler livros e outros documentos, e muitos mais.

Alguns telemóveis mais antigos ainda estão a oferecer baterias amovíveis e podes carregar facilmente a bateria do teu telemóvel nestas antigas versões móveis, mas o caso difere com os telemóveis modernos e avançados. Os telemóveis mais recentes estão equipados com baterias fixas e não são mutáveis. Se a bateria se degradar, terás de mudar e comprar um novo telemóvel devido à sua falta de uma funcionalidade de bateria amovível.
Por isso, tens de ter um cuidado extra com as tuas baterias enquanto utilizas os telemóveis mais recentes. Existem muitas dicas e truques que pode seguir para prolongar a vida útil da tua bateria de forma a mantê-la saudável. Vamos dar-te abaixo algumas das dicas mais importantes para prolongar a vida útil da tua bateria.

Descobre o que está a gastar a bateria do teu telemóvel

Descobre o que está a gastar a bateria do teu telemóvel
lifewire.com

Antes de explicarmos-te as dicas que prolongam a vida útil da bateria, entende o que está a causar o gasto da tua bateria ou quais as aplicações que estão a reduzir o seu desempenho.

Vá a Definições>Bateria, onde pode descobrir quais as aplicações que estão a esgotar a tua bateria. Aqui podes ser avisado se o teu telefone enfrentar problemas de saúde da bateria. Verás um gráfico que mostra como a bateria esgotou-se e quanto tempo resta dela.

Ativa o modo de bateria adaptativo

Ativa o modo de bateria adaptativo
techadvisor.com

Com a funcionalidade Bateria Adaptativa, podes ativar e desativar as aplicações de funcionamento em segundo plano, evitando que quaisquer aplicações que não utilizes frequentemente drene uma quantidade excessiva de energia em segundo plano. 

Esta funcionalidade inteligente irá notificar-te da aplicação que não queres utilizar. Podes ver esta função no teu telemóvel em Definições>Bateria>Bateria Adaptativa.

Reduz o nível de luminosidade

Reduz o nível de luminosidade
Samsung.com

O nível máximo de luminosidade num telemóvel pode ser usado ao sol, ou pode ferir os olhos enquanto usas o telemóvel à noite com a luminosidade no máximo e também esgota a bateria. Por isso, a melhor maneira de prolongar a vida útil da bateria do teu telemóvel é reduzir o nível de luminosidade e podes verificar isto no teu telemóvel em Definições > Ecrã > Nível de brilho, onde podes aumentar ou reduzir o nível de luminosidade do teu telemóvel.

Reduzir a resolução do ecrã

Reduzir a resolução do ecrã
shaadlife.com

Nem todos os telemóveis não oferecem uma definição de resolução de ecrã, mas alguns telemóveis mais recentes e mais avançados estão a oferecer esta definição onde podes controlar a resolução do ecrã.
Os telemóveis que usam o ecrã Quad HD+ podem ser alterados para Full HD+ ou mesmo apenas para HD para prolongar a vida útil da bateria do teu telemóvel. Podes verificar esta função no seu telefone Definições > Ecrã > Resolução do ecrã.

Desativa os widgets

Esta funcionalidade inteligente ajuda-te a obter dados atualizados a partir das aplicações no teu ecrã principal, mas estas aplicações também consomem a tua bateria. Podes manter as aplicações que pretendes no ecrã e podes desativar aplicações extra para prolongar a vida útil da tua bateria.

Reduz o tempo de bloqueio

Reduz o tempo de bloqueio
greenbot.com

O tempo de bloqueio é a melhor característica para a saúde da tua bateria. Podes reduzi-lo até 15 segundos. Menos tempo de tempo significa a melhor vida útil da bateria, e podes reduzi-lo no teu telemóvel em Definições > Ecrã > Avançado > Sono.

Desliga Bluetooth, NFC e Wi-Fi quando não estiverem a ser utilizados

dreamstime.com

Funcionalidades como Wi-Fi, Bluetooth e NFC são amplamente utilizadas em telemóveis para se conectarem com a internet, partilharem dados e muito mais. Mas sabes que estas funcionalidades também podem reduzir a vida útil da bateria? Por isso, certifica-te de que desligaste tudo isto após a utilização para prolongar a vida útil da bateria do teu telemóvel.

Reduzir volume

9to5google.com

9to5google.com

Existem muitas opções de volume em todos os telemóveis que incluem volume de toque e volume de notificações. Um volume mais elevado resulta na drenagem da bateria e podes reduzir estes volumes para obter uma melhor vida de bateria.

Desliga a vibração

Desliga a vibração
lifewire.com

A vibração é outra das melhores características que todos os telemóveis têm, mas é preciso energia para vibrar o telemóvel. Por isso, desliga a vibração no teu telemóvel em Definições > Som, para melhorar a energia da bateria.

Reduzir notificações

Reduzir notificações
documentation.onesignal.com

Todas as aplicações instaladas no teu telemóvel querem notificar-te sobre algo. Pode manter as notificações ON para as aplicações que pretendes ver sempre, mas estas notificações também podem causar a drenagem de baterias.

Podes desativar estas notificações a partir das aplicações que não pretende ver no teu telemóvel em Definições > Apps & Notificações > Notificações.

Verifica a atualização de apps

Verifica a atualização de apps
slashgear.com

As atualizações de aplicações ajudam a corrigir bugs e a funcionar sem problemas. E ajuda sempre a prolongar a vida útil da bateria. Por isso, certifica-te de que definiste a tua definição como “Auto” para atualizar aplicações.

Vê Atualizações do Sistema

Vê Atualizações do Sistema
gsmarena.com

Não só as aplicações, mas também o Sistema Operativo de um telemóvel também podem causar a drenagem da bateria. É por isso que todos os telemóveis devem atualizar os seus sistemas pois é essencial para prolongar a vida útil da bateria do telemóvel.
Por isso, mantém o teu sistema operativo atualizado para obter o melhor desempenho e vida útil da bateria.

Ativa o modo de poupança de energia

Ativa o modo de poupança de energia
howtogeek.com

O Modo de Poupança de Energia é a funcionalidade mais inteligente que todos os smartphones têm. Ao ativares esta funcionalidade, o teu telemóvel irá gerir as várias funcionalidades de consumo de energia de um telefone, por exemplo, este modo impede que as aplicações se atualizem em segundo plano, reduz o tempo limite do ecrã, diminua o ecrã e desativa as animações no ecrã, e desliga as vibrações.

Em quase todos os smartphones, o Modo de Poupança de Energia liga-se quando a bateria diminui para 30%. Podes definir a tua preferência em Definições > Bateria..

Reinicia o telemóvel

Reinicia o telemóvel
calcare.com

Às vezes, a bateria do nosso telefone está a esgotar-se, mas não sabemos porque é que isto acontece. Nestes casos, é necessário reiniciar o telemóvel à medida que desliga todas as aplicações e outras atividades que consomem a bateria.

A opção mais poderosa é o Reset de fábrica se o teu telemóvel estiver a enfrentar sérios problemas de drenagem de bateria. Podes redefinir o teu telemóvel clicando em Definições > Sistema > Opções avançadas >Reset > Apagar todos os dados. Contudo, tem em mente que todos os teus dados de telefone serão perdidos após a aplicação desta opção.

Conclusão

A drenagem de baterias é o problema mais grave que as pessoas enfrentam nos seus telemóveis. É por isso que todos os smartphones mais recentes estão equipados com várias configurações para ajudar-te a prolongar a vida útil da bateria do teu telemóvel. Podes aplicar todas as dicas acima no teu telemóvel para obteres uma longa vida útil da tua bateria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.