As garrafas de plástico estão entre as fontes mais comuns de detritos marinhos, que são muitas vezes confundidos com alimento pelos peixes e pelas aves.

Reutilizar garrafas de plástico é por isso essencial para ajudar o planeta. Descobre como o fazer com estas ideias simples e práticas e aproveita para dar asas à tua criatividade.

Sabes quantos tipos de plástico existem?

12 ideias simples para reutilizar garrafas de plástico

Descobre 12 sugestões práticas para reutilizar garrafas de plástico que qualquer pessoa pode fazer em casa, sem perder muito tempo.

1# Decoração suspensa

Fonte: pinterest.pt

Podes reutilizar as garrafas de plástico para tratar da decoração de um canto da tua casa, como a varanda, uma marquise, terraço ou outro espaço que pretendas que tenha um carisma próprio e de destaque.

Apenas tens de cortar a quantidade de garrafas que queiras na horizontal, ficando com a parte fechada. Depois, fazes dois furos nas bordas e, com ajuda de uma corda, prendes ao teto. Dentro das garrafas podes colocar pedras, terra, flores artificiais ou suculentas, por exemplo.

2# Candeeiros com molde de garrafa de plástico

Fonte: pinterest.pt

Procuras um DIY mais desafiante? Então e que tal um candeeiro feito a partir de garrafas de plástico? Vais precisar de uma garrafa, uma lixa, fio e pistola de cola quente. Opta por uma garrafa com plástico forte, para poder colocar a lâmpada dentro, sem o risco de derreter com o calor.

Corta o gargalo da garrafa com uma serra. Lixa a parte cortada da garrafa e depois a garrafa por todo. Para decorares o exterior, cola o fio da cor que preferires. Vai colando em círculos, até que o fio passe por toda a garrafa. Podes utilizar um só ou misturar fios de diferentes cores.

Fixa a ponta do fio na garrafa quando achares que já está no tamanho suficiente. Aplica cola branca por cima de toda a área para endurecer o fio. Deixa o fio ensopado, passa várias camadas e deixa secar bem, durante umas 24 horas.

Depois de seco, retiras o plástico e tens o abajur do teu candeeiro pronto a utilizar!

3# Vasos

Fonte: pinterest.pt

É fácil e mesmo muito prático criar vasos com garrafas de plástico. Basta cortar o fundo das garrafas e fazer pequenos furos, que mais tarde vão permitir a drenar a água da rega.

Podes deixar os vasos transparentes ou decorar com tintas, pintando o exterior. Enche com um pouco de terra e planta ou transplanta para lá o que desejares. Existem muitas que se dão muito bem neste tipo de recipiente, como catos e suculentas.

8 plantas de interior resistentes

4# Jardim vertical

Fonte: pinterest.pt

Se tiveres espaço livre e quiseres criar um jardim ou horta, como uma horta aromática, podes reutilizar garrafas de plástico. Escolhe as tuas aromáticas preferidas, define o local para a tua horta, e constrói no formato ao teu gosto!

5# Comedouro para pássaros

Fonte: pinterest.pt

São necessários poucos materiais para fazer um comedouro para pássaros a partir de garrafas de plástico e outros materiais que podes reciclar. Com duas garrafas, pedaços de jornal ou papel usado, em formas de tiras, fita adesiva e tesoura, tens o que precisas.

Basta cortar a garrafa ao centro, deixando-a com o formato de um C, colocar as tiras de papel no fundo e alpiste por cima. Num processo idêntico crias também um bebedouro, colocando apenas água no fundo. Lixa ou queima ligeiramente toda a parte cortada na garrafa, para que esta não se torne perigosa aos pássaros que te fizerem uma visita. Com uma corda, prende a garrafa em qualquer lugar.

6# Organizador de lápis e canetas

Fonte: pinterest.pt

Com garrafas de plástico transparente, aproveita para criar um organizador de lápis e canetas. Basta que faças um corte a gosto numa garrafa de plástico grosso. Sugestão: faz com que a tampa seja da mesma cor dos lápis a armazenar. 

7# Porta-moedas

Fonte: pinterest.pt

Pronto para conhecer o porta-moedas mais original e sustentável? Descobre como criar um a partir de garrafas de plástico.

Aproveita as bases das garrafas de plástico para formar os dois extremos do teu porta-moedas. Cose um fecho à mão no lado superior de cada extremo, a toda a volta. No final decora ao teu gosto e tem um porta-moedas único e só teu.

8# Porta sapatos

Fonte: pinterest.pt

Estás cansado de arrumar os sapatos que ficam sempre amontoados ou de perder muito tempo à procura? Basta cortar a garrafa de plástico pela altura média do teu sapato e colocar um par por garrafa.

9# Protetor de plantas

Fonte: pinterest.pt

Para teres uma sementeira a crescer protegida, ao mesmo tempo que crias um efeito de estufa para que cresça saudável, podes cortar uma garrafa de plástico que deixe um palmo de espaço do vaso e cobri-lo com a parte cortada.

Como é transparente, permites que a luz solar entre, para além de conseguires ver a sua evolução.

10# Organizador de jornais e revistas

Fonte: pinterest.pt

É muito simples fazer um organizador de jornais, revistas ou livros com uma garrafa de plástico. Podes deixar as garrafas em separado ou uni-las com ilhós, para que fiquem mais resistentes. 

Desenha o formato que pretendes com um marcador e depois corta. Quando as garrafas estiverem juntas e na quantidade correspondente ao espaço de organização que pretendes ter, podes decorar como bem entenderes e depois usar dentro de armários, em cima de secretárias ou outros móveis.

Dá uma segunda vida às rolhas de cortiças que tens em casa

11# Cofre / mealheiro

Fonte: pinterest.pt

Podes fazer um cofre em formato de porco para incentivar todos aí em casa a amealhar algum dinheiro, para além de mostrar uma forma diferente de reciclar este material.

Faz um corte na parte que vai corresponder às costas do porco, e dois furos na tampa, para representar o nariz. Para as patas, orelhas e rabo, utiliza um pouco de cartolina ou outro material que tenhas por casa. Por fim, decora com tintas ao teu gosto!

12# Cesto

Fonte: pinterest.pt

Podes criar cestos de todos os tamanhos que quiseres, sendo muito úteis na hora de organizar a casa de banho, a cozinha ou outras divisões, criando também ambientes com personalidade. Para terminar esta seleção de ideias de como podes reutilizar as tuas garrafas de plástico, deixamos-te um passo a passo completo:

Materiais necessários:

  • Tesoura;
  • Alicate;
  • Fita cola;
  • Quatro garrafas de plástico cortadas em tiras de 2 cm de largura;
  • Elásticos;
  • Molde de 10 x 10 x 10 cm.

Como fazer:

  1. Corta uma tira num comprimento que permita cobrir dois lados mais o fundo da caixa, deixando ainda 4 cm de sobra em cada ponta;
  2. Ajusta a fita ao molde, cobrindo dois lados e o fundo. Vinca as sobras de 4 cm para facilitar o trabalho;
  3. Passa os elásticos em torno do molde para fixar melhor as fitas;
  4. Corta mais quatro fitas e ajusta-as ao molde como explicado nos passos 2 e 3;
  5. Corta mais cinco fitas para cobrir os dois outros lados do molde;
  6. Quando passares a primeira fita, será necessário entrelaçá-la, na parte de baixo, com as fitas que já estão fixas. Para isso, basta realizar tecelagem simples, passando a fita ora por baixo, ora por cima das fitas já dispostas;
  7. Faz o mesmo com as demais fitas da segunda etapa. A etapa seguinte será fazer as laterais da caixa. Para isso, corta cinco fitas em comprimento suficiente para cobrir quatro lados e deixa uma sobra de cerca de 10 cm;
  8. Começa a tecer da direita para a esquerda, parando a ponta da fita na última posição em que ela fique por cima da trama. Segura a fita nessa posição, pega na outra extremidade e começa a tecer da esquerda para a direita, avançando para o lado seguinte.

Que tal te sentes no final deste projeto? Se ficares um verdadeiro profissional na arte de reutilizar garrafas de plástico para fins decorativos, até podes colocar à venda no OLX e fazer deste teu talento um rendimento extra.


Próximas leituras:

Garrafas reutilizáveis: o primeiro passo para cortar no plástico
O consumo de plástico é um problema global com uma solução individual. …
10 iniciativas simples para combater as alterações climáticas
Descobre 10 iniciativas e hábitos que podes implementar facilmente no teu dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *