Com a chegada do inverno, dias frios, chuvosos e muito húmidos, a humidade nojenta e persistente entrou nas tuas casas, e o bolor está a espalhar-se por todo o lado nas paredes pintadas de fresco. O mofo pode ser um problema grave se aparecer nas tuas paredes.

O bolor e o míldio crescem em quartos húmidos. Para além de chamarem a tua atenção, são muito perigosos para a tua saúde. Por isso, não é de admirar que te queiras ver livre deles o mais depressa possível.

Como te livrares do bolor na tua casa?
Bolor negro na casa

Não se trata apenas do cheiro desagradável mas também do facto de as bactérias e os fungos causarem inúmeros problemas de saúde do tracto respiratório, como asma e bronquite, mas também alergias e problemas reumáticos. O bolor pode causar respiração complexa e superficial, congestão nasal e sinusal, ardor, olhos lacrimejantes ou vermelhos, tosse seca, dor de garganta e nariz, e erupção cutânea ou irritação.

Deves ter em conta que a substância cancerígena mais perigosa conhecida hoje em dia é a aflatoxina – um veneno que cria bolor. Em apenas um país asiático, 20.000 pessoas morrem todos os anos devido ao envenenamento por aflatoxinas. Para além disso, esta substância mortal é usada para fazer armas biológicas modernas. No entanto, na vida quotidiana, os sintomas da exposição ao mofo comum não são tão perigosos para a saúde, mas são irritantes. “A maioria do bolor, mesmo aqueles com um odor desagradável, não é prejudicial”.

Existe uma solução para moldar na casa?

Molde

Livrar-nos-emos do bolor da forma mais fácil, ou reduzi-lo-emos ao mínimo se o interior e a fachada estiverem limpos e secos, ou seja, se não houver humidade no interior do edifício. Sem humidade, não há acumulação de mofo. Se a humidade se acumular algures, seca essa parte imediatamente e repara-a para que a humidade não se acumule novamente.

Como matar a humidade e o bolor na casa para sempre?

Como matar a humidade e o bolor na casa para sempre?
Homem a limpar o molde

A questão repetida todos os Outonos e Invernos é como tornar o espaço em que vivemos limpo e seguro novamente, principalmente por causa da nossa saúde? O excesso de humidade é retido nas paredes frias, tapetes, móveis, roupas e livros, permitindo a criação crescente de alergénios, ácaros e bolores que prejudicam a saúde e os objectos.

Aqui estão algumas formas naturais alternativas de combater o bolor. Para pequenos problemas com manchas nas paredes pode ser eficaz:

Removido o molde com lixívia

A lixívia pode matar quase todos os tipos de bolor com que entra em contacto, juntamente com esporos, deixando a superfície limpa e resistente ao futuro desenvolvimento de bolor. Infelizmente, o uso de lixívia só tem efeito se o molde não crescer em materiais porosos como azulejos, banheiras, ou vidro.

Removido o molde com lixívia
Mofo removido da lixívia

Não consegue penetrar materiais porosos e por isso não entra em contacto com aqueles que crescem abaixo da superfície de materiais como a madeira e as paredes. O uso de lixívia nestes materiais matará o bolor na superfície, mas as raízes do bolor permanecerão no seu interior e em breve voltarão. Além disso, a lixívia produz fumos afiados, por isso certifica-te de que a sala está bem ventilada antes de começares.

Também deves usar luvas durante este processo para proteger as tuas mãos. É utilizada uma proporção de uma chávena de lixívia para dez chávenas de água.

Remover bolor com vinagre

O vinagre é um ácido suave que pode matar até 82% das espécies de bolor. No entanto, tem certas vantagens como natural e seguro. É atóxico e não emite gases perigosos, como no caso da lixívia.

Remover bolor com vinagre
Remoção de bolor de vinagre

Para removeres o bolor usando vinagre, usa vinagre branco destilado que podes comprar em qualquer supermercado. Verte um pouco de vinagre sem o diluir num frasco de spray. Pulveriza o vinagre numa superfície com bolor e deixa-o repousar durante uma hora. Limpa a área do spray com água e deixa-a secar. Qualquer cheiro a vinagre deve desaparecer em poucas horas. Repete isto de poucos em poucos dias para garantir que esta superfície permanece livre de mofo. Também podes usar este método em azulejos na casa de banho ou noutros pisos pesados não porosos.

Remoção do molde de peróxido de hidrogénio (hidrogénio)

O peróxido de hidrogénio remove o bolor porque é um agente anti-fúngico e um agente antiviral e antibacteriano. É uma boa alternativa à lixívia à base de cloro porque é segura de usar e não destrói o ambiente. Além disso, não contém quaisquer resíduos tóxicos, nem produz fumos tóxicos, como acontece com a lixívia. Podes comprar hidrogénio com cerca de 3% de concentração em todas as farmácias.

Remoção do molde de peróxido de hidrogénio (hidrogénio)
Peróxido de Hidrogénio

O peróxido de hidrogénio mata eficazmente o bolor em muitos materiais, como roupas, chão, casas de banho, paredes e vários artigos, como electrodomésticos de cozinha. Uma vez que é um agente branqueador, também te pode ajudar a remover manchas deixadas pelo bolor. Primeiro, deita 3% de peróxido de hidrogénio no spray. De seguida, borrifa a superfície com bolor para saturar as superfícies com peróxido de hidrogénio.

Deixa a superfície de pé durante 10 minutos enquanto o peróxido de hidrogénio mata o bolor, e depois limpa a superfície para remover o bolor e as manchas que deixa. Finalmente, limpa a superfície para removeres os esporos de mofo.

Remove bolor com bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio irá remover o molde

O Bicarbonato de sódio é conhecido como um produto natural e seguro de limpeza doméstica. Mas também podes usar bicarbonato de sódio para limpar bolor em tua casa. Ao contrário de outros produtos que contêm químicos fortes, o bicarbonato de sódio é suave e seguro para a família.

Para além de remover o bolor, também remove os odores, para poderes usá-lo para te livrares dos odores que o bolor deixa na casa. O bicarbonato de sódio também absorve a humidade, o que ajuda a moldar. O vinagre é frequentemente usado em conjunto com bicarbonato de sódio para limpar o mofo, uma vez que o vinagre mata diferentes tipos de mofo de bicarbonato de sódio.

Acrescenta um quarto de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio à garrafa de água que usas para pulverizar. Abana a garrafa para dissolver o bicarbonato de sódio na água e pulveriza a superfície. Depois usa uma esponja ou uma escova de esfregar para remover o bolor da superfície. Enxagua a superfície com água para limpares qualquer resíduo. Pulveriza esta superfície com uma mistura de soda e água e deixa-a secar. Isto irá evitar o ressurgimento de bolor.

Como remover o bolor com óleos essenciais?

Remoção de moldes

Esta é a forma mais natural de remover bolor das paredes mas provavelmente a mais efémera. Se decidires resolver este problema, repete o procedimento várias vezes (dia sim, dia não).

Aconselhamo-lo a ser óleo de eucalipto, de árvore de chá ou de semente de toranja porque tem propriedades antibacterianas. O procedimento para usar cada um destes óleos é idêntico, e podes experimentar por ti próprio.

Basicamente, aconselhamos-te a misturar o óleo que escolhes com álcool ou água. Podes fazer tudo junto (óleo, água, álcool), depois abaná-lo e aplicá-lo na parte da parede onde está o molde com a ajuda de uma pistola de pulverização.

Palavras finais

Esperamos que este blog te tenha ensinado como remover o bolor em sucesso na tua casa de várias maneiras. Também queremos que compreendas como o bolor aparece na tua casa e como surgiu. Esperamos que os nossos conselhos tenham-te sido úteis e que te livres com sucesso do mofo no teu espaço de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *