Como terminar seu sótão e convertê-lo num espaço habitável
fonte: Pinterest

Você pode transformar um sótão inacabado em um espaço de estar para criar um quarto extra que pode servir como um quarto, escritório ou sala de jogos. Você pode remodelar seu sótão para adicionar espaço extra à sua casa sem executar uma remodelação de casa completa. 

Terminar o seu sótão não é uma tarefa árdua, e com os materiais certos e alguma paciência, você pode transformar uma sala poeirenta em um espaço de estar adorável. Se você quiser terminar seu sótão, este artigo irá guiá-lo sobre o processo. Enquanto isso, pode obter todos os materiais que você precisa para a tarefa no OLX a um preço acessível.

O que considerar antes de terminar um sótão

Abaixo estão os fatores que você deve considerar antes de dar o passo para terminar seu sótão. 

Certifique-se de que o seu sótão cumpre os códigos de construção locais (H3)

Antes de terminar o seu sótão, deve certificar-se de que cumpre os requisitos exatos como outros quartos em sua casa. Os códigos de construção padrão que deve considerar são:

  • Deve ter um mínimo de 7 pés de largura e ter pelo menos 70 metros quadrados de espaço disponível.
  • É acessível por uma escada em tamanho real.
  • Deve ter outra saída, como uma janela facilmente acessível.
  • Se o único acesso ao seu sótão é um escadote, você precisará de construir escadas se você pretende usá-lo como um espaço habitável.

Descubra se precisa de uma licença de construção

Uma licença de construção dependerá do tipo de renovação que você vai fazer no seu sótão. Se você for derrubar paredes, adicionar um dormer, ou adicionar fios elétricos, você pode precisar de obter uma licença de construção.  

Considere as suas necessidades de aquecimento e ventilação

É aconselhável considerar as necessidades de aquecimento e ventilação do sótão antes de prosseguir com as suas melhorias. Você precisa verificar se o seu sistema atual de AVAC irá suportar um quarto extra. Deve contratar um profissional para examinar o sistema de ventilação para determinar as coisas que devem ser adicionadas ou removidas. 

Considere o Custo para Terminar um Sótão

Converter o seu sótão num espaço de habitação requer algumas melhorias que custarão dinheiro. Deve considerar as suas necessidades materiais e o custo do projeto para determinar se deve ou não proceder com ele. 

Como Terminar um sótão

Como Terminar um sótão
fonte: Pinterest

Ao remodelar o seu sótão, deverá avaliar as suas habilidades para determinar se pode fazê-lo por si mesmo ou se precisa de contratar um profissional. Se você quiser assumir o projeto de terminar seu sótão, estes são os passos que você deve seguir. 

 Limpe o seu sótão

Você pode começar por limpar o seu sótão e retirar todos os itens. Ao fazê-lo, libertará o espaço e facilitará a remodelação. 

Verifique o sótão para a eletricidade

Uma vez que tenha a documentação necessária para prosseguir com o projeto, você deve ligar seu sótão para fornecer eletricidade. Pode fazê-lo sozinho se tiver a habilidade ou contratar um profissional para o trabalho. 

Construir um subsolo

Se as articulações estiverem fracas e visíveis, terá de construir um subsolo. Para evitar ecoar do subsolo para o resto da casa, pode isolar o chão ou pode ir para um painel de subsolo. Pode começar a substituir o piso depois de ter concluído as instalações elétricas e de ventilação. 

Pode instalar o subsolo se tiver as habilidades. Mas pode procurar ajuda profissional se achar que é a melhor coisa a fazer. 

Isolar o seu sótão

Os isolamentos são fáceis de instalar, e são ótimos para terminar um sótão. Se você está remodelando o sótão você mesmo, deve considerar o isolamento de batt com um retardador de vapor. Se estiver a usar um tipo avançado de isolamento, uma jogada inteligente é contratar um profissional para o trabalho. 

Instalar parede seca e teto

Depois de instalar o isolamento, pode terminar a sua parede. Você pode usar a parede seca para dar ao sótão uma parede caseira e adorável. A parede deve ser pendurada horizontalmente a partir das vigas expostas e segurada com parafusos de parede seca. 

Dependendo da altura do teto, você pode ir para um teto caído para dar ao quarto um olhar acabado. No entanto, se quiser economizar espaço, também pode instalar a parede de secagem diretamente no teto. 

Pintar o teto e paredes do sótão

Deve acompanhar a instalação da parede de secagem pintando a parede do sótão. A pintura iluminará o sótão e dar-lhe-á uma aparência colorida. A aplicação de 2-3 camadas de tinta dará à parede de secagem uma aparência final. 

Você deve considerar escolher uma cor mais clara, especialmente se o sótão não tem luz natural e poucas janelas.  

Escolha e instale o revestimento do sótão

O último passo na remodelação do seu sótão é escolher e instalar pisos para o sótão. Existem diferentes opções de piso que você pode escolher para garantir que escolhe o piso que combina com o seu orçamento e estilo. Pode ir para acarpete porque pode servir como isolamento adicional e também ajudar a reduzir o ruído.

Desfrute do seu sótão acabado

Agora que acabou com o piso, pode decorar seu sótão para dar-lhe alguma animação. Em seguida, você pode mover os seus móveis e sentar-se para desfrutar do belo espaço de vida que você criou. 

Conclusão

Sótãos podem ser úteis se você quiser usá-los. Quer esteja a remodelar o seu sótão ou a contratar um profissional, deve garantir que o sótão cumpre o seu padrão de construção e que o custo de remodelação está dentro do seu orçamento. Pode visitar o OLX para os materiais necessários para dar ao seu sótão uma transformação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.